Já sabemos o que é mesmo cooperação?

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Transcrição da apresentação:

Já sabemos o que é mesmo cooperação? Cooperação na Prática Já sabemos o que é mesmo cooperação?

Atividade colaborativa? O que queremos dizer por isso? Duas ou maaaaiiiiis pessoas aprendem alguma coisa juntas? Quando? 20 minutos... 10 Dias ... 1 Ano... Social x economicoX cognitivo

Colaboração é “uma atividade coordenada, síncrona, que é o resultado de uma tentativa contínua de construir e manter uma concepção compartilhada de um problema” (Roschelle & Teasley, 1995.p70)

Cooperação X Colaboração "Cooperação' e 'Colaboração' são às vezes usados como sinônimos, enquanto outros escolásticos usam esses termos distintamente de acordo com o grau de divisão do trabalho. Na cooperação, os parceiros dividem o trabalho, resolvem sub-tarefas separadamente e então unem os resultados parciais em um trabalho final. Na colaboração, os parceiros fazem o trabalho ' juntos'. Apesar de que uma divisão espontânea pode ocorrer quando duas pessoas realmente trabalham juntas: por exemplo, um parceiro pode responsabilizar-se pelos aspectos de baixo-nível da tarefa enquanto outro focaliza nos aspectos estratégicos (Miyake, 1986)" (tradução da autora). (DILLENBOURG, 1999, p.11).

Questões teóricas unidade de análise Indivíduos Grupo Propriedade emergente das interações sociais Cognição é um produto dos processadores individuais de informação... Melhor em grupo ou sozinho? Depende... de maneira complexa de vários fatores...

Questões teóricas Construtivista Radical (Maturana ) Indivíduo Construtivista Radical (Maturana ) Sócio-construtivista (Piaget) Sócio cultural (Vygotsky) Distributed cognition (Grupo de Leeds-Genebra) Ecologias Cognitivas (Lattour) Grupo

Construtivista conflito e coordenação de pontos de vista (descentração) Ímpeto para solucionar o conflito sócio cognitivo - Pares com diferenças nos estágios de desenvolvimento... (eu não concordo - diferentes hipóteses sim...) - dois erros podem fazer o acerto... - coordenação de respostas e não imitação múltiplas representações... ! talvez não desacordo  mas a comunicação gerada papel da comunicação  verbalização

Sócio Cultural teoria da atividade Internalização de processos inter-sociais Fala social  fala interna auto-reguladora Imitação? Com transformação ou Apropriação... Assimilação socialmente orientada e coordenada... Ação1A  Ação2B (interpreta 1A)  Ação3A (int 2B)(interpreta B interpretando 1A)(reinterpreta1A) ..... Artefatos e instrumentos passam a ser considerados como parte integrante do processo de mediação interpessoal.

Cognição Distribuída Ambiente = (contexto social e físico) Sistema cognitivo único  nova unidade... Concepções emergentes são um produto do grupo

O que é mesmo cooperação O que é mesmo cooperação? quatro aspectos que caracterizam a ação colaborativa: i) situações; ii) interações; iii) processos; e; iv) efeitos.

i) situações caracterizadas como colaborativas (Dilenbourg) a) parceiros estão mais ou menos no mesmo nível de desenvolvimento e podem desempenhar as mesmas funções, b) têm um objetivo comum e, c) trabalham juntos.".

i  a Dillenbourgh discrimina três formas básicas de simetria: Simetria de ação; Simetria de conhecimento (ou habilidades ou desenvolvimento); Simetria de status. tanto no nível objetivo quanto subjetivo

i  b presença? de objetivos comuns Propriedades emergentes de ação involuntária dos membros de uma comunidade... i  c Divisão do trabalho tarefas integradas e interdependentes ou tarefas divididas e hierarquizadas

ii)Interações caracterizadas como colaborativas interatividade, nível de influência cognitiva mútua (Piaget destaca ainda- intensidade dos valores - trocas energéticas intensas ) sincronicidade, (não como parâmetro técnico mas uma regra social...) - como um contrato meta-comunicativo negociação (desentimento x desacordo) - esforço colaborativo ótimo -> esforços precisam estar subordinados à efetiva realização da tarefa.

iii)Processos caracterizados como colaborativos Individuais (processos individuais que ocorrem mais frequentemente quando em grupos – ou porque o trabalho em grupo é interessante) Indução - o que é conflitante em ambas as representações é mais relevante...produção de representações mais abstratas ... Carga cognitiva - redução (regulação mútua em pares) aumento – grupos maiores (bom sem overload) Auto - Explanação Conflito– o grupo provoca o conflito (Piaget equilíbrio)

iii)Processos caracterizados como colaborativos Grupais (específicos nas interações sociais) Internalização – inter  intra (por enquanto é mais um efeito do que um processo claramente explicado...) - Apropriação – reintepretação da própria ação ou locução em função do que um parceiro disse ou fez em seguida...  implica na existência de um modelo do parceiro.

iv)Efeitos dos processos Colaborativos (Dilenbourg – excessivamente crítico na minha opinião) De que?? (qual é o efeito de tomar um remédio sem definir qual!!!?) Efeitos de uma particular categoria de interações? medidas de performance de desempenho de tarefas... (individual ou em grupo? habilidade para colaborar??...

Trabalhar cooperativamente com outros promove uma consciência pública sobre nosso aprendizado de forma que aqueles aspectos do aprendizado que estavam cegos, escondidos ou inconscientes, ficam claros, abertos e conscientes.(Dilenbourg, 1999: 17) O esforço comunicativo exigido pelo trabalho em grupo promove que estruturemos e organizemos melhor o que sabemos, torna-nos conscientes sobre o que sabemos, e sobre como chegamos a saber

. “Tornar as suas estratégias explícitas é a única maneira de participar das estratégias dos outros e assim progressivamente estabelecer uma estratégia conjunta.”(Dillenbourg, 1993). O estímulo à expressão livre e grupal deve ser central no design de qualquer sistema de aprendizado cooperativo.