A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.

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A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em Atendimento Educacional Especializado Técnica em Educação-SME-Fortaleza

Novas perspectivas de Ação Gestão SME Políticas Públicas Acompa nhament o Escola Currículo, avaliação, PPP

Escola Comum Educação Especial Perspectiva Inclusiva

Escola Comum Currículo Avaliação Aprendizagem Ensino Educação Especial Novas Concepções Marcos Legais Salas de Recursos AEE Formação profs

Novas perspectivas Papel do professor Gestão democráti ca Projeto político pedagógico Aprendiz agem como foco

Projeto Político Pedagógico Documento que apresenta a intencionalidade das ações da escola; Sistematização – a partir de um diagnóstico da demanda da escola – do planejamento e do desenvolvimento do trabalho.

Projeto Político Pedagógico Porquê Político? ↓ Porque o PPP representa a escolha de prioridades de cidadania em função das demandas sociais.

Projeto Político Pedagógico Porquê Pedagógico? ↓ Porque representa a organização e sistematização das intenções em ações educativas.

Projeto Político Pedagógico Proposta pedagógica da escola Acesso,, permanência e sucesso escolar Formação de professores Infraestrutura Ambiente escola Acessibilidade Prática pedagógica

Recordando...Funções do AEE Organizar situações que favoreçam o desenvolvimento do aluno Produzir materiais didáticos e pedagógicos, tendo em vista as necessidades específicas desses alunos Promover a inclusão e interação do aluno na sala de aula do ensino regular.

Característica do AEE Resguarda características educacionais e deve favorecer o desenvolvimento dos alunos e a superação dos aspectos impostos pela deficiência, que podem limitar a aprendizagem.

Eixos de articulação entre a escola e o AEE Acompanhamento em conjunto da utilização dos recursos e do progresso do aluno no processo de aprendizagem Formação continuada dos professores e de toda a equipe escolar

AEE e as Parcerias Setores da comunidade escolar Organização dos horários de oferta do AEE Projetos escolares interdisciplinares Planejamento para acessibilidade física nas escolas

O AEE e o Projeto Político Pedagógico da escola RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009 Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial.

RESOLUÇÃO Nº 4, DE 2 DE OUTUBRO DE 2009 Prevê a oferta do AEE, preferencialmente, em escolas comuns, na sala de recursos multifuncionais; Apresenta o AEE como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.

AEE e o Projeto Político Pedagógico O PPP deve contemplar o AEE como uma das dimensões da escola das diferenças O PPP deve prever a organização e os recursos para o AEE: Sala de recurso multifuncional Matrícula do aluno no AEE Aquisição de equipamentos

AEE e o Projeto Político Pedagógico O PPP deve prever a organização e os recursos para o AEE: Indicação de professor para o AEE Articulação entre o professor de AEE e o de ensino comum e redes de apoio interno e externo à escola

AEE e o Projeto Político Pedagógico O PPP deve prever a organização e os recursos para o AEE: em uma escola próxima ou centro especializado, no caso de inexistência do serviço na escola

AEE e o Projeto Político Pedagógico O PPP deve prever : ações de acompanhamento e articulação entre o professor do AEE os das salas comuns ações de monitoramento na produção de materiais didáticos especializados e os recursos necessários

AEE e o Projeto Político Pedagógico NO PPP da escola deve estar previsto também outros profissionais da educação, como: tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais, instrutor de Libras e outros que atuem no apoio, principalmente às atividades de alimentação, higiene e locomoção (profissional de apoio);

AEE e o Projeto Político Pedagógico O PPP deve prever : o horário do professor de AEE para que possa realizar o atendimento ao aluno, preparar material didático, receber as famílias dos alunos, os professores das salas comuns e demais profissionais

AEE e o Projeto Político Pedagógico O PPP deve estabelecer : formas de avaliar o AEE, de alterar práticas, de inserir novos objetivos e de definir novas metas para o aprimoramento do trabalho

AEE: o papel da gestão escolar Neste sentido, caberá a gestão zelar para que o AEE não seja descaracterizado de suas funções e para que os alunos não sejam categorizados, discriminados e excluídos do processo avaliativo utilizado pela escola; È papel de todos consolidar o PPP como garantia de uma escola democrática e para todos.

Obrigada!