um desafio contemporâneo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
um desafio contemporâneo
Advertisements

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
DIDÁTICAS DO ENSINO SUPERIOR Profa. Liane Saenger Unidade 1.
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. SETEC e IFSC estruturação, organização e atuação dos Institutos Federais.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
Cap. 2 Planejamento LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Boas práticas contra discriminação no trabalho
Oportunidade única para abordar o desafio da "equidade a partir do início”
DISCIPLINA: POLÍTICA EDUCACIONAL PROFESSOR: WAGNEILSON DE FARIAS LOPES
Sistema de avaliação de ensino
Tamires Endringer Zorzal
AUTOAVALIAÇÃO.
Um ótimo dia para todos! Sejam Bem-vindos!.
Avaliação e aprendizagem na escola: a prática pedagógica como eixo da reflexão MARINO MONDEK.
Comunidade de Aprendizagem
OFICINA DE APROPRIAÇÃO DE RESULTADOS SAEPE 2016
AÇÕES EM REDE: Para quê ? Ampliar as oportunidades de aprendizagem presentes no território, por meio da articulação entre as escolas e outras instituições.
Aprendizagem de Línguas em e-learning e integração de migrantes/refugiados 05 de julho de 2017.
O Atendimento Educacional Especializado – AEE
PROGRAMA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO
PROMOÇÃO DA SAÚDE E PAPEL DO ENFERMEIRO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Curso - Avaliação e Aprendizagem
Docência do Ensino Superior
Quem Somos ? Nos somos alunos de graduação dos campos da Unichristus (Parque Ecológico e Benfica) e da Universidade Federal do Ceará. Temos conosco alunos.
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: MUDANÇAS NECESSÁRIAS
Projeto Fénix Processos pedagógicos Resultados e conclusões Resumo
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE
(Ministério da Educação e Cultura)
O Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares do Concelho de Setúbal
O QUE É PEDAGOGIA? E D U C A R DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Projetos e Programas Projetos e Programas 2007.
O que é Educação Ambiental?
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – AEE
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Projeto de Revisão do Decreto-Lei nº 3/2008, de 7 de janeiro
Organização: UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento I.P
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
Gestão das Instituições de Ensino Prof. Marta Luz Sisson de Castro
Uso de Tecnologias no Ensino de Química
1963 “A Extensão Universitária na Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp” 2014.
Atendimento Educacional Especializado no Consórcio AMVAPA
Deficiência Visual e Seus Saberes Práticos
30anos CENPEC.
Ensino Médio Integrado
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
SOBRE ADAPTAÇÕES CURRICULARES
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
Legislação Brasileira da Educação Especial
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
Objetivo Alfabetizar todas as crianças até o final do 3º ano.
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Avaliar desempenho de servidores
Lucília Salgado.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM SURDEZ NO ENSINO FUNDAMENTAL Érica Rochelli Dos Santos RIBEIRO - Aluna do oitavo bloco do curso de Pedagogia Cleidinalva.
Educação no Brasil Tragédia.
Como se estabelece a relação professor-aluno (componentes) e o exercício da autoridade no processo de ensino-aprendizagem.
ESTÁGIO IV PUCGO – Pontifícia Universidade Católica de Goiás
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
Avaliar desempenho de servidores
Geist Mayenne – Projeto ACCESS
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
ORIENTAÇOES PARA A SEMANA DE AVALIAÇAO E PLANEJAMENTO (SAP) 2019
A docência na educação superior
Não basta tocar? Discutindo a formação do educador musical
INCLUSÃO..
MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Transcrição da apresentação:

um desafio contemporâneo Educação inclusiva: um desafio contemporâneo

Um pouco da historia Conferência Mundial de Educação; O UNESCO(1990), Brasil assume o compromisso de lutar pelo ensino inclusivo; A Lei nº. 8.213/91 fixa cotas percentuais, de acordo com o número de empregados;

