Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
III FÓRUM UNDIME REGIÃO SUL XXVII FÓRUM DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL P ORTO A LEGRE, 12 DE ABRIL DE 2016.
Advertisements

Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
Ministério da Cultura SISTEMA NACIONAL DE CULTURA Coordenação Geral de Institucionalização e Monitoramento do Sistema Nacional de Cultura Secretaria de.
I NICIATIVA - A VALIAÇÃO DA E DUCAÇÃO B ÁSICA Junho 2016 Devolutiva do GT.
Orientações Gerais sobre Conferência. O que é uma Conferência? Uma Conferência de determinada Política Pública tem o objetivo de verificar como está o.
I NICIATIVA DO F INANCIAMENTO E P ISO S ALARIAL Junho 2016 Devolutiva GT.
Censo Escolar da Educação Básica e Sistema Educacenso
PAUTADAS NAS RESOLUÇÕES Nº 08 DE 18/04/2013 E Nº 10 DE 15/04/2014 DO CONSELHO NACIONAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CNAS. FORAM APROVADAS AS AÇÕES ESTRATÉGICAS.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE DE GOIÁS SUPERINTENDÊNCIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE E TRABALHO PARA O SUS SEST-SUS Plano Estadual de Saúde de Goiás /
SUPERINTENDÊNCIA EXECUTIVA. CONHECENDO A NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA SES E SEUS INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO.
PLANO ESTADUAL DE SAÚDE Seminário de Planejamento Estratégico Região Norte Fluminense Macaé, 15 e 16 de março de 2006.
CASA DE PESSACH OSEAS. Organização Social Evangélica de Apoio a Sociedade Rua Caxias do Sul, 522, Bairro Coronel Antonino.
Monitoramento Clínico das Pessoas Vivendo com HIV/AIDS Marcelo Freitas Coordenação de Assistência e Tratamento Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais.
Educação no Estado do Ceará e em Sobral
Painel 6: RIPSA: perspectivas e alcances e no âmbito Nacional
Mini Curso: GESTÃO DO BOLSA FAMÍLIA
Sistema de avaliação de ensino
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
Governança e Relações Inter Federativas no SUS na Perspectiva da Gestão Municipal
AUTOAVALIAÇÃO.
1ª REUNIÃO DO CONSELHO FISCAL – Gestão 2017/2018
VULNERABILIDADE SOCIAL NA CIDADE DE SÃO PAULO.
ACOLHIMENTO AOS GESTORES MUNICIPAIS DE SAÚDE
Projeto de Redesenho dos Métodos, Técnicas e Procedimentos de Controle Externo Papéis de Trabalho Novembro/2016.
Programa Mais Educação (Antigo)
Informe da Secretaria Técnica 19ª Oficina de Trabalho Interagencial
MELHORIA DA DETECÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO E DO CÂNCER DE MAMA NO CENTRO DE SAÚDE N. 02 DO RECANTO DAS EMAS – BRASÍLIA/DF Leila Barbosa Rezende Teixeira.
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Universidade Federal de Pelotas
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Danielle de Mello Cherbiski Orientadora: Marina Sousa Azevedo
Qualificação da Atenção à Saúde da Mulher, na USF Centro 2, Extremoz / RN Juliana Ferreira Lemos Orientadora: Tatiana Afonso da Costa.
Christopher Berwig Turma 4
Implantando as LINHAS de CUIDADO na Atenção Básica
Gestores de Aprendizagem
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
SEMINÁRIO NACIONAL DE ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA REUNI GESTÃO ADMINISTRATIVA Secretaria de Educação Superior Ministério da Educação.
Relatório de Autoavaliação Institucional
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Universidade Aberta do SUS UNA/SUS Departamento de Medicina Social Programa de Especialização em Saúde da Família Trabalho.
Planejamento de estratégias:
O Programa Brasil Alfabetizado
A Fundação Itaú Social. A Fundação Itaú Social.
SINAES ENADE.
30anos CENPEC.
Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no
Plano Nacional de Educação: Perspectivas e Desafios
Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde-DEGERTS
O DESAFIO DE QUALIFICAR O CUIDADO
POLÍTICA E LEGISLAÇÃO FLORESTAL
EDUCAÇÃO “Se você planeja para um ano, semeie milho.
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Curso: Programação Anual de Saúde e Relatório Anual de Gestão
OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA GESTÃO DO SUS
Avaliar desempenho de servidores
MEDALHA PAULO FREIRE.
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO
PROPÓSITO INSTITUCIONAL
Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa
Avaliar desempenho de servidores
Duas décadas de experiência de avaliação pedagógica no PNLD
INTRODUÇÃO AO MS PROJECT
Brasília-DF, 19 de julho de 2016
Encontros 2018 GT de Formação Continuada O QUE NÓS EM REGIME DE COLABORAÇÃO GOSTARÍAMOS DE ENTREGAR PARA O SECRETÁRIO(A) DE EDUCAÇÃO NO ANO QUE VEM? Novembro.
Centralizador – e-SUS/AB
Panorama da Educação profissional de Nível Técnico no brasil
Acolhimento Pedagógico 2019
O Impacto no custeio dos RPPS com a mudança na taxa de juros
Acordo de Cooperação Técnica STN/MF e Tribunais de Contas
Transcrição da apresentação:

Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino - Sase | MEC Diretoria de Cooperação e Planos de Educação - Dicope Tranquilo e linear?

Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino – Sase (criada pelo Decreto nº 7.480/2011) Diretoria de Cooperação e Planos de Educação (Dicope) Diretoria de Valorização dos Profissionais de Educação (Divape) Diretoria de Articulação dos Sistemas de Ensino (Dase) objetivo ter no Ministério uma unidade que fortaleça a otimização da articulação com as esferas estaduais, municipais e distrital, respeitando a autonomia de cada ente federativo, dialogando e pactuando horizontalmente.

