Desenvolvimento da Comunidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As pessoas devem estar felizes por participarem do grupo e sentirem-se em casa.
Advertisements

EMPREENDEDORISMO  Existem várias definições para empreendedorismo, entre elas, a clássica de Joseph Schumpeter, de 1949: "O empreendedor é aquele que.
PSICOLOGIA DO TRABALHO E DAS ORGANIZAÇÕES Objectivo:  melhorar a eficiência, a satisfação e o bem-estar das pessoas no exercício da sua profissão.
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
Certificação e Auditorias Benefícios internos: Melhoria dos processos de negócio; Melhorias na motivação e no desempenho dos colaboradores; Clarificação.
A definição de um projeto e o modelo de investimento adequados ao perfil e ao tipo de negócio das empresas Julho/2016.
Universidade Católica de Petrópolis Sicomércio 9/21/2016.
ROTINAS ADMINISTRATIVAS. Administração nas Empresas “A Administração não é nem privilégio nem uma carga pessoal do chefe ou dos seus diretores; é uma.
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
BEST Porto Apresentação Recrutamento 2011/12. Agenda BEST – O que é? – Identidade e Serviços – Estrutura Interna BEST Porto – Estrutura Interna – Em 2011.
Apresentação do Projecto Ciência na Escola Hugo Domingos Administrador do projecto.
Conferência de Avaliação do PDI 2014/2018 do IFB Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional - PRDI Pró-Reitor(a): Diretor(a)/Coordenador(a) A: Diretor(a)/Coordenador(a)
Conferência de Avaliação do PDI 2014/2018 do IFB Apresentação da DRGP Diretor(a):... Coordenador(a) A:... Coordenador(a) B:... MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto.
Os novos paradigmas da liderança, focada em resultados.
GOVERNAÇÃO PARTICIPATIVA, TRANSPARENTE E INCLUSIVA
78ª 3ª Eleita melhor ONG do mundo melhor ONG do Brasil e Ranking
Lançamento Manual Lisboa, 14 Janeiro 2013.
Ministério do pequeno grupo As igrejas saudáveis são aquelas que sabem como multiplicar os pequenos grupos.
175º aniversário do evento de 20 de Janeiro
Seminário de Treinamento da Equipe Distrital e Governadores Assistentes - GATS Distrito 4620 Março/2017.
#CORRERIA.
EMPEENDEDORISMO.
ASSEMBLEIA DIOCESANA DE PASTORAL
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
BREVE APRESENTAÇÃO DO GUIÃO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTUITUCIONAL E DE CURSO
Projeto “Fazendo Arte “
Devido ao aumento do tempo livre
O QUE SÃO DIRETRIZES OPERACIONAIS
O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal
Fone/fax.: (11)
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
“Projecto PROGER” MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA E COMÉRCIO
Informações importantes
Definição da Estratégia Organizacional
George Barbosa (CRP:06/ )
(a) Liçoes aprendidas dos projectos
Aprendizagem do Século XXI
ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS
Treinamento Autoguiado do Presidente de Divisão
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Processo de Auto-avaliação
Modulo 1 – Desenvolvimento Organizacional 1.2. Abordagem Mecanisista
Ponto de Situação das actividades de Formação em Tecnologia Pesqueira
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
GRUPOS.
Oficina de Proteção Infantil
EMPREENDEDORISMO.
ORÇAMENTO e plano de actividades do ano de 2018
ISET One World University
Apresentação de Resultados
Curso Técnico em Agroecologia
ATENÇÃO PRIMÁRIA Contratos de Gestão SMS-RIO.
NETWORKING NA GESTÃO DE CARREIRA
Gestão de Pessoas.
Setembro 2004.
Como Formar Uma Equipa de Sucesso Com Boa Liderança
Workshop sobre a organização da vida financeira com a Turma de TGF.
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
O GCAL em perspectiva… Ano
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
ESTRUTURAS DE ORIENTAÇÃO EDUCATIVA
PNLP . Elementos de referência . Princípios orientadores . Objectivos
EMPREENDEDORISMO. A Carpa Japonesa A carpa japonesa (koi) tem a capacidade natural de crescer de acordo com o tamanho de seu ambiente. Assim, num pequeno.
Melhorar a Qualidade do Clube
EMPREENDEDORES EM AÇÃO
PLANO DE CARREIRA Tristana Cezaretto.
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento da Comunidade Etapas fundamentais

