I Encontro de Licenciaturas da

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ROTEIRO PARA A SOCIALIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO – ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Dados de identificação: Nome da Instituição e Departamento.
Advertisements

Modelo de análise construído com base nos trabalhos de: Kember e Kwan (2000) Mayes e Fowler (1999) Roberts (2003) Schank e Cleary (1995) Sugrue.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO reflexões sobre a ação pedagógica na formação discente O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: reflexões sobre a ação pedagógica na formação.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Seminário de Estágio Supervisionado do Campus Anápolis de CSEH- UEG: as decisões nas políticas públicas nacionais, estaduais e institucionais com reflexos.
Relatório Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa Fernanda Almeida Vita.
PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS (LICENCIATURA) Amplificam e multiplicam os efeitos do impacto do ensino formal, em especial.
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia

Especialização em GESTÃO ESTRATÉGICA EM TURISMO - UNIPAMPA
Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ Aluno: Cynthia Guilhon Orientadora: Ana Paula Beato-Canato.
O uso de recursos pedagógicos no ensino da Matemática
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA
. ESTÁGIO PEDAGÓGICO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins Campus Araguatins Pov. Santa Tereza, Km 05 – Zona Rural Araguatins/TO.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
II COLÓQUIO DE PRÁTICAS DOCENTES
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Relatório de Autoavaliação Institucional
AÇÕES DE MELHORIA 2015/2016 Observação de Aulas.
Docência Online: Funções e Competências do Professor
Seminário de Estágio Supervisionado Campus Anápolis de CSEH-UEG
Ler e Escrever: Desafio de todos
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO GRUPO: APOLLO
II Encontro de Estágio Supervisionado de Pedagogia/URCA
SINAES ENADE.
TÍTULO DO TRABALHO EM DESTAQUE: SUBTÍTULO, SE HOUVER
I Encontro de Licenciaturas da
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
30anos CENPEC.
I Encontro de Licenciaturas da UNIOESTE Campus Foz do Iguaçu - ELUFI
I Encontro de Licenciaturas da
RESGATANDO CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DE FORMA LÚDICA
I Encontro de Licenciaturas da
GINCANA MATEMÁTICA COMO PROPOSTA EDUCATIVA
I Encontro de Licenciaturas da
ATIVIDADES PRÁTICAS NO ENSINO DE QUIMICA:
I Encontro de Licenciaturas da
I Encontro de Licenciaturas da
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
Orientadora: Renata Melo RESULTADOS E DISCUSSÕES
PRAT. ENS. E EST. SUP. DOC.ANOS INC. ENS. FUND
Professor reflexivo: construindo uma crítica
Estágio e Desenvolvimento de Saberes Profissionais
GRADE CIÊNCIAS SOCIAIS LICENCIATURA
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
TÍTULO DO TRABALHO XV ENCONTRO CIENTÍFICO E CULTURAL DO UNIFACEX
Resultados e Discussão
Conselho de Classe: espaço de análise, reflexão e avaliação do trabalho pedagógico UO:CAMPO GRANDE 05/12/2018 Conselho de Classe.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
QUALIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE:
Seminário: Formação de professores no limiar dos 20 anos da LDB Natalino N. da Silva
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
LICENCIATURA EM FÍSICA e QUÍMICA Disciplina: Estágio Supervisionado II
PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO:
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SUBPROJETO MULTIDISCIPLINAR CIÊNCIAS, BIOLOGIA, QUÍMICA, FÍSICA E MATEMÁTICA.
Orientações de estágio
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
A docência na educação superior
Orientações para elaborar o portfólio
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 6 A competência 5 da BNCC: CULTURA DIGITAL
Pauta 2 A competência 1 da BNCC: CONHECIMENTO
Portfólio Residência Pedagógica Aniele Valdez Machado
PORTFÓLIO Bolsista Rosimere Machado dos Santos
Transcrição da apresentação:

I Encontro de Licenciaturas da UNIOESTE Campus Foz do Iguaçu - ELUFI 06 e 07 de dezembro de 2017 O ESTÁGIO CURRICULAR COMO EIXO ARTICULADOR DA TEORIA COM A PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO Anna Rosa Ferreira Daluz, Discente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Foz do Iguaçu, Paraná. E-mail: annarosaf@hotmail.com Berenice Lurdes Borssoi, Orientadora e docente do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Foz do Iguaçu, Paraná. E-mail: bereborssoi.j@gmail.com RESUMO: O presente texto trata de abordar as experiências adquiridas com as atividades de estágio curricular obrigatório, realizado no Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves, desenvolvido na disciplina de Prática de Ensino I sob a forma de Estágio Supervisionado, no ano de 2016, do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, campus de Foz do Iguaçu-PR. Teve como objetivo promover a articulação da base teórica, abordado em sala de aula com a prática, possibilitando conhecer a realidade escolar e o trabalho pedagógico, a partir de uma visão dialética, como forma de ultrapassar a fragmentação entre a teoria e prática. O estágio se justifica na formação do licenciado em Pedagogia, dando oportunidade ao futuro docente de observar e participar de atividades que possibilitem o conhecimento, compreensão e análise de documentos que orientam a ação pedagógica na escola, com vista a uma formação crítica e sólida do profissional. A metodologia empregada foi a pesquisa bibliográfica e de campo realizada através da observação, leitura (Projeto Político-Pedagógico, Regimento Escolar e as Diretrizes Curriculares), análise e participação em instâncias colegiadas atuantes e que formam o corpo institucional (Conselho de Classe, Associação dos Pais, Mestres e Funcionários-APMF) no cotidiano escolar. Os dados coletados foram registrados em forma de Diário de Estágio, descritos e fundamentados em Relatório Final. Segundo Pimenta e Lima (2010) o estágio contribui para a construção da identidade profissional e o desenvolvimento de uma ação vivenciada, reflexiva e crítica. Além disso, possibilita vivenciar o trabalho docente na escola pública. Palavras-chave: Escola; Estágio Curricular; Instâncias Colegiadas; Projeto Político Pedagógico.