MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNU DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS – MODALIDADE LICENCIATURA CMDI – COMUNICAÇÃO MEDIADA.
Advertisements

DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL, A DISTÂNCIA E CORPORATIVA Profa. Dra. Carolina Costa Cavalcanti Profa. Dra. Andrea Filatro Profa. Dra. Mônica Garbin.
Carlos Bielschowsky, Presidente do Cecierj/Cederj.
O perfil dos alunos dos cursos de especialização (modalidade EAD) na área ambiental: realidade de uma instituição de ensino superior privada MSc. Augusto.
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: RESULTADOS POSITIVOS E TENDÊNCIAS Alvaro Martins Fernandes Júnior Siderly do Carmo Dahle de Almeida Marivaldo da Silva.
UTILIZAÇÃO DA REDE SOCIAL FACEBOOK COMO FERRAMENTA DE INTERATIVIDADE EM DISCIPLINA A DISTÂNCIA DANILO LOPES FERREIRA LIMA ALEXANDRE GUIMARÃES BEZERRA CAVALCANTE.
UPE Campus Petrolina ABC DO SEMIÁRIDO. O que é o LIFE O Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores- LIFE, tem como propósito abrigar projetos.
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UnU de Ciências Exatas e Tecnológicas Curso de Ciências Biológicas - Modalidade Licenciatura CMDI – Comunicação Mediada.
LEARNING ANALYTICS CRUZEIRO DO SUL Dr. Alberto Messias da Costa Souza
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
FORMAÇÃO DE PROFESSORES INCLUINDO AS TDIC: O CASO DO PARFOR NO ISERJ
Educação Superior em Ibero-américa
Graduação em Enfermagem - EAD
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Tutoria Home Office: uma estratégia de sucesso
Coordenação: Vani Kenski
São Paulo State University
Escola municipal de ensino fundamental fidel Zanchetta
EAD: PERMANÊNCIA E ÊXITO DEAD/PROEN
Introdução a Educação a Distância
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
inovação e design na educação
Grupos isolados que pesquisam EaD
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
Ana María Martin Cuadrado. Adriana Barroso de Azevedo Fernando Spanhol
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
Janine Donato Spinardi Katia Ethiénne Esteves dos Santos
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Mídias na Educação O PROFESSOR E AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.
24 de Fevereiro de 2018 Vila Velha - ES
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
Mestrando: Ramão Jorge Dornelles
(alunos no início, orientador ao final)
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
Pesquisa em EAD: Ensino e Aprendizagem
Professor: Adam Luiz Claudino de Brito Aparecida Maria Vieira Edson Osmar Alviano Costa Luis Otavio Toledo Perin Minicurso: As inovações da educação a.
ANÁLISE DO BLENDED LEARNING NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO NA MODALIDADE EAD DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE LONDRINA Apresentação.
MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO
ATIVIDADE PRÁTICA NO EAD ATRAVÉS DE LABORATÓRIO VIRTUAL: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA NA DISCIPLINA DE FÍSICA MECÂNICA Cristiane Adriana Ripka (A) Jéssika.
DESAFIOS E OPORTUNIDADES NO ENSINO DE ENGENHARIA A DISTÂNCIA NO BRASIL
Hugo Carvalhal Silva1 , Fátima Kzam Damaceno de Lacerda².
REALIDADE VIRTUAL: MENOS BARREIRAS MAIS IMAGINAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA MODALIDADE EAD Giovani Pereira dos Santos – EAD Laureate Cláudia.
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA QUE TRANSCENDE A PLATAFORMA: RELAÇÕES MAIS HUMANAS EM EXPERIÊNCIAS REAIS E SIGNIFICATIVAS.
Kamila Vieira Alves Elisa Netto Zanette Michele Domingos Schneider
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Nome SOBRENOME Acadêmico do curso de xxxxxxxxxxxx Faculdade Campo Real
“TÍTULO DO TRABALHO” Resumo: Introdução: Desenvolvimento
RESULTADOS E DISCUSSÃO
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
O LUGAR DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA/UEMS-DOURADOS NASCIMENTO, Taynara Tavares1.
Transcrição da apresentação:

MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES Carla Luiza Silva Costa Neto¹; Fátima Kzam Damaceno de Lacerda² ¹Instituto de Geografia (IGEOG), Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ ²Instituto de Química (IQ), COPEI/SR-1, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, RJ INTRODUÇÃO RESULTADOS A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) atua no oferecimento de cursos de Licenciatura na modalidade semipresencial desde agosto de 2003. Atualmente, possui 7.827 estudantes de graduação matriculados em 16 polos de Educação a Distância (EAD) espalhados pelo estado. Palavras-chave: Formação docente; Educação a Distância; Teoria Ator-Rede. Identificação das controvérsias da EAD, seus limites e potencialidades. Destacamos: Democratização da oferta de cursos de graduação para um público que não teria acesso no modelo tradicional; Linguagem e os métodos pedagógicos utilizados na produção de um material didático e ambiente virtual de aprendizagem de grande aceitação; Necessidade de uma maior integração entre os atores/atuantes da rede. OBJETIVO Investigar o funcionamento desses cursos - Licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia e Pedagogia - utilizando os pressupostos da teoria ator-rede. MÉTODOS Abordagem qualitativa filiada ao campo da antropologia das ciências e das técnicas, ou teoria ator-rede (TAR): seguindo os atores/atuantes. Período: abril de 2017 a setembro de 2018. Observações do tipo etnográficas na universidade e em polos EAD: aulas inaugurais, eventos acadêmicos, tutorias, ambientes de trabalho do “laboratório de educação a distância”. Todas as informações coletadas foram registradas em um diário de campo para posterior análise. Esboço da rede sociotécnica do “Laboratório EAD/UERJ”. CONSIDERAÇÕES FINAIS A TAR contribui para as pesquisas em educação, por permitir que os atuantes humanos e não humanos que compõem a rede sociotécnica estudada possam ser levados em consideração. O mergulho nessas experiências formativas poderá apontar caminhos para a realização de uma EAD comprometida com a formação do professor-pesquisador, que, ainda hoje, é um dos grandes desafios dos cursos de licenciatura. Material didático impresso Entrevista com alunos e tutores REFERÊNCIAS LACERDA, F.K.D. Contribuições da Educação a Distância para a Educação Ambiental: utilização da rede sociotécnica na análise das concepções de meio ambiente e saúde no Polo de Nova Friburgo. 2012. 292 f. Tese Doutorado–PPGMA, UERJ, 2012. LATOUR, B. Reagregando o social: uma introdução à teoria Ator-Rede. Salvador: Edufba, 2012. Fonte: Facebook Polo Resende Laboratório de Informática Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) FINANCIAMENTO: Bolsa de Iniciação Cientifica (IC) da UERJ Polo CEDERJ Nova Friburgo Visita Docente /Tutorias presenciais