TÍTULO II ENCONTRO PIBID UENF Introdução Resultados

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Transcrição da apresentação:

TÍTULO II ENCONTRO PIBID UENF Introdução Resultados Héllen Carvalho Bastos da Silva, Maria Eugênia Ferreira Totti Supervisora Escola Municipal Francisco de Assis Coordenadora da Área de Pedagogia hellencarvalhobastos@hotmail.com eugeniacederj@gmail.com (b) Gerson Tavares do Carmo Janaína Lima Azevedo Kelly Mariana Sena Lopes Coordenador da Área de Pedagogia Bolsista PIBID/UENF gtavares33@yahoo.com.br janakelly0708@gmail.com marianasenaa48@gmail.com Introdução Resultados (c) (d) Este projeto foi desenvolvido na Escola Municipal Francisco de Assis, localizada no Município de Campos dos Goytacazes –RJ, com a turma do quinto ano do Ensino Fundamental, sendo o mesmo mediado pelos discentes do curso de Pedagogia, bolsistas do PIBID-UENF, que tem como o subprojeto “Escrita Solidária” Sistema de Suporte à Escrita Docente e Discente Sob a Perspectiva da Linguística Textual e das Ciências Naturais. Ao trabalhar o gênero musical nos é proporcionado desfrutar de uma série de benefícios que serão apresentados. Tendo esses entre outros objetivos, o de estimular a criatividade e a interpretação crítica através da leitura, reflexão e composição. Foi possível observar que é de extrema importância ter a música como aliada quando se trata de educação uma vez que é possível a elaboração de estratégias pedagógicas voltadas para interdisciplinaridade, desenvolvendo o lado cognitivo entre outros benefícios. A música como alternativa didática aguça o interesse do aluno, que muitas vezes sem perceber se encontra totalmente envolvido no processo. A atividade executada alcançou resultados proveitosos e positivos onde os alunos puderam interpretar, refletir e expor suas opiniões quanto ao gênero textual trabalhado e a realidade do meio em que vivem. Contudo a utilização da música facilita o ensino-aprendizado do aluno e o aproxima do educando, além de estimular a criatividade e resgatar a autoestima do mesmo ao valorizar quem ele é, de onde veio lembrando-os que é possível ter sonhos e buscar realizá-los. Considerações Finais Escutar e produzir música é uma das atividades mais estimulantes para o intelecto das crianças, também é um dos aprendizados mais divertidos uma vez que é completamente ligado ao lúdico. Ademais possui um poder desinibidor e socializador, foi possível chegar a essa conclusão quando por fim da apresentação da música os alunos dançavam e participavam juntos. Com a atividade “Conhecendo a canção: indo além das entrelinhas” e todas as outras trabalhadas durante o ano foi possível desenvolver a interpretação crítica e questionadora sobre diferentes realidades sociais, além de aproximar os alunos da leitura e mostrar que tanto ler, quanto produzir pode ser prazeroso. Por fim esse processo cultural, musical e criativo se torna cada vez mais viável quando se trata de visar uma lucratividade grandiosa no desenvolvimento do aluno buscando sempre a autonomia do mesmo. FOTO FOTO FOTO FOTO Material e Métodos A música é capaz de levar o indivíduo a um outro mundo de conhecimentos de forma lúdica abrindo caminho para todo um trabalho de leitura, escrita e interpretação de forma prazerosa e interativa. Na execução da atividade: “Conhecendo a canção”, foi proposto ao aluno a leitura da música: "Rap da Felicidade“ e apresentado o vídeoclipe do mesmo onde eles fizeram suas próprias interpretações, discutiram sobre o tema e ao final exploraram a criatividade virando compositores de suas próprias canções na qual mais tarde resultou na criação do rap "Direito de Sonhar“ que foi escrito a partir da junção de várias composições realizadas pelos próprios alunos. O material utilizado para realização da atividade e leitura da música foi folha de papel A4 e lápis. Próximas Atividades As atividades futuras estão relacionadas às Ciências Naturais e Linguagem para despertar a consciência e a responsabilidade com questões do meio ambiente e afins e utilizar-se da escrita e leitura como recurso natural como construtores no desenvolvimentos dos aspectos cognitivos e da formação do cidadão como agente transformador de seu meio social. (a) (b) Principais Referências Bibliográficas Agradecimento: Instituições de Fomento BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. LDB Lei n.9394/96. Brasília. DF: MEC/SEF, 1996. BRASIL, parâmetros curriculares nacionais de Artes. Brasília MEC, 1997.