Filosofia da Educação Filosofia da Educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIAS EDUCACIONAIS E OS PROBLEMAS DA MARGINALIDADE
Advertisements

- conhecimento de línguas - conhecimento cultural - interação social e comunicação - padrão ético - equilíbrio emocional de um monge oriental - iniciativa.
Profa. Therezinha Conde
Profa. Therezinha Conde
PROJETOS DE VIDA, ESCOLA E TRABALHO
Você conhecerá, nesta aula, as características do aluno de cursos a distância. Prossiga!
Ética em sala de aula: alguns temas para reflexão. Prof(a): Marianna Carla Lucena.
KARL MARX - Marxismo.
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.
Comunidade de Aprendizagem
Linguagem Natural, Linguagem Artificial e Linguagem Documentária
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
Didática das Ciências Experimentais
Comportamento Humano nas Organizações
FRANCISCO JUSCELINO DA SILVA MARTINS
Educação e Informática Reflexões e Filosofia Prof. Gilvan Viana
Apostila de Práticas Investigativas
Desenhos do processo de pesquisa qualitativa
Docência do Ensino Superior
Introdução à Educação Física Educação Física Prof
Concepções da Psicologia sobre o desenvolvimento humano
Marx – Ideologia Sociologia.
A escola como formadora do sujeito
Pedagogia Waldorf e a dimensão cultural
FAMÍLIA NA ESCOLA – 2017 MÓDULO ll.
Bourdieu Poder Simbólico.
Avaliação da aprendizagem
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
O que é Educação Ambiental?
Neurociência a favor da educação
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
ABORDAGEM HUMANISTA Cadete pm ramos Cadete pm paulo
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Semiótica ou teoria dos signos
EDUCAÇÃO Reflexões do Ponto de Vista Behaviorista/Comportamental
CFO III – Dragões de Ferro
Sociologia da educação
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EAD
O objetivo é elencar as contradições existentes nas Metodologias Ativas no contexto brasileiro.
A EDUCAÇÃO ENVOLVE: COMPROMISSO AÇÃO DECISÃO comprometimento.
30anos CENPEC.
Ontogénese – desenvolvimento cognitivo
Patrimônio Material e Imaterial:
ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
Profa. Dra. Marta Scarpato
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Gestão e Desenvolvimento de Projetos
Ética Módulo 11 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
A Concepção de Desenvolvimento Segundo Vygotsky
Semiótica ou teoria dos signos
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL.
Aprendizagem Professora Gabriela R. Zinn.
Prof. Julio Cesar Ferreira Santos
Vivemos na chamada Sociedade da Informação, a Sociedade do Conhecimento. Essa sociedade tecnológica, complexa, diversa requer uma nova visão de educação.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
O que é Educação Ambiental?
FENOMENOLOGIA.
Objetivo, Definições, Significado
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
Educação ambiental, importância para cidadania e sustentabilidade
A Crítica da Razão Prática
KARL MARX ( ) 1861.
Ensino Híbrido – Tecnologias Digitais e Outras
Semiótica ou teoria dos signos
Reflexividade e formação de professores
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
DISCURSO FILOSÓFICO E DISCURSO CIENTÍFICO
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Teoria da Objetivação Cíntia Matos
Transcrição da apresentação:

Filosofia da Educação Filosofia da Educação

Educação: uma questão filosófica “O homem só pode tornar-se verdadeiro homem mediante a educação, e ele é tal como ela o faz.” Kant (1724-1804) Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Cultura Você tem cultura? 2 possibilidades de resposta: Acúmulo de saberes; Partilha de uma teia de signos Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Enigma de Kaspar Hauser / Mogli Implicações do crescimento sem contato com humanos Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Cultura – especificidade do humano? O existir humano não é natural, mas cultural. É cultural por ser simbólico, já que todo contato é intermediado pelos símbolos, isto é, pelos signos arbitrários e convencionais capazes de representar o mundo. O signo re-presenta o que está ausente; A linguagem humana substitui as coisas por símbolos. Escola de Atenas - Rafael - Museo di Vaticano Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Diferença dos demais animais Uma aranha executa operações semelhantes às do tecelão, e a abelha supera mais de um arquiteto ao construir sua colméia. Mas o que distingue o pior arquiteto da melhor abelha é que ele figura na mente sua construção antes de transformá-la em realidade. No fim do processo do trabalho aparece um resultado que já existia antes idealmente na imaginação do trabalhador. Ele não transforma apenas o material sobre o qual opera; ele imprime ao material o projeto que tinha conscientemente em mira, o qual constitui a lei determinante do seu modo de operar e ao qual tem de subordinar sua vontade. O Capital – K. Marx Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Condição Humana O processo de socialização tem início pela influência da comunidade sobre os indivíduos. O mundo cultural é, dessa forma, um sistema de significados já estabelecidos por outros, de modo que, ao nascer, a criança encontra um mundo de valores dados, onde ela se situa  A condição humana resulta, pois, da assimilação de modelos sociais: a humanização se realiza mediada pela cultura Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Escola: para quê? Absorver o indivíduo na homogeneidade? - Reproduzir a desigualdade? Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Tradicional Prioriza conhecimentos herdados e transmitidos pelos adultos; A postura do professor tende a força de sua autoridade; É transmissor do conhecimento e o aluno apenas um ouvinte. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Escola Nova Os conteúdos são centrados nas experiências e situações- problema. Busca do conhecimento pelo aluno. O aluno deve aprender pela pesquisa, trabalho em grupo e propondo soluções. Ele é o centro  Ação O professor é um facilitador da aprendizagem. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Tecnicista Ênfase na preparação técnica. Utilização da instrução programada como metodologia. Aulas diretivas e papéis de professor e aluno bem definidos. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital

Teorias crítico-reprodutivistas Escola reproduz desigualdades externas; Age como aparelho ideológico do Estado; Não é a mesma para diferentes grupos sociais Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital