GESTÃO DE PROJETOS - 4 Escola de Engenharia de Lorena

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Transcrição da apresentação:

GESTÃO DE PROJETOS - 4 Escola de Engenharia de Lorena (Depto. Engenharia Química) Prof. Dr. Francisco Chaves chaves@dequi.eel.usp.br FC

Gestão de Alternativas de Projeto Visão sobre a Geração de Alternativas Necessidade de Projeto: Objetivos Específicos Caminho Adequado para Tomada de Decisão Método Paramétrico para Alternativas Análise de Decisão

Gestão de Alternativas Dinâmica das ações ao longo do ciclo de vida de um projeto Necessidades Seleção Planejamento Implementação Controle do projeto Avaliação Conclusão

Gestão de Alternativas Técnicas para seleção entre alternativas Fatores que interferem na seleção: Fatores de produção Fatores mercadológicos Fatores financeiros Fatores humanos Fatores administrativos

Mecanismos de Seleção de Projetos Fórmulas para seleção Benefícios e fatores determinantes (probabilidades de sucesso) 2. Análise custo-benefício Foco em elementos mensuráveis relevantes Considera a variável tempo Emprega visão de terceiros e a intuição 3. Tabela de pontuação amostral Emprega fatores: técnicos, de mercado, financeiros 4. Custo de oportunidade Avalia o custo de não aproveitar a oportunidade – de não tomar nenhuma ação 5. Engenharia econômica aplicada Considera o valor atual do empreendimento Considera a taxa interna de retorno do valor presente líquido 6. Técnicas de parametrização Estabelecem parâmetros para seleção de projetos Alguns parâmetros são mandatórios Outros são parâmetros são auxiliares na diferenciação entre soluções

A Dinâmica do Método de Kepner e Tregoe Identifique a avaliação (Propósito/objetivo específico) Critérios de Decisão Desejos Premissas /Deveres Peso dos “desejos” Critérios de Decisão Critérios de Decisão Total dos Pontos das Alternativas Continua Pára Considerar a pontuação mais eleveda Seleção da melhor alternativa Análise avançada (há outros argumentos?)

Método Kepner/Tregoe: Escolha de Alternativas Exemplo: Uma empresa deseja encontrar um gerente para seus projetos, um “Chief Project Officer” (CPO) – que deve ser experiente e estar disponível rapidamente, entre outras características. Como deveres, os candidatos devem apresentar os critérios: Honorário máximo R$10.000,00/mês Morar na cidade Possuir condução própria Os candidatos serão diferenciados pelos seguintes parâmetros: Fluência numa 2a. Língua – inglês Disponibilidade de iniciar as atividades rapidamente Experiência em gerenciamento de projetos Experiência administrativa Conhecimento de ferramentas para gerenciamento Conhecimento de metodologias de gerenciamento

Método Kepner/Tregoe: Escolha de Alternativas Critérios de avaliação Escolha do Chief Project Officer (CPO) Objetivo: Escolha do CPO Critérios de avaliação Alternativa 1 Alternativa 2 Alternativa 3 John Poul Wilson Deveres (Premissas)   1. Honorários x ― 2. Morar na Cidade 3. Condução Própria Desejáveis Peso [P] Comentários Pontos Nota Total • 2ª Língua Portuguesa 4 inglês básico 7 28 fluente.conv. 10 40 • Disponível - curto Prazo 6 3 meses 8 48 1 mês 60 •Experiência em Projetos 8 anos/4 GP 100 4 anosP/2 GP 70 •Experiência em Administração 3 anos/multi. 9 72 4 anos/Fam 80 • Domínio Ferramentas project basic só Project 63 • Conhecimento Metodologia conhece 90 não-estruturação Pontuação Máxima (10 X P) Pontuação Total 408 385

Referência Bibliográfica MOURA, D. G.; BARBOSA, E. F. Trabalhando com projetos – planejamento e gestão de projetos educacionais. Ed. Vozes – 2006. Elaborado por: Francisco José Moreira Chaves, Prof. Dr.