É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,

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Transcrição da apresentação:

É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações, com o objetivo de atingir os objetivos organizacionais, bem como proporcionar a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.

Como surgiu? A área de Recursos Humanos surgiu no fim do século XIX, logo após a Revolução Industrial, com o intuito de resolver os conflitos entre os objetivos das empresas com os objetivos pessoais dos funcionários. O primeiro momento desta profissão visava adequar as necessidades do homem ao ritmo de produção industrial, em benefício de uma maior produtividade. Somente após o surgimento da Teoria das Relações Humanas, em 1930, descobriu-se que os resultados em uma organização eram mais influenciados pelos fatores psicológicos do que pelas condições físicas e ambientais.

Como é composto? O sistema de Recursos Humanos é composto basicamente pelas funções de recrutamento ou captação, seleção, treinamento, desenvolvimento e retenção: remuneração e benefícios.

Principais Funções Selecionar pessoas qualificadas para cargos específicos; Administrar e monitorar comportamentos e procedimentos internos; Prover incentivos financeiros Alinhar seus colaboradores com as políticas da corporação e fazer a recompensação dos mesmos; Promover treinamentos; Cuidar das relações trabalhistas.

Gestão de Pessoas Segundo Chiavenato (1999) gestão de pessoas é uma área muito sensível e importante nas organizações. Ela é contingencial e situacional, pois depende dos aspectos como estrutura, cultura, tecnologia, processos internos adotados por cada organização entre outras infinidades de variáveis importantes.

Gestão por competência A gestão por competências tem o objetivo de fornecer à área de recursos humanos e gestores das empresas ferramentas para realizar gestão e desenvolvimento de pessoas, com clareza, foco e critério. Essas ferramentas são alinhadas às atribuições dos cargos e funções de cada organização.

Serviços mais usados em Recursos Humanos Assessment(Avaliação): É um método de avaliação que consiste na análise de comportamentos baseada em múltiplos inputs, utilizando múltiplas técnicas, métodos e instrumentos de avaliação, baseados nas competências a avaliar. Tem a participação de vários observadores. Headhunting(Recrutador): Abordagem confidencial e direta de quadros superiores, com o objetivo de selecionar os profissionais que se destacam no seu setor de atividade, quer pelos seus conhecimentos técnicos quer pela sua experiência. Management(Gestão): É um serviço de Recursos Humanos em que se pode ter pessoas disponíveis em poucos dias, em oposição aos processos de recrutamento para posições permanentes, sempre mais demorados até concluir uma admissão. A temporalidade destes projetos permite que especialistas muito experientes estejam disponíveis para projetos exigindo menores competências. O foco está totalmente na missão a desempenhar.

Outplacement(Recolocação): Outplacement é uma solução profissional, elaborada com o objetivo de conduzir com dignidade e respeito os processos de demissão nas companhias. É um sistema de ganha-ganha, que busca o beneficio de todos os envolvidos. Outsourcing(Terceirização): O ato de terceirizar um serviço não considerado central para o negócio, para que seja executado por uma entidade externa. Tal processo que permite a uma organização não se ater a recursos cujo desempenho não é crítico para a organização, para se empenhar em atividades que constituem fatores críticos de sucesso.