ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“Um programa é caracterizado por um conjunto de projetos ou componentes que operam todos na mesma direção para resolver um problema ou alcançar um objetivo.
Advertisements

Aula 5 Administração Integrada. Modelo Estratégico Básico No modelo estratégico básico temos quatro elementos que podem ser definidos como constituintes.
MARKETING Professor Wilson Santos. o Aulas o Participação o presença o Testes o Projetos o Atividades o AV1.
O conceito de Trade Marketing responde à necessidade das empresas de produtos de consumo que observam uma mudança radical no ambiente de mercado, mais.
ECONOMIA – AULA 02 MICROECONOMIA - INTRODUÇÃO. 2 Microeconomia Ou Teoria dos Preços, ou Teoria da Firma Estuda decisões tomadas por pequenas unidades.
Luís Todo Bom 3ª Aula O Meio Envolvente de um Projecto de Investimento Luís Todo Bom.
FACULDADE PITÁGORAS DE TECNOLOGIA Exercícios 1.Somente as oportunidades inovadoras é que levam as empresas ao sucesso? Justifique. R: Não, há três maneiras.
INTRODUÇÃO McDonald’s foi criado em 1954 Primeiro restaurante foi construído em 1955, nos Estados Unidos Iniciou a expansão internacional em 1967 Está.
DO PENSAMENTO DO NOSSO GRUPO
Equipe Diretoria de Comunicação e Relacionamento
Definições É justamente nos momentos de maior turbulência nos mercados que se faz necessário criar competências para planejar e gerir estrategicamente.
PLANEJAMENTO DE VENDAS.
Estratégia Mercadológica
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR e PESQUISA DE MARKETING Aula 9
ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS
PROF . PAULO ROBERTO LEITE
Introdução ao Comportamento Organizacional
ANÁLISE DE CUSTOS Prof.: LEONIDAS LOPES DE CAMARGO
Sistemas de Informação Gerencial Aula II - Conceitos
ESTRATEGIA EMPRESARIAL AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS 3ª parte
Administração de serviços 7º período
LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS
ECONOMIA INTERNACIONAL
Logística Empresarial UNIDADE 3
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 12 – Parte 2 Prof
ACOMPANHAR PRODUTO E POCESSO
Gerenciamento da Responsabilidade Social
Exportação Prof. Felipe Borini.
EMPREENDEDORISMO – CASO DE SUCESSO
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA
Planejamento de estratégias:
Aula 6.1 O elo entre as estratégias da unidade de negócio e as estratégias funcionais WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica:
A FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS INTERNACIONAIS DE EMPRESAS
Estratégias corporativas:
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
ECONOMIA INTERNACIONAL
MODELO DA CADEIA DE VALOR
Introdução à Administração
o competidor estratégias
Administração de Recursos Humanos
É a aplicação de um conjunto de conhecimentos e técnicas administrativas especializadas no gerenciamento das relações das pessoas com as organizações,
Agroecologia modulo IV Virgínia Padilha
Direção Aluna: Bruna Dal Pizzol Professor: Odivar Marcos Bonetti
Roteiro de Planejamento Estratégico
Administração de Novos Negócios
Plano de Negócios Parte 1
REDES LOCALIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES
A INTERNET COMO PLATAFORMA DE TRANSAÇÕES COMERCIAIS NO BRASIL
Gestão da Qualidade 2º período
Introdução à Logística: Conceito e evolução
Sucedido, dê o máximo de si.
Planejamento Estratégico ZIMOL
Conceitos essenciais em Logística de Distribuição
Mestrando: Silvio Santos Junior Orientador: Prof. Dr. Henrique Freitas
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Aula 3 – Visão Estratégica
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Planejamento estratégico Bases fundamentais e particularidades
Planejamento Estratégico em Logística
FUNDAMENTOS DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL
Planejamento Estratégico para Exportação
Ativo Circulante e Realizável a Longo Prazo Capítulo 12
Logística e Gerenciamento da
Nome da empresa Plano de negócios.
TREINAMENTO NA FARMÁCIA ESCOLA 2010
FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER Professor Flávio Toledo
AULA FEV. 19 SUMÁRIO NATUREZA E GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES
Professor Flávio Toledo
Apresentação de Plano de Negócios
Fluxo de Caixa É a previsão de entradas e saídas de recursos monetários, por um determinado período. Essa previsão deve ser feita com base nos dados levantados.
Transcrição da apresentação:

ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROJETOS Prof. Dr. Edgard M Merlo

Atividade produtiva e a ação do Estado O Estado desempenhou papel importante na construção da infra estrutura básica no Brasil através de diversas ações desempenhadas como: Construção da Usina de Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro (primeira usina para produção de aço com alto forno no país); Nacionalização das ferrovias existentes, uma federal a (RFFSA) e outra estadual (FEPASA); O processo de industrialização via substituição de importações ocorreu em dois momentos: a) no governo JK (1956/1960) quando ocorreu o Plano de Metas e b) durante o governo Geisel com o II PND (1975/79). Década de 1980, processo de substituição de importações estava esgotado; Década de 1990, fim das reservas e início do processo de privatização e abertura da economia.

