REFERENCIAIS COMPARATIVOS

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REFERENCIAIS COMPARATIVOS

O que os prêmios avaliam RESULTADOS SISTEMA DE GESTÃO +

Sistema de gestão do Prêmio ANTP Gestão para a excelência do desempenho Objetivo: satisfação das partes interessadas Abordagem: identificar partes interessadas identificar suas necessidades estabelecer estratégias e processos definir sistema de mensuração medir, analisar e melhorar continuamente

O Método de Gestão PLAN DO CHECK ACT definir resultados esperados definir modo de execução agir para a melhoria PLAN DO CHECK ACT avaliar resultados executar como definido

Fundamentos 2. LIDERANÇA E CONSTÂNCIA PROPÓSITOS 3. MELHORIA 11. FOCO NOS RESULTADOS 3. MELHORIA CONTÍNUA E APRENDIZAGEM 4. VALORIZAÇÃO DAS PESSOAS 5. AÇÃO PRÓ-ATIVA E RESPOSTA RÁPIDA 6.ORIENTAÇÃO PARA O FUTURO 7. GESTÃO BASEADA EM INFORMAÇÕES 10. RESPONSA-BILIDADE SOCIAL 1. GESTÃO CENTRADA NOS CLIENTES 8. GESTÃO POR PROCESSOS 12. PARCERIAS/ INTEGRAÇÃO DO SETOR 2. LIDERANÇA E CONSTÂNCIA PROPÓSITOS 9. VISÃO SISTÊMICA

Estrutura dos Critérios Estratégias e planos de ação com foco nas partes interessadas 5 Informações e conhecimento 6 Gestão de pessoas 7 processos 8 Resultados 1 Liderança 4 Foco na sociedade 2 Planejamento estratégico 3 Foco nos clientes

Formas de participação Adesão ao Programa Candidatura ao Prêmio ANTP de Qualidade/2009

Referenciais Comparativos Propiciar condições para a análise de desempenho comparativo entre os órgãos de transito. Identificar resultados e práticas que caracterizem níveis superiores de desempenho no trânsito. Fornecer referenciais adequados para o estabelecimento de metas de melhoria. Promover a melhoria global do setor. Estimular parcerias para a troca de informações. Melhorar as condições de auto-avaliação.

Referenciais Comparativos As propostas dos “Referenciais Comparativos” dão suporte às seguinte ações: Construir uma estrutura básica de indicadores aderentes ao Prêmio ANTP de Qualidade – uniformidade na metodologia, na coleta e medição Propor a formação de grupos auto-geridos pelas organizações que tenham afinidade e interesse na troca de informações. Estimular o processo por ações de mobilização – seminário, encontros, publicações, etc. Propõe a manutenção dos grupos para acompanhar as melhorias e promover atualizações.

Referenciais Comparativos ESTRUTURA DE INDICADORES 8.1 – Econômico-financeiros 8.2 – Relativos aos clientes e ao mercado 8.3 – Relativos à sociedade 8.4 - Relativos às pessoas 8.5 – Relativos aos processos principais do negócio e processos de apoio 8.6 - Relativos aos fornecedores

Referenciais Comparativos 1 – ITEM: Refere-se aos Itens do Critério 8 (Resultados) do Prêmio ANTP de Qualidade (econômico-financeiros; relativos aos clientes e ao mercado; relativos à sociedade; relativos às pessoas; relativos aos processos principais do negócio e processos de apoio; relativos aos fornecedores) 2 – NOME DO INDICADOR: 3 – APLICAÇÃO Categoria de aplicação predominante – Órgãos Municipais de Trânsito, Órgãos Estaduais de Trânsito 4 – OBJETIVO Descrição do objetivo em se medir o indicador. Qual a sua finalidade? Esclarecimentos adicionais necessários à compreensão do objetivo. 5 – FORMA DE CÁLCULO (fórmula): Relação matemática entre os componentes. Pode existir o caso de se ter somente um componente, do tipo quantidade de uma determinada ocorrência; Unidade da expressão matemática. 6 – COMPONENTE(S) DO NUMERADOR: Identificação clara de todas as variáveis que compõe cada componente. Por exemplo, no absenteísmo, ao se falar em ausências, devem ser relacionadas todos os tipos de faltas consideradas em seu cálculo. 7 – COMPONENTE(S) DO DENOMINADOR (quando for o caso): Quando for o caso, deverão ser explicitadas da mesma forma que o item anterior. 8 – OBSERVAÇÕES: Campo para informações adicionais