Aula 7: Ciclo de políticas públicas: agenda e formulação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Advertisements

2. Modelo da Racionalidade Limitada “Para Herbert Simon, o homem é um ator que sempre está lidando com escolhas e decisões e que possui um número restrito.
Teoria de Sistemas Maurício Serva Origem da Teoria Geral dos Sistemas l Autor principal: Ludwig von Bertalanffy (anos 40) l Proposta de um novo paradigma.
ORGANIZAÇÃO FORMAL E INFORMAL PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Profa. Ms.Hely Aparecida Zavattaro.
Título da Apresentação 00/00/0000 Uma Abordagem para Modelar Negócios de Governo Palestrante:José Ronaldo Agra jose-
AVALIAÇÃO DA 2a FASE Ribeirão das Neves. 4a OFICINA MOBILIZAÇÃO E ARTICULAÇÃO: O FORTALECIMENTO DO TRABALHO DA REDE DE PROTEÇÃO 14 de julho.
UM MUNDO E VÁRIAS TEORIAS: A MULTIPLICIDADE DE TEORIAS DAS RI NO MUNDO ATUAL SNYDER, JACK. ONE WORLD, RIVAL THEORIES. FOREIGN POLICY, N 145, TRI.
Metodologia da Pesquisa Científica Prof. Dr. Gilberto Câmara Aluna: Vivian Fróes Renó ESTUDO DA COMPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DA PLANÍCIE AMAZÔNICA POR MEIO DE.
DIDÁTICA Profa. Therezinha Conde Aula 4 CORRENTES PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS: LIBERTADORA, LIBERTÁRIA E CRÍTICO SOCIAL DOS CONTEÚDOS.
Fundamentos dos Sistemas de Informação “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.” Albert Einstein.
COMUNICAÇÃO PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL CURSO DE FORMAÇÃO REPAM.
Programa de Capacitação e Desenvolvimento de Defensores Públicos Coordenadores para incorporação de técnicas de gestão, administração, relacionamento interpessoal.
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Luciana Rodrigues Borges – Liduina Bezerra de souza
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO
especificação de requisitos do software
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Educação para transformação social
Trabalho e cooperação: o trabalhador coletivo
Aula 5 Imagens da Organização Cap
PROGRAMAÇÃO FISCAL E FINANCEIRA
PNL Programação Neurolinguística CURSO COMPLETO
GESTÃO PARA UMA REUNIÃO EFICIENTE
O impacto da tics na educação: Professor x educando
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Prof. José Paulo Hernandes
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ADMINISTRAÇÃO TRIBUTÁRIA FUNÇÕES ATRIBUIÇÕES GESTÃO MODERNIZÃÇÃO TENDENCIAS AUTONOMIA ESTRUTURA MUDANÇAS.
ESTUDO DO PROCESSO PSICOTERAPÊUTICO 3ª Aula – Reflexão sobre:
Sociologia Política Prof. Dr. André Zanetic
Disciplina: Organização e Métodos
CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Método de Análise e Solução de Problemas MASP. . Método é a sequência lógica para se alcançar um objetivo. Método de melhoria é para encontrar a solução.
Planejamento de Sistemas Complexos
Aula 9. Abordagem estruturalista da Política Externa
Kit de ferramentas de Advocacy
Aula 2. Análise de Política Externa e a Teoria da Escolha Racional
Helen Longino: Doutora em Filosofia da Ciência, Professora em Stanford University Livros: 1990: Science as Social Knowledge: Values and Objectivity in.
Aprendizagem Organizacional
Sistemas de Informação EM MARKETING
Disciplina: Cultura Organizacional
Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)
especificação de requisitos do software
Profa. Eliana Tadeu Terci
Métodos da pesquisa – coleta de dados
Ponto de Partida: Da Visão Sistêmica.
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
As abordagens do processo ensino-aprendizagem e o professor
Métodos e técnicas para elaboração de questionários, pautas e entrevistas, pautas para dinâmicas de grupos.
Letícia Pacheco dos Passos Claro
Pesquisa sobre a FUP "Indicadores de perfil discente, evasão e qualidade do ensino na Faculdade UnB Planaltina"   HcHy1QmNkuLXpJbV2.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
SOCIOLOGIA SOCIEDADE E INDIVÍDUO Socialização
Execução e Controle
Políticas Públicas, participação social e cidadania
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS
ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
Comunicação da Estratégia
Titulo do Estudo, do Projeto....
CONHECIMENTOS COMPLEMETARES Aula 09/10
ANEXO IV Segurança e qualidadE da Vida nocturna o Papel dos psicólogos Raquel raimundo Lisboa│Dezembro 2017.
Modelos de controle gerencial
12 e 13 de setembro de 2018 | Sede do CNPq • Brasília-DF
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO-UEMAnet UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL-UAB ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional Diagnóstico e Avaliação.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO
A relação Professor – Aluno. É muito difícil definir os limites do conceito “relação professor – aluno”. Eles se intricam na prática do processo pedagógico.
STAKEHOLDER PAULO. IMPORTANCIA DOS STAKEHOLDER De acordo com a definição de Marques (2018) na língua inglesa, a palavra “stake” significa ‘interesse,
Transcrição da apresentação:

