Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
Advertisements

Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Etapa Junho.
Tecnologias na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC Curso de 60 horas Realização: SMEC/NTM/MEC/PROINFO INTEGRADO Ano: 2016.
ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA, NA MODALIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL PARECER Nº 07/14 - CEE INÊS ROSELI SOARES TONELLO.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
“Quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do seu plano.” uma das etapas do seu plano.” Gerhard Erich Boehme Orientação.
SEAPE 2010 Oficina de Divulgação de Resultados. SEAPE 2010 Página  2 Objetivos da Oficina Apresentação e Estudos dos Resultados do SEAPE edição 2010.
Diretoria de Ensino Região Pindamonhangaba Núcleo Pedagógico 3ª parte do vídeo – Leitura da escala de proficiência do SARESP.
Diretoria de Ensino Leste 4 Dirigente José Carlos Francisco
EDUCAÇÃO ESPECIAL Orientação Técnica: Abril /2017 Supervisão: Shirley, Silvia PCNP Educação Especial : Cristhiane PNCP Alfabetização: Márcia.
Avaliação em Larga Escala Multidimensional
Diretoria de Ensino de Piracicaba
Matriz de Referência e Escala de proficiência
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
AUTOAVALIAÇÃO.
Curso - Avaliação e Aprendizagem
“Análise de resultados educacionais e replanejamento de ações pedagógicas”
Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ Aluno: Cynthia Guilhon Orientadora: Ana Paula Beato-Canato.
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPE 2016
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
O Atendimento Educacional Especializado – AEE
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município ____________
MENTORING DOCENTE Prof. Janes F Tomelin Profa. Karina N Tomelin.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE
Leitura na escola e na comunidade
Estágio IV.
Ler e Escrever: Desafio de todos
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
Que saberes o professor precisa ter para trabalhar uma sequência didática de forma produtiva? Se um professor o procura dizendo que considera que os seus.
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Diretoria de Ensino de Piracicaba Dezembro/2017
CONVIVA
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
30anos CENPEC.
2ª Formação de Professores Coordenadores
Programa Ensino Integral / EMTI
EDUCAÇÃO “Se você planeja para um ano, semeie milho.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS Programa Mais Alfabetização
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
OS REGISTROS NO DIÁRIO DE CLASSE A FAVOR DO PEDAGÓGICO
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva.
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico UO:CAMPO GRANDE 05/12/2018 Conselho de Classe.
Diretoria de Ensino Região São Vicente
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Contextualização: escola e alunos
Encontros 2018 GT de Formação Continuada O QUE NÓS EM REGIME DE COLABORAÇÃO GOSTARÍAMOS DE ENTREGAR PARA O SECRETÁRIO(A) DE EDUCAÇÃO NO ANO QUE VEM? Novembro.
Plano de Gestão da Escola
Formação Continuada CTPs
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
2018 VAMOS RECORDAR!!.
Consolidando....
Pauta 11 A competência 9 da BNCC: RESPONSABILIDADE E CIDADANIA
Pauta 12 Que alunos pretendemos formar?
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
RE-PLANEJAMENTO ESCOLAR POLÍTICA DE RECUPERAÇÃO
APROPRIAÇÃO DOS RESULTADOS - PROEB /2018
Pauta 10 A competência 9 da BNCC: EMPATIA E COOPERAÇÃO
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018 I Encontro de Formação de Professores Coordenadores EFAF e EM “Repensando e planejando a ação pedagógica” Diretoria de Ensino Região de Piracicaba 07/02/2018 Núcleo Pedagógico

Pauta Apresentação Diretor de Núcleo Pedagógico e PCNPs Apresentação de Professores Coordenadores Acesso aos documentos da Intranet - Coordenadorias – CGEB - Biblioteca Sequências Didáticas Retomada da Videoconferência/CGEB – “Planejamento 2018 – Volta às aulas” Educação Especial - Documento orientador CGEB Núcleo de Inclusão Educacional – Documento orientador CGEB Estudo da BNCC Programa Profissão ESALQ/USP

Acesso aos documentos da Intranet - Coordenadorias – CGEB - Biblioteca PCNP Katiuscia Leonel

Sequências Didáticas PCNP Sueli Araújo

Retomada da Videoconferência “Planejamento 2018 – Volta às aulas” PCNPs Luciana Victória e Marly Marsulo

Objetivos da Videoconferência: Apresentar cronograma de atividades (momentos) para início do ano letivo de 2018; Apresentar os objetivos para cada um dos momentos elencados para o mês de fevereiro/2018; Apresentar sugestões de materiais para apoio ao trabalho a ser realizado em cada um dos momentos elencados.

