O que é a Gestão de Processos?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Advertisements

PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
1 Reinaldo Lucchesi ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) ANÁLISE SWOT (ANÁLISE FOFA) Empresas, Mercados e Negócios.
1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. 2 - Pode dizer-me que caminho devo tomar? - Isto depende do lugar para onde você quer ir. (Respondeu com muito propósito o.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA. PLANO DE MARKETING elaboração de ações detalhadas e direcionadas ao seu mercado de atuação que possibilitem a captação de.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS. O Contexto da Gestão de Pessoas Passou por várias transformações para acompanhar as Mudanças econômicas, tecnológicas,
BIBLIOTECA - UNIDADE DE INFORMAÇÃO A INFORMAÇÃO ENQUANTO AGENTE DE MUDANÇAS NA ORGANIZAÇÃO CBD0264 Informação Ciência e Tecnologia Estudo de Caso: Serviços.
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 1 Prof
CONTEÚDO 1 - GESTÃO DE PROCESSOS
Seminário de Treinamento da Equipe Distrital e Governadores Assistentes - GATS Distrito 4620 Março/2017.
Sistemas de Gestão Ambiental Principais Alterações
PRÁTICAS DE GESTÃO E RESULTADOS
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS
Disciplina: Sistemas de Informação
Gestão Estratégica de Custos
Quem é a Capital Ativo? Adicione seu primeiro marcador aqui
Indicadores de Gestão.
Gestão de processo Dutra 2017.
Introdução a Gestão de Projetos de TI
O PLANO DE MARKETING.
Eviline Neermann Coordenadora da Qualidade
Metodologia otimizada
Gestão Empreendedora de Pequenas Empresas CONCEITOS DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Dr. Martinho Almeida.
Avaliação de desempenho: geral
INOVAÇÃO, ESTRATÉGIA EMPRESARIAL & ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Gestão Da Mudança Organizacional
Karolina Correia Gusmão Letícia Boareto Braz
Definição da Estratégia Organizacional
Projeto: Definições - “Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo” (PMBOK) - “ Processo único, consistindo.
Aprendizagem do Século XXI
Fusões e Aquisições.
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Professor Norival Carvalho Cunha
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
ELEMENTOS CHAVE DO PLANEJAMENTO DE RH
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Professor Norival Carvalho Cunha
GESTÃO DE NEGÓCIOS PROFESSOR: FÁBIO
1º Senso de Determinação e União. 2º Senso de Treinamento. 3º Senso de Utilização. 4º Senso de Ordenação. 5º Senso de Limpeza. 6º Senso de Saúde. 7º Senso.
Aspectos emergentes de coordenação e de controle Aula 4.4
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
COMUNICAÇÃO E TRABALHO EM EQUIPE
Professor Douglas Pereira da Silva
Aluno: Olívia Pessoa,Eliézer Silva, Tiffany Mello.
Organização, Sistemas e Métodos na TGSI
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Logística e Gerenciamento da
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
MODELOS DE GESTÃO Tecnologias e ferramentas de gestão para o processo de organização AULA Profº Paulo Martins.
PLANEJAMENTO DE R.H. Profª Ana Lana.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Aula 4.2.
Gestão da Logística de Distribuição
Comunicação da Estratégia
Empreendedor “É uma pessoa que se engaja num processo de criação de riqueza e agregação de valor, através do desenvolvimento de ideias, da combinação.
DEFINIÇÃO DE PROJETOS ESTRATÉGICOS
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL - PDI
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: tipologia, processo e aspectos da prática AULA Profº Paulo Martins.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Ricardo Fedrizzi Gestor de Pessoas
Análise de Demandas Regionais
Cultura,Clima, Pesquisa Organizacional Diagnóstico e Avaliação.
Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
REVISÃO O. S. M. ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E METODOS PROVA N1:
Sequência Metodológica do Plano Estratégico
Aurea Cardoso Impacto Social Aurea Cardoso
Fatec Ribeirão Preto Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Transcrição da apresentação:

Gestão de processos e negócios: visão do negócio e visão do produto/cliente

O que é a Gestão de Processos? Um processo de negócio é qualquer conjunto de atividades relacionado com o objetivo último da sua empresa - entregar um produto ou um serviço ao Cliente. Os processos de negócio são tipicamente avaliados do ponto de vista do Cliente. Assegurar que os processos de negócio decorram regularmente é primordial para maximizar a eficiência da instituição. Gerir os processos de negócio eficientemente é essencial para o sucesso da organização. É mais complicado do que poderia parecer à primeira vista – fundamentalmente porque não estão isolados e porque interagem entre si.

Diferentes tipo de processos de negócio: Compras: Assegurar os materiais e equipamentos necessários à produção dos seus bens ou serviços. Desenvolvimento do Produto: Planear novos produtos ou serviços para os seus Clientes ou melhorar os produtos existentes. Produção: A criação dos produtos ou serviços. Gestão de Encomendas: Recepção de ordens de encomenda dos Clientes e assegurar que essas ordens são satisfeitas. Distribuição: Assegurar uma distribuição sem contra-tempos dos bens e serviços aos Clientes. Suporte ao Cliente: Providenciar assistência aos Clientes após a compra dos produtos e serviços.