Declaração de Salamanca (UNESCO, 1994)- tem papel chave na implementação de políticas públicas/ações para assegurar os direitos à educação das pessoas com deficiência; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional-Lei 9394/96 - garante a educação e o atendimento especializado na rede regular de ensino, com apoios necessários;

São publicados os Parâmetros Curriculares Nacionais –PCNs (1999); Lei nº 10.098/00 - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção de acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida e dá outras providências;

Lei N.º 10.436 de 24 de abril de 2002 - Reconhece como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados; MEC/SEESP - Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva - de 09 de outubro de 2007. Decreto 6.571/08, que reestrutura a educação especial no país.

Integração É inserir o aluno na sala de aula, mas, não basta integrar os alunos deficientes, ou seja, não basta que sejam feitas adaptações para aceitar um determinado grupo de alunos. Isso é relativamente fácil de fazer e vem acontecendo, infelizmente, em muitos casos, até hoje.

Inclusão Requer a reestruturação do sistema educacional de modo que este cuide de todos os alunos, dando-lhes condições de pleno acesso e participação .

Educação Inclusiva Deve refletir mais do que o ensino de conteúdos acadêmicos: deve desenvolver o aluno como um todo, cultivando as competências, atitudes, conhecimentos necessários a inclusão na sociedade.

Processo Inclusivo Fornecimento de informações apropriadas a respeito das dificuldades da criança, de seus processos de aprendizagem e de seu desenvolvimento social e individual aos professores da classe comum;

Auxílio na criação de novas formas de estruturação do processo de ensino-aprendizagem, direcionadas às necessidades dos alunos; Contribuir para compreensão, por parte dos professores, da necessidade de ir além dos limites que as crianças se colocam, no sentido de levá-las a alcançar o máximo de suas potencialidades.

O que é uma escola inclusiva? Ambientes educacionais flexíveis; Estratégias educativas com base em pesquisas; Facilitação do acesso físico dos deficientes; Condições adequadas de trabalho para a equipe técnica dedicada ao projeto de inclusão;

Sistema de colaboração e cooperação nas relações sociais, formando uma rede de auto-ajuda na escola; Estabelecimento de uma infra-estrutura de serviços; Parceria com os pais.

Conquistas da inclusão O sucesso na aprendizagem escolar tem grande influência sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo: Os surdos estão conseguindo vencer a barreira da língua; Obtenção de emprego através da lei das cotas;

Respeito dos colegas e dos professores; Sala de recursos multifuncionais; Vagas em concurso publico para deficientes.

Inclusão digital: O curso de Letras com Libras ( com a maioria das vagas para os surdos); Aumento do número de cegos nas Universidades.

Cursos: Formação continuada; Pós em educação especial entre outras; Seleção para profissionais especializados .

Dificuldades ainda presentes no processo de inclusão As pessoas com deficiência estão ‘invisíveis’ na escola e na sociedade; Grande parte dos alunos deficientes não freqüentam escolas; Parte dos professores não possuem formação profissional para atenderem aos alunos;

A falta de material traduzido em Braille e em Libras – Língua Brasileira de Sinais em tempo hábil; Salas de Recursos Multifuncionais insuficientes A Lei de cotas esbarra na argumentação dos empresários de que as pessoas com deficiência não são suficientemente qualificadas; Subempregos;

Reflexão “O desafio com que se confronta a escola inclusiva é o de ser capaz de desenvolver uma pedagogia centrada na criança, susceptível de educar com sucesso todas as crianças, incluindo as que apresentam graves incapacidades. O mérito destas escolas não consiste somente no fato de serem capazes de proporcionar uma educação de qualidade a todas as crianças; a sua existência constitui um passo crucial na ajuda da modificação das atitudes discriminatórias e na criação de sociedades acolhedoras e inclusivas.” Declaração de Salamanda (1994).

DESAFIO Como posso contribuir para que a educação inclusiva seja uma realidade?