COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Departamento Pedagógico Divisão de Educação Básica Assessoria de Educação do Campo.
Advertisements

Profª Socorro Brandão Coordenadora Regional do Projeto Diretor de Turma Educar na perspectiva.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
Diretoria de Ensino Região de Carapicuíba Núcleo Pedagógico Replanejamento /Julho2016 Ensino Médio.
Marcinete Duarte da Silva Coordenadora Local.  O1 coordenador(a);  05 Orientadoras de Estudo específicos do Departamento de Formação Continuada;  01.
Analisando os PDIs do IFB e identificando os gargalos no uso do PDI na Rede Federal PRDI/CGPL Pompylio Jerônimo de Lima Anderson Allan Almeida Galvão MINISTÉRIO.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Metodologia, objetivos, dimensões e temas do Programa Melhoria da Educação no Município.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
PNE- PEDET. AS REFORMAS EDUCACIONAIS E OS PLANOS DE EDUCAÇÃO RELAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( PNE) X COM O PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TERESINA.
Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva Secretária de Educação Básica Ministério da Educação A Construção de Parcerias para a Parcerias para a Formação.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
OFICINA SOBRE OS RELATÓRIOS Analíticos e Descritivos
SEMINÁRIO ESTRATÉGICO
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Diretoria de Ensino de Piracicaba
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Diretoria de Ensino de Piracicaba Maio/2017
Programa Pró Escolas Formação
COORDENAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA
PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC
Escopo do projeto Entra na Roda. Escopo do projeto Entra na Roda.
JOGOS E RECURSOS UTILIZADOS NA ALFABETIZAÇÃO
Programação Formação Continuada 2016
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: RESOLUÇÃO Nº 147/2016/CONSUP
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
Roteiro para Elaboração do Projeto de aplicação da Modelagem Matemática na sala de aula da Educação Básica.
Aedes aegypti, alfabetização científica e oficinas temáticas na educação de jovens e adultos interventiva Sheila dos Santos Rodrigues (Faculdade UnB.
Orientação à Ação Evangelizadora Espírita da Infância - Subsídios e Diretrizes.
Coordenação: Vani Kenski
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
SUBCOORDENAÇÃO DE CAPACITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS CADEP
1.
Resolução Nº 50 de 04 dezembro de 2008
Perfil de atribuições do Psicólogo em Contexto Escolar
A realidade escolar e sua influência na prática docente do educador musical: a experiência do Pibid.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
O QUE É O PEDAGOGO.
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
EDUCAÇÃO HÍBRIDA – TEMA 32
“Mediações no Cotidiano do Laboratório de Informática Educativa” Carmem Silva de Oliveira Informática Educativa: inovando a aprendizagem.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Provocar e gerir discussões a partir da análise dos resultados da avaliação diagnóstica do Programa Mais Alfabetização, articulando com as habilidades.
UTILIZAÇÃO DA MÍDIA IMPRESSA E MÍDIA INFORMÁTICA
O viés formativo do coordenador pedagógico
em Educação em Direitos Humanos
GESTÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES Profa. Dra
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Carlos alberto saldanha da Silva Junior
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS
O PIBID COMO AGENTE TRANSFORMADOR
CONTRATO DIDÁTICO Por meio deste instrumento de contrato didático eu,____________________ _____________________________________________________________.
Realizar Formação Continuada
Acompanhamento dos Processos Pedagógicos
Projeto Professor Diretor de Turma. Genezio Santos Professor DT Patrica Aalves Ferreira Coord. do PPDT Por dentro do Projeto Professor Diretor de Turma.
Atribuições das/os Pedagogas/os Editais 37/2004 e 10/2007
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Diretoria de Ensino – Região Osasco
Superintendência Regional de Coronel Fabriciano – DIVEP /2019
O profissional da gestão escolar e suas implicações.
VIII Fórum Institucional de Ensino
VIII Fórum Institucional de Ensino
Pauta 4 A competência 3 da BNCC: REPERTÓRIO CULTURAL
Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural Coordenação de Formação de Agentes de ATER PROJETO CULTIVANDO SABERES.
Transcrição da apresentação:

COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Dimensões da Coordenação Pedagógica 1) Dimensão organizativa Acompanhar o alfabetizador em suas atividades de planejamento, docência e avaliação. 2) Dimensão Formativa Fornecer subsídios que permitam aos alfabetizadores atualizarem-se e aperfeiçoarem-se constantemente em relação ao seu exercício docente. 3) Dimensão Interativa Promover reuniões, discussões e debates com a comunidade escolar para melhorar sempre o processo educativo. 4) Dimensão Afetiva Estimular os alfabetizadores a desenvolverem com entusiasmo suas atividades, procurando auxiliá-los na prevenção e na solução de problemas.

Funções do Coordenador pedagógico Função orientadora Orientar os alfabetizadores na superação das dificuldades, auxiliar no planejamento das atividades pedagógicas; Função Articuladora Identificar e mediar as demandas práticas; Função Formadora Realizar formação continuada nos encontros quinzenais, refletir com o grupo, traçando um paralelo entre teoria e a prática educativa, estimular inovações; Função Transformadora Estimular a utilização de metodologias e materiais pedagógicos diversificados que melhor atendam a realidade do jovem, adulto e idoso; auxiliar o desenvolvimento da criatividade da equipe ;

do Coordenador Pedagógico Promover ações de acolhimento para os alfabetizadores e alfabetizandos. Propor estratégias de acesso e permanência no Programa. Promover ações com vistas à continuidade do processo educativo escolar dos alfabetizandos na Rede Pública de Ensino. Realizar momentos de estudo para refletir a prática pedagógica. Realizar oficinas de leitura e escrita, educação matemática, sucata, sarau, projetos de leitura, atividades culturais, utilização de revistas, jornais, panfletos, produção de alfabeto móvel, outros. Promover a socialização das atividades pedagógicas desenvolvidas nas turmas de alfabetização.

Planejamento semanal do coordenador Atividades Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Permanentes Acompanha-mento em sala de aula: *verificação da frequência das turmas; *acompanhar o diário de classe *relatório de coordenação Acompanha- mento em sala de aula: Levantamento das necessidades de materiais pedagógicos Acompanha-mento em sala de aula; Elaboração de temática para formação continuada Formação continuada; Compartilhar experiências; Planejamento semanal e/ou quinzenal; - Atividades de integração e culminância; Eventuais Sugestões de atividades diversificadas

Coordenador/a a sua presença é muito importante!!