Trabalho em Grupos: Um desafio 1 Universidade de São Paulo (USP)

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Trabalho em Grupos: Um desafio 1 Universidade de São Paulo (USP) Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) Disciplina: EAC557 – Solução de Problemas em Controle Gerencial Trabalho em Grupos: Um desafio 1 1

Agenda Pilares do modelo usado na USP Conflitos nos grupos Condições de trabalho Competências Escolha dos grupos

Pilares do modelo usado na USP Foco no grupo e na cooperação (ambiente empresarial) Foco nas competências (CHA) Liberdade de escolha dentro das possibilidades da disciplina: limites ... Trazer o ambiente organizacional para a sala

Conflitos nos grupos O conflito não é um sinal de que o grupo deixou de funcionar adequadamente Em momentos de crise é importante entender a razão da crise Os membros do grupo devem aprender a discordar sem ser desagradável

Condições de trabalho O grupo necessita de tempo para se conheça Algumas regras básicas para as atividades grupais: Tratar os outros com respeito Procurar participação de todos Vir preparado para as reuniões Estar comprometido com as ideias do grupo

Escada do Bloom Conhecimento Compreensão Análise Aplicação Sintese Avaliação Identificar os principais elementos do processo de planejamento como uma visão abrangente e integrada ao modelo de gestão Descrever o papel e impactos de cada um desses elementos no processo de planejamento e alinhar conhecimentos Explicar e discutir os impactos de cada elemento em termos de seus efeitos no processo de planejamento Utilizar os elementos do processo de planejamento na análise crítica da sua organização Preparar uma proposta de mudança no sistema de planejamento Comparar a situação atual com a situação proposta 6

Demanda do contexto organizacional, social ou econômico Competência Demanda do contexto organizacional, social ou econômico Conhecimentos Habilidades Atitudes Comportamento Realizações Resultados Valor Social Insumos Elementos da Competência Desempenho Valor Econômico Usar na sala de aula Filme Instrucional: https://www.youtube.com/watch?v=tzCX-Tv54g4 Brandão (2009)

Competências CONHECIMENTOS Domínio da bibliografia referente ao problema Conhecimento Profissional Ferramentas de pesquisa Metodologia científica HABILIDADES Trabalho em equipe Comunicação Análise crítica Solução de problema Liderança ATITUDES Comprometimento Flexibilidade Respeito pelas opiniões de outros Colaboração Iniciativa

Escolha dos grupos Liberdade Expectativa de interesses assemelhados Que tal conhecer gente nova? Experiências dos outros anos

REFERÊNCIAS Araújo, A. M. P., & Rodrigues, E. A. (2006). O Ensino da Contabilidade: aplicação do método PBL nas disciplinas de contabilidade em uma instituição de ensino superior particular. In 6 Congresso USP de Controladoria e Contabilidade. São Paulo - SP. Recuperado em 12 de outubro de 2012, de http://www.congressousp.fipecafi.org/artigos62006/an_resumo.asp?cod_trab alho=448>. Araújo, U. F. & Arantes, V. A. (2009). Comunidade, conhecimento e resolução de problemas: o projeto acadêmico da USP Leste. In U. F. Araújo & G. Sastre (Orgs.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. (pp. 101-122). São Paulo: Summus. BRANDÃO, Hugo Pena. Aprendizagem, contexto, competência e desempenho: um estudo multinível. 344 p., 2009. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações). Universidade de Brasília, Brasília-DF. Deelman, A. & Hoeberigs, B. (2009) A ABP no contexto da Universidade de Maastricht. In U. F. Araújo & G. Sastre (Orgs.). Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. (pp. 79-100). São Paulo: Summus. Enermark, Stig; Kjaersdam, Finn. (2009). A ABP na teoria e na prática: a experiência de Aalborg na inovação do projeto no ensino universitário. In.: ARAÚJO, Ulisses F.; SASTRE, Genoveva (orgs.) Aprendizagem baseada em problemas no ensino superior. 2. ed. São Paulo, Summus. Hansen, J. D. (2006). Using problem-based learning in accounting, Journal of Education for Business, 81(4), 221- 224. Ribeiro, Luis Roberto de Camargo. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos: EduFSCar, 2010. Vasconcelos, A. F.; Cavalcante, P. R. N. & Monte, P. A. (2011). Uma análise das competências dos professores de ciências contábeis a partir do envolvimento em atividades de pesquisa e extensão. In Encontro da ANPAD, XXXV, Rio de Janeiro, 4 a 7 de setembro de 2011. Anais... 10

REFERÊNCIAS ATIVIDADE COMPLEMENTAR https://www.youtube.com/watch?v=Osj1JV0SeDE https://www.youtube.com/watch?v=b5GDTZLFixY Filme Instrucional: https://www.youtube.com/watch?v=f3YJ8AShAgM Para ser visto em casa. Detalha e explica o processo do PBL 11