A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIDADE 1 Conhecimento, Aprendizagem e Educação: abordagens epistemológicas RESUMO.
Advertisements

Teoria do Conhecimento
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias CONHECIMENTOS DE FÍSICA Capítulo 2.
ROBERT SARAIVA MATOS. Metodologia Científica?  Meta = ao largo; odos = caminho; logos = estudo Uma forma concreta de buscar o conhecimento!  E o que.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENGENHARIA DE COMPONENTES COM JAVA ENTERPRISE DISCIPLINA:METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Profa. Dra. Maria Odaisa Espinheiro.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. COMO CHEGAMOS À SEGUNDA VERSÃO BNCC 15 Março CONCLUSÃ O DA CONSULTA PÚBLICA 2 Dezembro DIA NACIONAL DA BASE 16 Setembro.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
A VALIAÇÃO NA PRÉ - ESCOLA U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 06: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Jussara Hoffmann.
TIPOS DE CONHECIMENTO
Tendência Progressista Libertária. Freinet Francês Crítico da escola tradicional Importância da escrita – imprensa na escola Criador da escola moderna.
EPISTEMOLOGIA MODERNA POSITIVISMO
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
ELEMENTOS DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA
Fundamentos de Administração Introdução
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Método Científico – Parte I
Elaboração de um projeto de pesquisa
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
Universidade Federal do Espírito Santo
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
Introdução ao estudo da Psicologia
Tiago Nicola Lavoura & Rui Neves
A ESTRUTURA DAS REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS Thomas Kuhn ( ) nasceu em Cincinnati, Ohio, EUA.  Cursou física na Universidade de Harvard. PRINCIPAIS.
UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
METODOLOGIA DA PESQUISA
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Formação Continuada 2012 Escola Filinto Müller/Angélica
O QUE É CIÊNCIA PARA VOCÊ ?
Descartes Imagem, Análise e Prática Professor Zetti.
Formação de professores de ciências no Brasil
SUSAN LEIBIG INSTITUTE.
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
Problemas e problematizações
8. Utilizar a pesquisa e a inovação.
FILOSOFIA E A SOCIOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO EDUCADOR Roure Ribeiro.
ABORDAGEM COGNITIVISTA
Epistemologia de BACHELARD.
SKYPE: COMO UMA FERRAMENTA DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL ESTÁ TRANSFORMANDO AS INTERAÇÕES NOS GRUPOS DE ESTUDOS DOS ALUNOS DA EAD.
COMUNICAÇÃO CONHECIMENTO TECNOLOGIA E EaD na moderniadade
Parcerias para educação,cultura e cidadania de crianças e adolescentes
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
A ciência na Idade Média
DIFICULDADES E ERROS NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
Currículos e Programas
Professor reflexivo: construindo uma crítica
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Projeto Técnico Científico Interdisciplinar
PARADIGMA EDUCACIONAL MESTRANDOS: Evanda Lopes de Souza Jeisabelly Adrianne L. Teixeira Márcia Maria Pereira UNIVERSIDADE TECNOLOGICA INTERCONTINENTAL.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
PSICOLOGIA Lusiane Casimiro Pires. USAMOS O TERMO PSICOLOGIA NO COTIDIANO COM VÁRIOS SENTIDOS Quando falamos do poder de persuasão de um vendedor, dizemos.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
DO CONHECIMENTO COTIDIANO AO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
O IDEALISMO OBJETIVO DE SCHELLING
Transcrição da apresentação:

A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD

A EPISTEMOLOGIA DE GASTON BACHELARD Gaston Bachelard (1884 – 1962) – cientista francês formado em Matemática profº secundarista de Química e Física filósofo da ciência

Pontos Fundamentais de seu pensamento

Pontos Fundamentais de seu pensamento questionou os princípios filosóficos que se baseiam na ciência do séc. XIX (Descartes, Kant e Comte)

Pontos Fundamentais de seu pensamento questionou os princípios filosóficos que se baseiam na ciência do séc. XIX (Descartes, Kant e Comte) interpretação epistemológica polêmica e descontinuísta

Pontos Fundamentais de seu pensamento questionou os princípios filosóficos que se baseiam na ciência do séc. XIX (Descartes, Kant e Comte) interpretação epistemológica polêmica e descontinuísta as retificações impulsionam a busca constante (evolução do pensamento)

Pontos Fundamentais de seu pensamento questionou os princípios filosóficos que se baseiam na ciência do séc. XIX (Descartes, Kant e Comte) interpretação epistemológica polêmica e descontinuísta as retificações impulsionam a busca constante (evolução do pensamento) construção do conhecimento: plural, turbulenta e agressiva

Conceitos básicos de sua epistemologia Recorrência histórica

Conceitos básicos de sua epistemologia Recorrência histórica - Necessidade de se conhecer o presente para, a partir dele, se compreender o passado

Conceitos básicos de sua epistemologia Recorrência histórica - Necessidade de se conhecer o presente para, a partir dele, se compreender o passado - Significa rever o passado com os conhecimentos atuais

Conceitos básicos de sua epistemologia Recorrência histórica - Necessidade de se conhecer o presente para, a partir dele, se compreender o passado - Significa rever o passado com os conhecimentos atuais - O desenvolvimento do conhecimento científico passa a ser compreendido por rupturas: tanto na sucessividade quanto na simultaneidade temporal

Conceitos básicos de sua epistemologia Obstáculos epistemológicos - São “retardos e perturbações que se incrustam no próprio ato de conhecer (...) uma resistência do pensamento ao pensamento”

Conceitos básicos de sua epistemologia Obstáculos epistemológicos - São “retardos e perturbações que se incrustam no próprio ato de conhecer (...) uma resistência do pensamento ao pensamento” - Senso comum, dados perceptíveis, resultados experimentais, metodologia aceita como válida, conhecimentos acumulados são exemplos de O.E

Conceitos básicos de sua epistemologia Obstáculos epistemológicos - Superação por atos epistemológicos: ruptura com os conhecimentos anteriores, seguidos por sua reestruturação

Conceitos básicos de sua epistemologia Obstáculos epistemológicos - Superação por atos epistemológicos: ruptura com os conhecimentos anteriores, seguidos por sua reestruturação - Psicanálise do conhecimento objetivo: psicanalisar o conhecimento objetivo é retirar dele todo caráter subjetivo

Contribuições para a educação As idéias de obstáculos e rupturas, podem ser transportadas para a prática educativa ao alertar os educadores para os conhecimentos empíricos já constituídos, com os quais os alunos chegam à escola. Ou seja, toda aprendizagem interfere com um “já-existente” sistema conceitual, eficaz para explicar o cotidiano do aluno. O caminho apontado por Bachelard é o do conhecimento das concepções cotidianas dos alunos o qual se constitui num obstáculo pedagógico a ser superado pelo profº. Segundo ele, “conhecemos contra um conhecimento anterior, destruindo conhecimentos mal feitos, superando-se o que o próprio espírito cria obstáculos à espiritualização”.

Contribuições para a educação Noção de erro como constitutivo do processo de construção do conhecimento. Para se atingir, é preciso desfrutar do erro. Filosofia da desilusão/razão polêmica: inquietude do trabalho que propõe a centralidade na retificação do processo de construção do conhecimento.