Conceito de Aprendizagem Visão Sociointeracionista.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Advertisements

NOME: ANO: TURMA: PROFESSORA: DATA:
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
EDUCADORAS: ISABEL, MARIZE, JULIANA, TATIANA E LUCIANA ITV – MAIO DE 2010.
Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
CIÊNCIA E METODOLOGIA CIENTÍFICA PATRÍCIA LIMA MARTINS PASCHOAL.
Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num.
Aqui aprenderás o significado da palavra múltiplo.
Aqui aprenderás o significado da palavra divisível.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Olá! Nesta aula você estudará o que significa interação e como realizar a interação com os alunos.
FACULDADE KURIOS –FAK TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA O USO DAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM RAYANNE.
Matemática Noções de conjuntos...
Estudo de desenvolvimento da autonomia em uma turma de Física no contexto da EAD João Cláudio Nunes Carvalho.
Aqui aprenderás o significado da palavra
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
OPERAÇÕES COM NÚMEROS NATURAIS.
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM A TEORIA SOCIO-HISTÓRICA
desafios, compromissos e respostas
INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Itinerário para formar discípulos missionários
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 04
Adaptação da Mediação a Diferentes Perfis de Públicos e Áreas
8º Simpósio do Cuidar em Enfermagem e Saúde 1º Simpósio Internacional do Cuidar em Enfermagem e Saúde 1st International Symposium on Nursing.
Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura
TECNOLOGIAS DE APRENDIZAGEM VIRTUAL Aula 02
“Não é a montanha que conquistamos, mas a nós mesmos”.
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 08
Divisão Euclidiana Aula 1, ciclo 4.
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ.
E se tivermos que decompor um número grande em factores primos?
NEGOCIAÇÃO E TOMADA DE DECISAO
Um novo enfoque para o MMC e MDC
Colégio Vicentino Santa Cecília
PEDAGOGIA DE PROJETOS FERNANDO HERNÁNDEZ. CONSIDERAÇÕES GERAIS O CURRÍCULO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE ORGANIZAR O TEMPO E O ESPAÇO ESCOLAR; OUTRA FORMA DE.
Análise e Observação Institucional
Teoria de Piaget sobre como as crianças aprendem
Estudo do comportamento verbal
Potenciação Potência de um número.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR Á - UFPA PARMTO010- PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM TURMA 2: DOCENTE: MARCUS BENTES DE CARVALHO NETO.
SENAI / MG - CFP AG APRENDIZAGEM EM MANUTEÇÃO MECÃNICA INDUSTRIAL TURMA:AIMMI04T-1 INSTRUTOR: Hebert Nascimento de Paula NOVA LIMA/MG CALCULO APLICADO.
DIVISÃO A Divisão Divisão Exacta Divisão Inteira
Aula 2: Representação de dados
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 08
Ressignificando o trabalho com pesquisa na escola
Disciplina: Álgebra Linear e Geometria Analítica
Operações Básicas da Matemática
Práticas de sala de aula. A chave do sucesso no 1º ciclo
Profa. Dra. Marta Scarpato
Introdução à Computação
Mediação de Conflitos em Contexto Escolar (Maria José Lobato Azevedo)
Currículos e Programas
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Grupo IBEP Educação Grupo editorial 100% brasileiro.
História – 2018 Disciplinas: -História -Filosofia
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Modelagem de Sistema T5MOD/N5MOD
Projeto “Laços de Empatia: recreio”
As Organizações Vistas como Culturas
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
MATRIZES.
Análise de Jogos Educativos Online. Jogos educativos além da parte lúdica facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação. Incitam à resolução.
+ = Operações com Matrizes ADIÇÃO
Divisibilidade Divisores e Múltiplos Profº: Rafael Chaves.
Razões e proporções Professor João Gilberto. Razões e proporções 1) O conceito de razão A razão entre dois números a e b é o quociente entre eles, o seja,
O Segredo do Bom Professor?. Todos os professores desejam ser reconhecidos como bons. Mas o que faz com que os professores tenham sucesso na difícil missão.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Transcrição da apresentação:

Conceito de Aprendizagem Visão Sociointeracionista

Problema Calcular o minuendo de uma subtração sabendo-se que: minuendo + subtraendo + resto = 40

A professora propôs vários desafios similares à turma. Eram 6 grupos Os grupos expunham suas soluções que eram submetidas à análise do resto da turma Resposta do grupo 5: = 40 Resposta de uma criança de outro grupo: = 40

Intervenção da professora P: Vamos reler o problema... Minuendo e subtraendo são termos de que operação? Resposta imediata dos alunos: subtração P:Então podemos aceitar as duas respostas propostas? Resposta dos alunos: Não, porque são adições. P: Vamos pensar em outra resposta.

60 – 20 = 40 P: Todo mundo concorda com essa resposta Alguns alunos discordam, mas não sabem explicar. P: Vamos imaginar uma subtração... (escreve na lousa) minuendo - subtraendo ___________ Resto

Os alunos lêem de novo o problema Alguns dizem: 40 tem que ser a soma dos três (elementos) Finalmente, uma aluna propôe: 20 – 10 = 10 P: Podemos concordar com essa resposta?...

Aprendizagem “É um processo sociocognitivo, realizado através do trabalho interacional, histórico e culturalmente situado. Aprender é uma forma de estar no mundo social com alguém, em um dado contexto, no qual os participantes se auxiliam na construção de significados e capacidades.”

Problema Calcular o minuendo de uma subtração sabendo-se que: minuendo + subtraendo + resto = 40 Construto social

Levantamento de hipóteses A professora propôs vários desafios similares à turma. Eram 6 grupos Os grupos expunham suas soluções que eram submetidas à análise do resto da turma Resposta do grupo 5: = 40 Resposta de uma criança de outro grupo: = 40 Interação

Mediação Negociação Interacional Intervenção da professora P: Vamos reler o problema... Minuendo e subtraendo são termos de que operação? Resposta imediata dos alunos: subtração P:Então podemos aceitar as duas respostas propostas? Resposta dos alunos: Não, porque são adições. P: Vamos pensar em outra resposta.

60 – 20 = 40 P: Todo mundo concorda com essa resposta Alguns alunos discordam, mas não sabem explicar. P: Vamos imaginar uma subtração... (escreve na lousa) minuendo - subtraendo ___________ Resto Modelagem

Os alunos lêem de novo o problema Alguns dizem: 40 tem que ser a soma dos três (elementos) Finalmente, uma aluna fala: 20 – 10 = 10 P: Podemos concordar com essa resposta?... FALA PRIVADA

PALAVRAS-CHAVE: INTERAÇÃO MEDIAÇÃO SCAFFOLDING SENTIDO DA APRENDIZAGEM: AGIR NO MUNDO SOCIAL