Disciplina: Filosofia da Educação Professor: Laudenice Alunos: Maria José da Silva Cruz Daniela Silva Santos Jessica Santos de Lima.

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Transcrição da apresentação:

Disciplina: Filosofia da Educação Professor: Laudenice Alunos: Maria José da Silva Cruz Daniela Silva Santos Jessica Santos de Lima

 A educação assume significado amplo, pois trata-se da educação do homem não apenas da pessoa em situação escolar em uma instituição de ensino.  Criação de condições para que os alunos possam se tornar pessoas de iniciativa, de responsabilidade, de autodeterminação, de discernimento que soubessem aplicar-se a aprender as coisas que lhes servirão para a solução de seus problemas e que tais conhecimentos se aplicassem a aprender as coisas que lhes servirão para a resolução de seus problemas e que tais conhecimentos os capacitassem a se adaptar as situações com mais flexibilidade.

 A educação assume significado amplo, pois trata-se da educação do homem não apenas da pessoa em situação escolar em uma instituição de ensino.

 O professor deve propor problemas aos alunos sem ensinar-lhes a solução, fazendo desafios. Cabe a ele evitar rotina, fixação de respostas, hábitos.  O saber deve ser socializado, dessa forma compartilhar experiência e pesquisar a fim de que este se sinta seguro.  E ao professor cabe orientação necessária para que os objetos sejam explanados pelos alunos, sem jamais oferecer-lhe solução pronta.

 Cabe ao aluno um papel essencialmente ativo, e suas atividades básicas entre outras, deverão consistir em: observar, experimentar, comparar, relacionar, analisar, justapor, compor, encaixar, levantar hipóteses, argumentar, etc.

As obras de Dermeval Saviani tem como características marcantes a analise da sociedade brasileira em vários momentos histórico. No seu livro “Escola e Democracia”, Saviani procura esclarecer a situação da Educação e a sua relação com a sociedade ao longo do tempo; o livro aborda uma síntese clara e didática as principais teorias da educação.

 O autor contribui para o avanço das condições subjetivas necessárias ao cumprimento de grande tarefa por ele mesmo anunciado como prioritárias: a defesa e a produção de uma educação pública de qualidade para todos os brasileiros.  Demerval Saviani conclui deixando em evidência a relação entre educação e sociedade e que a responsabilidade dos professores é a de transformar cada aluno seu para que compreenda seus direitos e deveres para a efetivação de uma nação melhor para se viver.

 Período caracterizado pelo Humanismo. Este se estendeu do final do século XV ao início do século XVI – época de grandes inovações no campo das artes, ciência e filosofia.  Os conteúdos abordados foram o papel do professor, aluno e da escola, como também a concepção da aprendizagem no período humanista.

 William ShakspeareLuíz de Camões  François Rabelais  Dante Alighieri  Miguel de Cervantes  Erasmo Roterdã  Luíz de Camões

 Avaliação: Tanto Neils Quanto Rogers apresentam um desprezo por qualquer padronização de produtos de aprendizagem e competências do professor, ou seja, eles pensam em uma avaliação periódica, trocas de experiências onde o professor torna-se um mediador.

 humanista/  8/a-importancia-de-educacao-humanista/