Semana de 5 a 9 de fevereiro De acordo com a videoconferência “Planejamento 2018 – Volta às aulas” do dia 18/01/2018, faz-se necessário, neste período, que a equipe escolar: Reconheça o perfil dos alunos (potencialidades e fragilidades), com os quais será realizado o trabalho ao longo do ano letivo e, Elabore e desenvolva as atividades diagnósticas a partir dos indicadores da escola.

Sugestão: Os professores, tendo como referência o Currículo do Estado de São Paulo, as Matrizes de Avaliação Processual e os indicadores da escola (atas dos conselhos de classe/série, resultados de AAP 2017, entre outros), planejem e desenvolvam com os alunos atividades que possibilitem identificar as potencialidades que os alunos têm para a sequência dos estudos no ano/série em curso.

Planejamento 14, 15 e 16 de fevereiro De acordo com o documento orientador Planejamento 2018 da CGEB (disponibilizado na biblioteca da CGEB/Intranet e rede 14/2018 disponibilizado no site da Diretoria de Ensino) o planejamento escolar / 2018 visa: Refletir sobre a Proposta Pedagógica da Escola com vistas à elaboração do Plano de Ação para 2018; Analisar os dados de desempenho e fluxo dos alunos no ano de 2017; Analisar as informações coletadas pelos professores na semana de 05 a 09/02 e estudar as Sequências Didáticas de Atividades Intensivas disponibilizadas pela CGEB; Analisar as vulnerabilidades às quais está sujeito o público atendido pela escola.

Sugestão: Organizar atividades de análise e tomadas de decisão a partir dos seguintes materiais: Estudo e reflexão da Proposta Pedagógica da Escola e Plano de Ação do ano anterior; Plataforma Foco Aprendizagem: Mapa de Habilidades do SARESP; Boletim SARESP/Boletim da Escola; Plataforma Foco Aprendizagem: resultados das AAP 2017; Resultados das atividades diagnósticas realizadas na primeira semana (de 05 a 09/02); Estudo das Sequências Didáticas de Atividades Intensivas – LP e Matemática (disponibilizadas pela CGEB); Preparação dos materiais para subsidiar as atividades intensivas a serem realizadas no período de 19/02 a 02/03; Estudo da BNCC – parte introdutória e competências gerais.

Semana 19 de fevereiro a 02 de março Aprendizagens com foco na recuperação das fragilidades de aprendizagem dos alunos. Sugestão: Trabalhar com as Sequências Didáticas disponibilizadas pela CGEB, objetivando o desenvolvimento de habilidades que são essenciais para a sequência dos estudos.

Semana 26 de fevereiro a 02 de março Nessa semana, após o trabalho com as Sequências didáticas, está previsto a aplicação da Avaliação Diagnóstica – AAP 18ª edição, a qual objetiva identificar os avanços de aprendizagem ocorridos no período das atividades intensivas e as dificuldades que ainda permanecem e que devem nortear o trabalho de recuperação contínua.

Sugestão: Utilizar as ATPCs para alinhamento das necessidades dos alunos nos diferentes componentes curriculares. Reforçamos que as ATPCs é um espaço de formação continuada e devem garantir a participação proativa dos professores; o acompanhamento formativo das práticas pedagógicas e a análise qualitativa dos dados das avaliações internas e externas.

Educação Especial Documento orientador CGEB PCNP Gediane Tenório

Núcleo de Inclusão Educacional Documento orientador CGEB PCNP João Gambaro

PCNP Edilaine Ceron e Márcia Sanches Estudo da BNCC PCNP Edilaine Ceron e Márcia Sanches

Programa Profissões ESALQ/USP Sueli Pereira Nunes

José Saramago