Quanto mais evoluídos forem os seus processos, maior é o potencial Quanto mais evoluídos forem os seus processos, maior é o potencial. É necessário considerar os seguintes aspectos críticos: Os objetivos devem ser claros e mensuráveis. É essencial assegurar um forte compromisso por parte da gestão e dos restantes colaboradores da organização. Os seus colaboradores são uma fonte valiosa de informação. O seu envolvimento facilita a criação do compromisso necessário e a aceitação das mudanças propostas. A comunicação ajuda a criar o envolvimento e o compromisso dos colaboradores, bem como a definição dos objetivos a atingir.

A gestão de processos ajuda a: Reduzir tempos de ciclo Diminuir custos Melhorar a eficiência interna Melhorar a qualidade Aumentar a satisfação dos Clientes e dos Colaboradores

Uma orientação para os processos contribui para uma melhor compreensão dos objetivos últimos da organização e quais os seus contributos individuais nesse contexto. Os processos e os seus resultados são o interface real com os seus Clientes – não apenas funções individuais na organização. A modelação e análise dos processos de negócio permite desenvolver a organização, melhorar a sua eficácia e a qualidade do trabalho executado.

A DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO ENVOLVE A EXPLICAÇÃO DO Gestão de Negócios NEGÓCIO A DEFINIÇÃO DO NEGÓCIO ENVOLVE A EXPLICAÇÃO DO ÂMBITO DE ATUAÇÃO DA EMPRESA.

PLÁSTICO SANREMO “ Oferecemos conforto e organização nos ambientes. ” HOSPITAL MOINHOS DE VENTO “ Oferecemos soluções para a qualidade de vida. ” SPRINGER CARRIER “ Oferecemos um clima agradável nos ambientes. ”

- Pode dizer-me que caminho devo tomar? - Isto depende do lugar para onde você quer ir. (Respondeu com muito propósito o gato) - Não tenho destino certo. - Neste caso qualquer caminho serve. (“Alice no País da Maravilhas” - Lewis Carrol)

Quando o mar está calmo, qualquer barco navega bem Shakespeare

“A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em escapar às idéias antigas” John Keynes Economista inglês

Gestão de negócios: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Modelo de decisão, unificado e integrador, que: Determina e revela o propósito organizacional em termos de Missão, Credo, Objetivos, Estratégias, Programas de Ação e Prioridade na Alocação de Recursos; Delimita os domínios de atuação da Instituição; Descreve as condições internas de resposta ao ambiente externo e a forma de modificá-las, com vistas ao fortalecimento da Instituição; Engaja todos os níveis da Instituição para a consecução dos fins maiores.

Benefícios do Planejamento Estratégico na Gestão de Negócios AGILIZA DECISÕES MELHORA A COMUNICAÇÃO AUMENTA A CAPACIDADE GERENCIAL PARA TOMAR DECISÕES PROMOVE UMA CONSCIÊNCIA COLETIVA PROPORCIONA UMA VISÃO DE CONJUNTO MAIOR DELEGAÇÃO DIREÇÃO ÚNICA PARA TODOS ORIENTA PROGRAMAS DE QUALIDADE MELHORA O RELACIONAMENTO DA ORGANIZAÇÃO COM SEU AMBIENTE INTERNO E EXTERNO

CONDIÇÕES PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO CONSCIÊNCIA DE SUA NECESSIDADE; DECISÃO PELA SUA UTILIZAÇÃO; ENVOLVIMENTO EFETIVO DA DIREÇÃO; CLIMA PROPÍCIO; INFORMAÇÕES RELEVANTES PARA O PLANEJAMENTO; PARTICIPAÇÃO ORGANIZADA.

Comprometimento da Direção Engajamento de toda Organização Gerenciamento pela Qualidade Gerenciamento Estratégico Gerenciamento da Rotina Visão Futuro Metas a Longo Prazo Indicadores de Gestão Visão Atual Metas a Curto Prazo Indicadores de Controle Comprometimento da Direção Engajamento de toda Organização Participação Organizada de todos

“ Se conhecemos o inimigo ( ambiente externo ) e a nós mesmos ( ambiente interno ), não precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas não ao inimigo, para cada vitória sofreremos uma derrota. Se não nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas” Zun Tsu

AS FORÇAS E FRAQUEZAS PODEM REFERIR-SE A: IMAGEM RECURSOS HUMANOS TECNOLOGIA QUALIDADE COMPETITIVIDADE PRODUTOS/SERVIÇOS PREÇO PROPAGANDA INFORMAÇÕES ESTILO GERENCIAL TREINAMENTO RELACIONAMENTO COM CLIENTES LOCALIZAÇÃO PROCESSO DECISÓRIO MOTIVAÇÃO LIDERANÇA DELEGAÇÃO TRANSPARÊNCIA CUSTOS AUTONOMIA

ANÁLISE SITUACIONAL FORÇAS OPORTUNIDADES FRAQUEZAS AMEAÇAS ALAVANCAGEM PROBLEMAS LIMITAÇÕES VULNERABILIDADES