COMÉRCIO EXTERIOR PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS.

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COMÉRCIO EXTERIOR PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS Empresas de pequeno porte também podem internacionalizar- se? Como começar a dar os primeiros passos? Por que as empresas exportadoras são em média, mais competitivas do que as que não exportam? É possível?

QUEM PODE EXPORTAR? Quem avaliou sua capacidade de internacionalização e encara a exportação como uma estratégia para melhorar a competitividade. A exportação está conectada com a qualidade, capacidade produtiva, criatividade e profissionalismo.

PARA ONDE EXPORTAR? Pesquisas de mercadoCondições de entrada Rentabilidade; Menor custo/risco

PARA ONDE EXPORTAR? Mercados mais próximos ; Mercados em rápido crescimento; Mercados similares culturalmente; Mercados onde a competição é menos agressiva; Mercados onde existam demandas identificadas de consumo do produto. Pesquisa de Mercado é essencial para identificação do local; As empresas usualmente exportam para:

QUANDO EXPORTAR? O ideal é exportar somente após ter identificado: um nicho de mercado onde o produto é competitivo avaliação da capacidade da empresa no projeto Adequar a estrutura conforme as exigências do mercado alvo.

Um produto ou um serviço que cumpra com as exigências do importador. Mais do que exportar seu produto, pense que está exportando também, sua capacidade de projetar, produzir, embalar, gerenciar, etc. O QUE EXPORTAR?

COMO EXPORTAR? A exportação possui quatro importantes parâmetros: Comunicação Seleção e Gestão Mercado Que corresponda às exigências dos consumidores Produto Que pense internacionalmente e atue, integrando várias funções. Empresa Informação está na base de todo o projeto de exportação. Informação

COMO EXPORTAR? Administração Comercialização Promoção Selecionar o mercado e o parceiro Identificar as oportunidades de negócio Avaliar a capacidade exportadora

CASES DE SUCESSO

Obrigada pela atenção! (34)