8 Competências Essenciais do Professor Inovador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital São Paulo, 9 de junho de 2011 Coletivo virtual de educadores.
Advertisements

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
IDENTIFICAÇÃO EMEB. PROFESSORA SUELI CONTINI MARQUES EQUIPE GESTORA Direção: Fernanda Moreno Peres Coordenação Pedagógica: Adriana Mozeti Lemes Pedagoga:
Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
Profª Drª Nara Lima RUPTURAS NO APRENDER / DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
Prof Carlos Oberdan Rolim Empreendedorismo em Informática
SUSTENTABILIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS IES
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Currículo e planejamento
OCEM ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO
Prof. Dr. Carlos Cyrne Out
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Docência Online: Funções e Competências do Professor
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Que saberes o professor precisa ter para trabalhar uma sequência didática de forma produtiva? Se um professor o procura dizendo que considera que os seus.
Metodologia do Ensino de Física I
SONDAGEM E INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
CFO III – Dragões de Ferro
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
Data: 19/9 Sala: Allegro 1 Horário: 17h30 – 18h
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
O objetivo é elencar as contradições existentes nas Metodologias Ativas no contexto brasileiro.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Dra. Carla Patricia da Silva Souza Me. Carolina de Souza Walger
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
A EDUCAÇÃO ENVOLVE: COMPROMISSO AÇÃO DECISÃO comprometimento.
COMPETÊNCIAS E RECURSOS
30anos CENPEC.
Aula 2 – comentários Gaspar da Silva, V. L. & Amante, L. (2015) Objetos da Escola? Quando novos personagens entram em cena,Arquivos Analíticos de Políticas.
Fórum - Unidade I - Sua experiência
Educar em Direitos Humanos: Estratégias Metodológicas
Edital n° 3/2009 Resolução FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Técnico em Logística People Alexandre Ribeiro Rosa
Geraldo augusto da silva
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O QUE É O PBL? O PBL (Aprendizado baseado em Problemas) é um método de aprendizado centrado no aluno, tem o problema com elemento motivador do estudo e.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Professor reflexivo: construindo uma crítica
Lucília Salgado.
Introdução à Lógica de Programação
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Vivemos na chamada Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento. Essa sociedade tecnológica, complexa, diversa requer uma nova visão de educação.
Dicas de como orientar seus estudos
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Hugo Carvalhal Silva1 , Fátima Kzam Damaceno de Lacerda².
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
TC Projetos de Estudos Integradores:
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
Ensino Híbrido – Tecnologias Digitais e Outras
Tópicos sobre gestão educacional
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
Metodologia do Ensino de Física I
A docência na educação superior
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

8 Competências Essenciais do Professor Inovador Marcello Paskulin, Prof. Ms.

Sujeitos Aprendentes Quem são e onde estão?

O nativo digital Combina com a escola de hj?

Aprende fazendo (“Hands on”)

Aprende “Just in Time”

Aprende de maneira não linear

Geração Y

#tudojuntoemisturado

É este, o aluno que não aprende? PROBLEMÁTICA É este, o aluno que não aprende?

Ou é a escola/faculdade que não ensina?

Ou ainda, é o aluno e a escola/faculdade que não combinam (mais)? Se é que podemos afirmar que no nosso tempo, combinavam

devem esperar males novos, pois o tempo é o grande inovador. Os que não usam remédios novos devem esperar males novos, pois o tempo é o grande inovador.

PROBLEMAS E OPORTUNIDADES N O V O S PROBLEMAS E OPORTUNIDADES E X I G E M NOVAS MANEIRAS DE P E N S A R

A Educação e a Ausência de Mudanças A forma em que trabalhamos em sala de aula tem idade bem superior a 100 anos.

Aceleração da cultura tecnológica

1997 2017

Escolas - Séc. XIX Professores – Séc. XX Alunos – Séc. XXI Max Gehringer

Forma produtores de conhecimento Educação 3.0 Forma produtores de conhecimento Abraça as mudanças aceleradas Compartilha, mistura e enriquece novas ideias.

Inovação Inovação é um conjunto de intervenções, decisões e processos com certo grau de intencionalidade e sistematização, que tratam de modificar atitudes, idéias, culturas, conteúdos, modelos e práticas pedagógicas.

Inovação educativa Conjunto de decisões Intervenções e processos orientados por uma intencionalidade Se preocupa com aprendizagens para modificar atitudes de professores e alunos, conteúdos, valores, currículo, práticas pedagógicas, estratégias de aprendizagem, dinâmica de classe, todas dentro de um novo planejamento estratégico.

Escola Aprendente Se quisermos que o mundo melhore, precisaremos de escolas que aprendam”. Peter Senge

Recursos dos mais variados netvibes.com

hacker spaces maker spaces AMBIENTES Fab Labs Tech Shops

Exercício da Docência

8 Competências Essenciais do Professor Inovador

1. Adaptar exemplos pesquisar, estudar exemplos de sucesso e adaptá-los na aplicação de atividades

2. Compartilhar a prática de compartilhamento para consolidação das inovações

3. Experimentar realizar tentativas, experimentação, correr alguns riscos calculados na realização de atividades de aprendizagem; ter autoconfiança na aplicação das inovações.

4. Focar nas competências prioritárias focar nos conhecimentos, habilidades e atitudes prioritárias; aquilo que é mais importante, essencial para o aluno aprender.

5. Desenvolver motivação própria o professor tem que querer, gostar e dedicar-se na tarefa de oferecer aprendizado aos alunos, mas isso exige muita vontade e sorriso no rosto

6. Querer o bem do aluno fazer o máximo para auxiliar o aluno a aprender

7. Ser aprendiz sempre manter-se sempre numa condição de aprendizagem, extrair lições das experiências; aprender com os alunos.

8. Ambientar soluções a problemas reais uso de metodologias ativas, adoção de projetos integradores, aprendizagem significativa

Muito Grato! marcello@hoper.com.br (45) 99912 2901