Mônica Malacarne Stéla Piccin

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resultado da Avaliação IV SEMINÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Intersubjetividade na EAD: implicações e possibilidades Maria Cristina Lima Paniago.
Advertisements

QUALIDADE E COMBATE DA EVASÃO NA EAD: DESAFIOS E SOLUÇÕES Profº Vâner Lima Coordenador de curso EAD Anhembi Morumbi.
Em busca de eficácia na formação continuada a distância de professores e gestores municipais Profa. Me. Cláudia Yazlle.
Seja bem-vindo ao Curso de Formação de Tutores em EaD, ministrado pela iCursos Arapiraca.
Nesta aula você conhecerá a origem da tutoria. Vamos iniciar?
Olá! Nesta aula você estudará os tipos de tutoria.
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Andreza Regina Lopes da Silva – UFSC
Calendário Acadêmico BAP
Experiência FAESA na implantação dos 20% EAD
GRUPO POSITIVO. GRUPO POSITIVO © apops / / Fotolia. (Adaptado).
Graduação em Enfermagem - EAD
Tema proposto para Escola Superior de Guerra (ESG):
Coordenação-Geral de Regulação da Educação Superior a Distância
22ª. CIAED – Congresso Internacional ABED de Educação a Distância
DESENVOLVIMENTO DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Introdução a Educação a Distância
Curso Treinamento & Desenvolvimento Planejamento Estratégico de RH
Ambientes Virtuais de Aprendizagem e a EAD
Princípios da EAD na Avaliação em Disciplinas Semipresenciais: a experiência no Agendamento de Avaliações do UNICURITIBA Ciro Francisco Burgos Fernandez.
RESUMO / TÓPICOS – Disciplinas on-line do SER EDUCACIONAL:
Tutoria Home Office: uma estratégia de sucesso
SELEÇÃO DE MUNICÍPIOS PARA A ABERTURA DE POLOS EaD : Uma tomada de decisão baseada em uma modelagem multicritério Autores: Joel Peixoto Filho – UCAM/IFSEMG.
EAD: PERMANÊNCIA E ÊXITO DEAD/PROEN
Introdução a Educação a Distância
Mediação Pedagógica e Tecnológica das TDICS na EAD
APRENDIZAGEM ORIENTADA POR PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – SERIA ESSA INICIATIVA UMA EXTENSÃO DO MOVIMENTO MAKERS? Prof. Dr. Luis Augusto Ebert
Metodologia do Ensino Superior
BATE BOLA COM KEYNOTES DO 22º CIAED
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
Avaliação da implementação de um ambiente de aprendizagem aplicado à educação a distância: o caso do Laboratório Virtual de Sistemas Integrados de Gestão.
Cristiano Teles de Meneses Adilmo Francisco de Lima Tiago Nery ribeiro
Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação
