Conceito de Aprendizagem Visão Sociointeracionista
Problema Calcular o minuendo de uma subtração sabendo-se que: minuendo + subtraendo + resto = 40
A professora propôs vários desafios similares à turma. Eram 6 grupos Os grupos expunham suas soluções que eram submetidas à análise do resto da turma Resposta do grupo 5: = 40 Resposta de uma criança de outro grupo: = 40
Intervenção da professora P: Vamos reler o problema... Minuendo e subtraendo são termos de que operação? Resposta imediata dos alunos: subtração P:Então podemos aceitar as duas respostas propostas? Resposta dos alunos: Não, porque são adições. P: Vamos pensar em outra resposta.
60 – 20 = 40 P: Todo mundo concorda com essa resposta Alguns alunos discordam, mas não sabem explicar. P: Vamos imaginar uma subtração... (escreve na lousa) minuendo - subtraendo ___________ Resto
Os alunos lêem de novo o problema Alguns dizem: 40 tem que ser a soma dos três (elementos) Finalmente, uma aluna propôe: 20 – 10 = 10 P: Podemos concordar com essa resposta?...
Aprendizagem “É um processo sociocognitivo, realizado através do trabalho interacional, histórico e culturalmente situado. Aprender é uma forma de estar no mundo social com alguém, em um dado contexto, no qual os participantes se auxiliam na construção de significados e capacidades.”
Problema Calcular o minuendo de uma subtração sabendo-se que: minuendo + subtraendo + resto = 40 Construto social
Levantamento de hipóteses A professora propôs vários desafios similares à turma. Eram 6 grupos Os grupos expunham suas soluções que eram submetidas à análise do resto da turma Resposta do grupo 5: = 40 Resposta de uma criança de outro grupo: = 40 Interação
Mediação Negociação Interacional Intervenção da professora P: Vamos reler o problema... Minuendo e subtraendo são termos de que operação? Resposta imediata dos alunos: subtração P:Então podemos aceitar as duas respostas propostas? Resposta dos alunos: Não, porque são adições. P: Vamos pensar em outra resposta.
60 – 20 = 40 P: Todo mundo concorda com essa resposta Alguns alunos discordam, mas não sabem explicar. P: Vamos imaginar uma subtração... (escreve na lousa) minuendo - subtraendo ___________ Resto Modelagem
Os alunos lêem de novo o problema Alguns dizem: 40 tem que ser a soma dos três (elementos) Finalmente, uma aluna fala: 20 – 10 = 10 P: Podemos concordar com essa resposta?... FALA PRIVADA
PALAVRAS-CHAVE: INTERAÇÃO MEDIAÇÃO SCAFFOLDING SENTIDO DA APRENDIZAGEM: AGIR NO MUNDO SOCIAL