Filosofia da Educação Filosofia da Educação
Educação: uma questão filosófica “O homem só pode tornar-se verdadeiro homem mediante a educação, e ele é tal como ela o faz.” Kant (1724-1804) Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Cultura Você tem cultura? 2 possibilidades de resposta: Acúmulo de saberes; Partilha de uma teia de signos Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Enigma de Kaspar Hauser / Mogli Implicações do crescimento sem contato com humanos Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Cultura – especificidade do humano? O existir humano não é natural, mas cultural. É cultural por ser simbólico, já que todo contato é intermediado pelos símbolos, isto é, pelos signos arbitrários e convencionais capazes de representar o mundo. O signo re-presenta o que está ausente; A linguagem humana substitui as coisas por símbolos. Escola de Atenas - Rafael - Museo di Vaticano Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Diferença dos demais animais Uma aranha executa operações semelhantes às do tecelão, e a abelha supera mais de um arquiteto ao construir sua colméia. Mas o que distingue o pior arquiteto da melhor abelha é que ele figura na mente sua construção antes de transformá-la em realidade. No fim do processo do trabalho aparece um resultado que já existia antes idealmente na imaginação do trabalhador. Ele não transforma apenas o material sobre o qual opera; ele imprime ao material o projeto que tinha conscientemente em mira, o qual constitui a lei determinante do seu modo de operar e ao qual tem de subordinar sua vontade. O Capital – K. Marx Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Condição Humana O processo de socialização tem início pela influência da comunidade sobre os indivíduos. O mundo cultural é, dessa forma, um sistema de significados já estabelecidos por outros, de modo que, ao nascer, a criança encontra um mundo de valores dados, onde ela se situa A condição humana resulta, pois, da assimilação de modelos sociais: a humanização se realiza mediada pela cultura Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Escola: para quê? Absorver o indivíduo na homogeneidade? - Reproduzir a desigualdade? Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Tradicional Prioriza conhecimentos herdados e transmitidos pelos adultos; A postura do professor tende a força de sua autoridade; É transmissor do conhecimento e o aluno apenas um ouvinte. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Escola Nova Os conteúdos são centrados nas experiências e situações- problema. Busca do conhecimento pelo aluno. O aluno deve aprender pela pesquisa, trabalho em grupo e propondo soluções. Ele é o centro Ação O professor é um facilitador da aprendizagem. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Tecnicista Ênfase na preparação técnica. Utilização da instrução programada como metodologia. Aulas diretivas e papéis de professor e aluno bem definidos. Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital
Teorias crítico-reprodutivistas Escola reproduz desigualdades externas; Age como aparelho ideológico do Estado; Não é a mesma para diferentes grupos sociais Manual para utilização dos modelos da Unisa Digital