Estratégia Estratégia como plano A estratégia pode ser formulada a partir de uma análise do ambiente interno e o seu confronto com o ambiente externo. Essa é a abordagem SWOT.   Estratégia como posição Parte do binômio produto-mercado – a empresa formula a sua estratégia em termos de um produto ou serviço que ela pretende ofertar em um determinado mercado. Análise do ambiente realizada através do conceito de 5 forças de Porter  Entrantes (competidores que resolver operar em uma indústria) Substitutos (produtos ou serviços que servem para substituir outros produtos, pode inclusive gerar ruptura tecnológica) Poder do fornecedor (fornecedor com força pode impor preços maiores reduzindo a margem dos compradores); Poder do comprador (pode exigir preços menores dos fornecedores) Rivalidade (maior rivalidade, implica um ambiente competitivo mais agressivo).

Estratégia e avaliação em Porter Existem duas estratégias genéricas possíveis: custo e diferenciação   Valor e atividades  Valor, preço que o consumidor está disposto a pagar pelo bem ou serviço. Cadeia de valor, escolha das atividade s que a empresa executa, em função da estratégia adotada. Margem, diferença entre o valor (preço) e o custo decorrente das atividades. Atividades : primárias e de apoio.  Atividades Primárias: aquelas diretamente relacionadas com a produção e entrega de valor pela empresa (logística, operações, marketing e vendas, serviços)  Atividades de Apoio: infra-estrutura da empresa, recursos humanos, tecnologia. O conceito de cadeia de valor pode ser ampliado para incluir as cadeias de valor dos fornecedores e dos canais. Daí a necessidade de examinar os elos dentro da cadeia de valor da organização e os elos verticais com fornecedores, canais e consumidores.

Projetos e planejamento Percepção de necessidades ou oportunidades de certa organização e que da forma à idéia de executar ou realizar algo no futuro   Projetos e Planejamento Atividade de planejamento => escolha de situações futuras adequadas ao ambiente que envolve a organização e o estudo dos cursos alternativos de ação para alcançá-las. Projeto => se refere a um tema específico, requer quantidades definidas de recursos e de tempo e estabelece resultados quantificáveis.

Decisões de projetos As decisões de projetos a serem tomadas dizem respeito a: Escopo das atividades, Adequação das atividades ao ambiente externo, Adequação das atividades às capacidades da organização, Aplicação de recursos substanciais, Mudanças operacionais e Atendimento de expectativas e valores dos grupos que influenciam a organização.

Projetos públicos x privados Projetos empresariais ⇨ assegurar retorno ao capital investido Projetos públicos ⇨ apresentar um saldo de benefícios p/ a sociedade Projeto, sentido lato, Compreende todo o trabalho de equacionar um problema relevante apontado pelo planejamento, decidir quanto à implementação de uma solução e avaliar os resultados obtidos.

O lado humano dos projetos Empresas ⇨ são organizações de pessoas Adoção de objetivos comuns e compartilhados ⇨ facilita a cooperação Falta de objetivos claros ⇨ exacerbação das motivações individuais ⇨ surgem intransigências ⇨ conflitos ⇨ ineficiência (entropia na organização) Comunicação emperrada, truncada e distorcida ⇨ um dos grandes males das organizações A redução da entropia ⇨ comunicação, envolvimento, comprometimento

O lado humano dos projetos Projeto ⇨ mudança ⇨ situações novas ⇨ interferindo na vida das pessoas Concepção clássica de administração (organizar, prever, planejar, controlar) Sucesso de projetos ⇨ capacidade de gerar vantagens para todos os interessados ⇨ importância do planejamento e do ambiente participativo. A empresa precisa ser “vendida” para seus funcionários

A estrutura e as etapas de um projeto 1.Aspectos econômicos Mercado (quantidade demandada, preço de venda, canais de distribuição, descontos, etc.) Localização (depende de aspectos como mercado, escala pretendida, considerações técnicas, disponibilidade local de fatores de produção, aspectos ambientais, etc.) Escala (estudo de mercado, localização, aspectos técnicos)

A estrutura e as etapas de um projeto 2. Aspectos técnicos equipamentos de produção seleção do processo de produção arranjo dos equipamentos na fábrica

A estrutura e as etapas de um projeto 3.Aspectos financeiros composição do capital financiamentos capital de giro outros (análises de índices)

A estrutura e as etapas de um projeto 4. Aspectos administrativos estrutura organizacional para a implantação e operação do projeto necessidade de treinamento estruturação contábil (plano de contas, escrituração, instrumentos de controlo durante a fase de implantação) 5. Aspectos institucionais (jurídicos, legais, de meio ambiente)