Aula 7: Ciclo de políticas públicas: agenda e formulação Professor Adalberto Azevedo São Bernardo do Campo, 21/07/2016

Pauta da Aula Equilíbrio Pontuado (2007) Pressupostos e conceitos Aspectos metodológicos Implicações normativas

Equilíbrio pontuado: pressupostos e conceitos Equilíbrio (incrementalismo) e mudança (pontuações) Enquadramento de assuntos (policy images) e formação da agenda Processamento de informação (serial e paralela) Racionalidade “limitada” Instituições (e seus papéis) Policy Venues Subsistemas e Macrosistemas Monopólios de Políticas Públicas Feedback negativo e positivo

Equilíbrio pontuado: pressupostos e conceitos O que os autores querem dizer com a denominação dessa teoria? Faz sentido falar em equilíbrio, na interpretação do processo político dos autores? A teoria trata da formulação da agenda, ou de processos mais amplos?

Equilíbrio pontuado: pressupostos e conceitos Explicação da estabilidade e da mudança: qual a diferença do Modelo de Kingdom? Qual a diferença entre incrementalismo e mudança? Mudança de direção? De intensidade? De priorização?

Equilíbrio pontuado: pressupostos e conceitos As instituições favorecem a mudança ou a estabilidade (incrementalismo- Lindblom, próxima sessão)? Teoria do equilíbrio pontuado é baseada em uma teoria das instituições, da mobilização política e da racionalidade limitada Racionalidade é limitada ou “interessada’- limites não necessariamente cognitivos? Importância da relação entre a definição do problema e a formação da agenda para o processo político de continuidade ou ruptura de PPs

Equilíbrio pontuado: pressupostos e conceitos Mudanças incrementais e de larga escala explicadas pela interação entre instituições, mobilizações de interesses e mecanismos de tomada de decisão Políticas dos subsistemas e macropolíticas (Congresso/Presidência: normalmente dificultam mudança, podem facilitá-la, ao incorporar “visões frescas” Visão otimista (sistema dos EUA): design para a estabilidade, adequado em caso de “necessidade” de mudar (imagens)- Impediram os EUA de se tornar um “gridlocked Leviathan” Não depende do assunto (mais ou menos especializado)?

Equilíbrio pontuado: pressupostos e conceitos Dinâmica da mudança: mudança de imagem (informação “empírica” e apelos emocionais) Inclusão de novas instituições (atores) no processo político Ampliação das redes/coalizões: subsistemas podem ser formados por 1+n interesses (podem ser convergentes ou divergentes), que se transformam com o tempo Proponentes de mudanças são agentes de mudanças- e os proponentes da continuidade?

Equilíbrio pontuado: pressupostos e conceitos Processamento de informação: organizações são capazes de processar informações paralelas Subsistemas de PPs garantem essa capacidade Macrosistemas tendem a tratar das informações de forma serial (um ou poucos de cada vez), podendo contudo transformar seu enquadramento e a formulação de PPs Feedback positivo: mudança cumulativa, “bola de neve” Feedback negativo: continuidade, mudanças inócuas

Equilíbrio pontuado: aspectos metodológicos Testes com os dados orçamentários Outras variações qualitativas são possíveis e de mais difícil detecção (por exemplo, a composição dos gabinetes, públicos atendidos, composição das burocracias- cargos...) Nos EUA: separação das instituições, jurisdições sobrepostas e acesso relativamente aberto à manifestação política explicam a estabilidade e a mudança A teoria é generalizável para o estudo de casos fora dos EUA? Há tipos de polities e politics são mais adequados?

Equilíbrio pontuado: implicações metodológicas Qual o padrão de continuidade e mudança mais observável no Brasil ? Qual a relação desse processo com a cooptação de atores e conservadorismo?

Equilíbrio pontuado: implicações normativas Mudanças na compreensão pública de problemas específicos trazem mudanças nas PPs: mas o que é compreensão pública? Qual a relação entre a definição de compreensão pública e a qualidade de sistemas democráticos? Grupos desfavorecidos e novas ideias X Conservadorismo “Imagens da PP” podem favorecer (ou não) um ou outro grupo (descentralização ou monopólios)

Equilíbrio pontuado: implicações normativas Subsistemas de mudança (potencialmente promotores de mudanças) são “comunidades de especialistas”: mas definir quem são os especialistas não é um processo político (autoridade)? Esse não é um dos grandes problemas modernos (tecnocracia)? E a participação? E o papel das comunidades vulneráveis? As instituições são construídas para ouvir esses grupos?