APRESENTAÇÃO MARCONDES MARIANO DA SILVA DOUTORANDO EM ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA; MESTRE EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS; ESPECIALISTA EM METODOLOGIA DO ENSINO; GRADUADO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
ATUAÇÃO PROFESSOR DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE BOA VIAGEM UNISUL UNOPAR PROFESSOR DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO FACOTTUR
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CONTEÚDO 1 – INTRODUÇÃO 1.1 Administração de Recursos Humanos e Administração de Cargos e Salários; 1.2 Importância e Objetivos da Administração de Cargos e Salários; 1.3 Remuneração e Motivação. 2 – ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS 2.1 O Plano de Cargos e Salários – Instrumentos e Técnicas; 2.2 Etapas de Elaboração do Plano de Cargos e Salários; 2.3 Métodos Não-quantitativos de Avaliação de Cargos; 2.4 Métodos Quantitativos de Avaliação de Cargos: O Método por Pontos; 2.5 Estrutura Salarial e Política Salarial.
CONTEÚDO 3 – PLANEJAMENTO DE CARREIRAS 3.1 Conceituação; 3.2 Tipologias de trajetórias de carreira; 3.3 Vantagens do Planejamento de Carreiras. 4 – TEMAS EMERGENTES NA ADMINISTRAÇÃO DE CARGOS E SALÁRIOS 4.1 Remuneração Variável; 4.2 Remuneração por Habilidades e Competências. 5 - Recrutamento e Seleção de Pessoal 5.1 – Recrutamento Conceito – processo de recrutamento –fontes do recrutamento 5.2 – Seleção Conceito – Processo de seleção Estudo de casos
CONTEÚDO 6 - Remuneração- Cargos e Salários 6.1 – Conceito e programa de gestão de cargos e salários Análise de função 6.3 – Descrição e avaliação de cargos 6.4 – Pesquisa de salários e política salarial Estudo de casos 7 - Benefícios Conceito – planos tipos de benefícios Estudo de casos e vídeos. 8 – Departamento Pessoal 8.1 – Definição – Funções de DP 8.2 – Relações trabalhistas – com sindicato - Contatos e negociações
AVALIAÇÃO A avaliação dos alunos será realizada levando-se em consideração as normas vigentes na Instituição, mais uma avaliação de desempenho elaborada pelo professor que consta de: Envolvimento do aluno com a leitura prévia dos textos solicitados para as aulas; participação ativa e efetiva nas aulas, pois durante estas serão os alunos avaliados quanto: a participação e envolvimento nas aulas, a postura em sala com o professor e os colegas de equipe e, ao conhecimento sobre o conteúdo. Resolução e plenário de Estudos de Caso, pertinentes aos conteúdos desenvolvidos durante a aula, em equipe e com consulta. Relatórios das atividades Debates.
BIBLIOGRAFIA CHIAVENATO, Idalberto Recursos Humanos: o capital humano das organizações. São Paulo: Campus, CHIAVENATO, Idalberto Gestão de Pessoas: O novo papel dos Recursos Humanos nas Organizações. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, LACOMBE, Francisco. Recursos Humanos, Princípios e Tendências. São Paulo: Saraiva, 2011.