Pedagogia Waldorf e a dimensão cultural

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIAS EDUCACIONAIS E OS PROBLEMAS DA MARGINALIDADE
Advertisements

Encontro de Coordenadores Regionais Educação e Ação Pedagógica Educação Física, Desporto e Lazer Educação para o Trabalho, Emprego e Renda Organização.
Iêda Freire de Carvalho. UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE DIREITO MESTRADO PROFISSIONAL EM SEGURANÇA PÚBLICA, JUSTIÇA E CIDADANIA COMUNICAÇÃO.
Profa. Therezinha Conde
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
GOVERNO VARGAS E O EQUILÍBRIO ENTRE A PEDAGOGIA TRADICIONAL E A PEDAGOGIA NOVA Azilde L. Andreotti Publicado em Navegando na História da Educação Brasileira:
Base Nacional Comum Curricular e os Desafios para uma Educação Integral no Ensino Médio EDENIA MARIA RIBEIRO DO AMARAL – PPGEC/UFRPE NUPEDICC – Núcleo.
Articulação com a Secretaria Municipal de Educação Funções e atribuições do Conselho Municipal de Educação.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
ESPORTE E INCLUSÃO SOCIAL Profª. Mari De-Lazzari.
A Arte nos PCNs. No percurso criador específico da arte, os alunos estabelecem relações entre seu conhecimento prévio na área artística e as questões.
Projeto por tema Gerador
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
SABBAG,
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Pesquisa em Educação Ambiental
PROJETOS DE FORTALECIMENTO DA ECOSOL
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Docência do Ensino Superior
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Avaliação Algumas questões para pensar
Professor Douglas Pereira da Silva
É INÚTIL (QUASE INÚTIL?) TENTAR MUDAR A ESCOLA SEM, AO MESMO TEMPO, AGIR PARA MUDAR A SOCIEDADE! UMA SOCIEDADE ORGANIZADA PARA O BEM DE TODOS NÃO TERÁ.
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO NO SÉCULO XX PROGRESSO. PROGRESSO, GUERRA E REVOLUÇÃO SÉCULO XX: GRANDES TRANSFORMAÇÕES NUM SÉCULO SÓ 2 GRANDES GUERRAS AVANÇOS DA MEDICINA AUMENTO.
O que é Educação Ambiental?
Metodologia do Ensino de Física I
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Oficina 4 Profa. Dra. Taitiâny Kárita Bonzanini
SABBAG,
UMA LINHA DO TEMPO SOBRE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Ética Inteligência Artificial.
Frei Edgar Alves Pereira, OFM
Educar em Direitos Humanos: Estratégias Metodológicas
Educação ambiental como política pública
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Mediador : Ivandro Batista de Queiroz Professores da área de Ciências da Natureza (Biologia, Química)
LIÇÃO 4 – A FAMÍLIA SOB ATAQUE
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES NÃO ESCOLARES Aula 1- O Estágio nas Organizações Não Escolares e seus diferentes cenários,
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
Vivemos na chamada Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento. Essa sociedade tecnológica, complexa, diversa requer uma nova visão de educação.
O que é Educação Ambiental?
XXXIV Encontro Nacional do Movimento Interfóruns de Educação Infantil - MIEIB “INFÂNCIA, EDUCAÇÃO INFANTIL E DIVERSIDADE: PRINCIPAIS DESAFIOS E POTENCIALIDADES”
Filosofia da Educação Filosofia da Educação.
(Aristóteles: Metafísica, I, 982b 10)
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O cotidiano na Educação Infantil Bolsista : Micaela M Fagundes
KARL MARX ( ) 1861.
Nome da Tendência Pedagógica Papel da Escola ConteúdosMétodos Professor x aluno AprendizagemManifestações Pedagogia Liberal Tradicional. Preparação intelectual.
Reflexividade e formação de professores
Introdução à História.
Orientações de estágio
MEIO AMBIENTE Mediação: Jaime Oliva (Instituto de Estudos Brasileiros- USP)
A docência na educação superior
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
Livros Escolares: uma introdução à sua análise
Precisamos, na atualidade, de criatividade para projetar não apenas outro mundo possível, mas “outro mundo necessário no qual todos possam caber, hospedar.
Gestão Democrática na Escola
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

Pedagogia Waldorf e a dimensão cultural Introdução Pedagogia Waldorf e a dimensão cultural

O que é uma Pedagogia? Uma expressão do pensamento de uma cultura ou tradição cultural Cultura:"Padrão de significados transmitidos historicamente, incorporado em símbolos, um sistema de concepções herdadas expressas em formas simbólicas por meio das quais os homens comunicam, perpetuam e desenvolvem seu conhecimento e suas atividades em relação a vida.” (Cliford Geertz, 1989)

Organizada de forma sistemática A partir de uma concepção de homem e de mundo (sentido do homem no mundo) De um sentido social de educação De um sentido de valores e crenças De uma visão de desenvolvimento e aprendizagem

Algumas dimensões que podem estar mais ou menos juntas e caracterizam sua prática: um conteúdo ou currículo (o que deve ser aprendido em que momento), um método (como aprender) e materiais Um concepção de ambiente ou contexto Uma concepção dos papeis e relações entre os sujeitos participantes um sistema de avaliação (verificação do processo e do metodo) Um sistema de gestão dos processos Serve para ajudar o sujeito a se inserir neste mundo e descobrir/exercer seu papel , construir seus valores e crenças e sentir-se pertencente a um grupo social

Que Pedagogias conhecem? Tradicional Libertadora Construtivista Tecnicista Da escola nova (Montessori, Freinet etc.)

Pedagogias no Ocidente e no Oriente Gurus ou inspiradores Intuições e desenvolvimento etico e moral Inspiração espiritual Preparação para a vida e a morte  Ocidente Educação grega – Paideia e Educação Romana Treinamento para a guerra e a cidadania Cristianismo – valores eticos e morais Modelo de cultura Europeia Revolução Industrial Revolução Francesa Educação Moderna (Escola Nova) Educação tecnicista

O que é a Pedagogia Waldorf

Aspectos da PW um conteúdo ou currículo especifico As escolas Waldorf possuem um curriculo que além dos conteúdos tradicionais inclui artes plasticas, musica, movimento, trabalhos manuais, agricultura, culinária etc.

e materiais próprios um método (como aprender) Educar o querer, sentir e pensar Atividades ritmicas Conectadas as fases do desenvolvimento Conectando ritmos individuias, culturais e naturais

Um concepção de ambiente ou contexto

Uma concepção dos papeis e relações entre os sujeitos participantes

um sistema de avaliação (verificação do processo e do metodo) Acompanhamento continuo Relatorios Discussões entre professores e com os pais

Um sistema de gestão dos processos Associação Mantenedora Colegiado de pais Assembleias Comissões de trabalho Escola comunitária Colegiado de professores

O que é a Pedagogia Waldorf

A Pedagogia Waldorf como manifestação da cultura alemã/europeia A Pedagogia Waldorf como manifestação intercultural (dialogo de padrões culturais) A Pedagogia Waldorf como manifestação da busca de um padrão transcultural (busca dos padrões humanos por tras das culturas) diferente de Universalização

Questões importantes Como falar do espiritual num mundo materialista? Como não universalizar ou hegemonizar? Como inserir elementos proprios em cada local sem perder a essencia do que se propõe? Como dialogar com os sistemas pedagógicos existentes em cada local? O comunitário x o Estatal como fazer dialogar?