Entrada na Comunidade A primeira entrada é de apresentação do grupo. O que é que nos queremos fazer – discussão aberto. Quais são as preocupações da comunidade? Se possível fazer uma parceria com a comunidade. Qual é a estrutura da comunidade que dirige o envolvimento da comunidade. Falar sobre a experiência de outros comunidades na formação de Núcleos de Saúde. Desenvolver com a comunidade um plano de actividades ligado às prioridades de comunidade – quer dizer – programas de educação e de doenças – SIDA, Malaria, Boa Sanidade, desenvolvimento económico e social etc...

Análise da Comunidade – O que é Bem Estar na Comunidade? Emprego – auto emprego Boa produção de alimentação Segurança da comunidade Famílias fortes Comunidade bem organizada Boa saúde Educação

Agora há lacunas (saídas) na comunidade – Como solucionar as lacunas na comunidade? Jovens Recursos Dinheiro Os homens Vontade

Roda de desenvolvimento de comunidade para boa saúde: Sonho - visão Desenvolvimento de Grupos de Trabalho fortes– vontade de fazer Participação da Comunidade –boa iniciativa da comunidade – Núcleo de Saúde Plano social para desenvolvimento da comunidade Reflecção, analise das necessidades e dos recursos LIDERANCA

Boa Liderança Colectiva – ponto chave A capacidade de realizar coisas por meio de outras pessoas, transformando a estrutura mental delas e energizados/estimulados para acção. Uma liderança de sucesso realiza-se através de ideias e valores.

Aspectos de Boa Liderança Colectiva Vontade de enfrentar e resolver conflitos Liderança partilhada Receptividade das ideias dos outros Relações de confiança Participação e envolvimento Vontade de enfrentar e resolver conflitos Liderança partilhada Receptiva da as ideia de outros Relações de confiança Participação e envolvimento

Aspectos de Boa Liderança Colectiva (cont.) Apoio mútuo entre membros da equipe – encorajamento e elogio Partilha de responsabilidades e prestação de contas Produtivo Coesão – estamos juntos

Etapas de Plano comercial para uma micro empresa Primeira Etapa – O que é iniciativa – quais são os produtos ou serviços que vão oferecer? Os objectivos? Esta iniciativa vai dar um serviço ou produto que a comunidade precisa e ligada com os determinantes sociais e económicos da boa saúde e do bem estar comunitário? Segunda Etapa – Há um mercado para os produtos ou serviços que gostariam de fazer? Como fazer a publicidade para o produto ou o serviço? Terceira Etapa – Definir a matéria prima que precisa. Definir as fontes principais onde obter materiais do que precisa? Considerar o custo, a qualidade, o acesso, o equipamento etc.

Um exemplo (cont.) Plano comercial para um micro empresa Quarta Etapa – Quantas pessoas precisam para começar? Quem vai fazer o quê? Como criar descrições de trabalho? Quantas pessoas querem formar o grupo e quais são as habilidades das pessoas no grupo? Há planos para o treinamento das pessoas (por exemplo – na fabricação das latrinas melhoradas)? Qual seria a divisão de tarefas e de responsabilidades? Quinta Etapa – Arranjar orçamento para iniciar a micro empresa. Definir as fontes de apoio e os fundos de comunidade. Criar analise sobre os custos e o rendimento da iniciativa. Sexta Etapa – Criar um sistema de contabilidade e controle – com livro de registo de dinheiro que sai e dinheiro que entra.

Como andar Bicicleta Da Equipa Forca-- Energia de Equipa Visão Ideias Sonhos Bicicleta Da Equipa Bem Estar Equilíbrio Gerência Avaliação Forca-- Energia de Equipa Desenvolver E atinger o plano

O Núcleo de Saúde da comunidade precisa uma organização forte para avançar!