FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: propostas e dasafios. Utilizando tecnologias na Educação O que chamamos de tecnologia? A tecnologia é sempre utilizada em sala.
Advertisements

A Evolução da Utilização do Moodle no Ensino Presencial e no Ensino a Distância na UFBA Eduardo Henrique Lima Feira de Santana - Nov/2010 UNIVERSIDADE.
Maria Cândida Andrade Perez O papel da escola é oferecer aos seus estudantes meios que possam ser utilizados para desenvolver a aprendizagem e tomarem.
Colégio Sesi PR Ensino Médio PROPOSTA PEDAGÓGICA 2017.
DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
De que capacitação de professores precisamos? PROGRAMA CRESCER EM REDE e SUA CLASSE, BRASIL Dra. Luciana Allan ABED, Setembro 2016.
PESQUISAS SOBRE A QUALIDADE DE DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS: ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE AS PERCEPÇÕES DE DOCENTES E ALUNOS Miguel Carlos Damasco dos Santos.
Competências Multidisciplinares na produção de materiais didáticos Prof. Dr. Luciano Gamez Universidade Federal de São Paulo.
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Paulo Vinícius Rampinelli
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Graduação em Enfermagem - EAD
Política e Gestão em EAD
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Andréa Villela Mafra da Silva e Keite Silva de Melo
Introdução a Educação a Distância
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
O futuro será híbrido: COMO AS IES ESTÃO SE PREPARANDO PARA ISSO
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Coordenação: Vani Kenski
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
Programa Mais Educação (Antigo)
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
Educação a Distância no IFCE
PRÁTICA DOCENTE DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COM USO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Cíntia Alves Sanches, Patrícia Cristina Silveira, Alexandre Lins.
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Leonardo Cançado Monteiro Savassi Universidade Aberta do SUS
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
DISCENTE: KAROLINE BRITO
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: A INTERAÇÃO DO ESTUDANTE COM AS DIVERSAS FERRAMENTAS Karine Xavier Lucicleide de Souza Araújo.
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
Leonardo Cançado Monteiro Savassi Universidade Aberta do SUS
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Lidiane Moutinho Neves Celia Maria Haas Rita Maria Lino Tarcia
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Realizar Formação Continuada
Pesquisa em EAD: Ensino e Aprendizagem
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
BOTÂNICA INTERATIVA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO “DOMINÓ BOTÂNICO” NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR INTERMÉDIO DA TECNOLOGIA E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NA EaD Graça.
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
APRENDIZAGEM BASEADA EM GAMES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
Carolina Abdalla e Sandra Ulrich
Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL

SENAR O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realiza ações de Assistência Técnica, atividades de Promoção Social e Educação Profissional nas modalidades de ensino presencial e a distância. Criado pela Lei nº 8.315, de 23/12/91, é uma entidade de direito privado, paraestatal, mantida pela classe patronal rural, vinculada à Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA.

2014 A formação técnica de nível médio a distância no Senar O SENAR adere ao Programa Rede e-Tec do Ministério da Educação (MEC) e utiliza o currículo referência elaborado pela Universidade Federal de Santa Catarina, bem como o Catálogo Nacional dos Cursos Técnicos, para ampliar a oferta e o acesso à Educação Profissional Técnica (EPT) em nível médio. A Administração Central do Senar constrói em parceria com as Administrações Regionais, que aderiram a proposta, o Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Agronegócio Duração de 4 semestres (2 anos) Semipresencial – 80% a distância (984 horas) e 20% presencial (246 horas) Carga horária de 1.230 horas Gratuito Ensino Híbrido

Metodologia pedagógica do Senar para formação técnica a distância A metodologia de ensino híbrido integra atividades educacionais teóricas e práticas, presenciais e virtuais, bem como mídias on-line e off-line. Alunos do polo de apoio presencial de Santa Izabel, no Pará Material Didático do Curso Técnico em Agronegócio do Senar

Ensino híbrido para o meio rural Em um contexto de educação profissional, onde há limitação de acesso a Internet e grandes distâncias geográfica. A oferta de um processo de ensino-aprendizagem de qualidade é fundamental a utilização atividades práticas e teóricas, abarcar diferentes estilos de aprendizagem, mesclar metodologias, mídias e tecnologias.

Total Regionais Ofertantes Total Polos de Apoio Presencial Rede de Polos do Senar Oferta Nº de UF Nº de Polos 1ª 7 18 2ª 16 42 3ª 19 58 4ª 38 5ª 17 51 6ª 57 Total Regionais Ofertantes 24 Total Polos de Apoio Presencial 98

Conceito - Ensino híbrido Híbrido significa misturado, mesclado, blended. A educação sempre foi misturada, híbrida, sempre combinou vários espaços, tempos atividades, metodologias, públicos. Esse processo, agora, com a mobilidade e a conectividade, é muito mais perceptível, amplo e profundo: é um ecossistema mais aberto e criativo. Podemos ensinar e aprender de inúmeras formas, em todos os momentos, em múltiplos espaços. Híbrido é um conceito rico, apropriado e complicado.(Moran, J. 2015, p. 22)

Metodologia de pesquisa Objetivos da pesquisa Geral: Relatar as experiências, por meio dos desafios e oportunidades vivenciados pelo Senar durante a implantação e execução do curso Técnico em Agronegócio na forma híbrida. Metodologia de pesquisa Para relatar os desafios, buscou-se a documentação e registros institucionais, bem como referências na literatura sobre a metodologia educacional implementada. A fim de se identificar quais são as possibilidades de melhoria, realizou-se uma pesquisa de campo com os alunos, por meio de um questionário online. Identificar quais as representações sobre o ensino híbrido e como estas podem ser utilizadas para melhoria dos processos educativos.

Resultados da pesquisa 25% dos alunos matriculados no curso responderam à pesquisa.

Acesso e participação no curso Onde mais acessa as atividades on-line Casa Trabalho Polo Lan House Outro 77% 15% 4% 2% Recurso que mais utiliza para acessar as atividades on-line do curso Computador Tablet Celular 85% 1% 11%

Compreensão dos alunos quanto a definição de Ensino Híbrido “Utilização da internet para o aprendizado. “ “O ensino híbrido, é uma das tendências da Educação, que promove uma integração entre o ensino presencial e ensino online” “É a junção de varias metodologias de ensino, como o a distância e o presencial.” “Momento onde você estuda só, ou seja, online. E off-line, onde você estuda com professores e alunos em sala de aula. “ Quanto ao Técnico em Agronegócio, os alunos: 64% percebem sintonia entre as atividades presenciais e a distância, 19% maior ênfase nas atividades presenciais e 17% nas atividades a distância.

Conclusões Importância do trabalho colaborativo em rede para a concepção metodológica do ensino a distância a fim de resguardar as especificidades de ensino para o meio rural. A estratégia hibrida, com a integração dos recursos didáticos, tecnológicos e de tutoria, poderiam oportunizar uma formação técnica profissional de nível médio acessível e efetiva para pessoas vinculadas meio rural. Representação dos alunos sobre a definição de ensino hibrido, apurou-se que a maioria dos respondentes têm uma compreensão de que esta se resume a mescla entre modalidade presencial e a distância, mas não reconhecem a importância da integração entre tutoria presencial e a distância e principalmente do seu papel ativo no processo de ensino-aprendizagem.

Obrigada! Marina Vianna de Souza – marina.vianna@senar.org.br Maria Cristina Ferreira – cristina.ferreira@senar.org.br http://www.senar.org.br/