Diretoria de Cooperação e Planos de Educação | Dicope O Plano Nacional de Educação (2014/2024)|Lei nº 13.005/14 Emenda Constitucional nº 59/2009 Rede de Assistência Técnica Estudo, monitoramento e avaliação dos Planos de Educação.

Rede de Assistência Técnica para Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação PARANÁ 27 01 Coordenador Estadual Coordenador Estadual 32 2 Supervisor Geral Supervisor Geral 233 32 Técnico Técnico É constituída a partir da parceria entre MEC, Consed e Undime.

Atribuições Coordenador Estadual: Coordena; orienta; realiza formação; mobiliza, avalia e planeja ações junto à Rede no Estado. Acompanha e orienta os trabalhos de monitoramento e avaliação do PEE. Supervisor: Apoia a Rede no planejamento das ações junto ao Coordenador Estadual: orienta, realiza formação e consolida os resultados dos trabalhos realizados pelos AE´s técnicos. Técnico: Orienta, acompanha e realiza formações junto às comissões coordenadoras e equipes técnicas dos municípios pelos quais é responsável. A Rede de Assistência Técnica não possui vínculo empregatício com o MEC. O pagamento pelas atividades realizadas é regulamentado pela Resolução/CD/FNDE nº 24 de 25 de maio de 2011 ( AAE).

Comissão Coordenadora Como funciona? MEC SASE Metodologia de trabalho Processo formativo; coleta de informações e acompanhamentos das ações desenvolvidas durante a vigência do PNE. Rede de Assistência Técnica para Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação com o objetivo de subsidiar as comissões coordenadoras responsáveis por esta finalidade nos estados, no Distrito Federal e nos municípios. Comissão Coordenadora

Abrangência Atendimento a 26 estados, o Distrito Federal e 5.569 municípios brasileiros. PNE 2001/2010 PNE 2014/2017 3.384 (10 anos) 5.555 (3 anos)

Houve troca de Comissão Houve troca de Equipe Técnica MUNICÍPIOS Adesão à Rede Lei Sancionada Houve troca de Comissão Houve troca de Equipe Técnica 5.462 (98%) 5.555 (99,5%) 2.897 (52%) 2.995 (53%) Avaliação Monitoramento 163 (2,93%) 4.455 (80%) 503 Formações 12.076 Nº Formados

Houve troca de Comissão Houve troca de Equipe Técnica MUNICÍPIOS - PARANÁ Adesão à Rede Lei Sancionada Houve troca de Comissão Houve troca de Equipe Técnica 399 (100%) 399 (100%) 245 (61%) 251 (63%) Avaliação Monitoramento 66 (17%) 118 (29%) 42 Formações 1724 Nº Formados

Contexto |2017 Mudança de gestão (85% dos municípios) Com mudança ou não na gestão, o seu município se encontra em uma dessas situações? Municípios que não possuem planos; Municípios com planos e novas comissões técnicas; Municípios com planos sancionados em fase de monitoramento; Municípios em fase de avaliação dos planos. transição continuidade

Avaliação - ato periódico de dar valor aos resultados alcançados até aquele momento, às ações que estejam em andamento e àquelas que não tenham sido realizadas, para determinar até que ponto os objetivos estão sendo atingidos e para orientar a tomada de decisões. Monitoramento - ato contínuo de observação, pelo qual são tornadas públicas as informações a respeito do progresso que vai sendo feito para o alcance das metas definidas.

Metodologia de Monitoramento e Avaliação dos Planos de Educação

Monitorar continuamente as metas e Estratégias Organizar o Trabalho Verificar se o Plano de Educação define as instâncias responsáveis pelo seu monitoramento e avaliação; Constituição da Equipe Técnica; Agenda de Trabalho; Estudar o Plano Releitura atenta do plano; Organizar as metas e estratégias de forma cronológica. Monitorar continuamente as metas e Estratégias Aferir o cumprimento das metas; Tornar as informações públicas Relatório anual de monitoramento Avaliar o Plano Periodicamente Consolidar os Relatórios Anuais de Monitoramento; Produzir relatório de Avaliação do Plano de Educação; Apresentação e debate do relatório em Audiência Pública; Alteração ou não da lei do Plano.

Consonância dos Planos Municipais de Educação ao Plano Nacional de Educação Art. 8º da Lei 13.005/14 Prazo para construção dos Planos subnacionais; Metas de 1 a 5 (universalização) Metas de 6 a 20

Indicadores Educacionais Parceria com o Inep na construção do Caderno de Orientações para construção de Indicadores Educacionais. Publicação, no Portal PNE em Movimento, dos estudos realizados para aferir a evolução do cumprimento das metas (Linha de Base |Relatório do 1º Ciclo de Monitoramento e avaliação dos Planos de Educação).

Materiais de apoio ao trabalho da Rede | Dicope Caderno detalhado sobre as 20 metas do Plano Nacional de Educação; Caderno com orientações para a elaboração ou adequação dos planos de educação; Caderno de orientações para o monitoramento e avaliação dos planos de educação; Caderno de orientações para a construção de indicadores educacionais; Estudos produzidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep para aferição das metas do Plano Nacional de Educação (Linha de Base |Relatório do 1º Ciclo de Monitoramento e avaliação dos Planos de Educação); PNE de Bolso; E-Proinfo. Todo esse material está disponível do Portal http://pne.mec.gov.br/publicacoes

Obrigado! Jhonata Moreira Pereira E-mail: jhonata.pereira@mec.gov.br Telefone: (61) 2022 8991 / 99268 0649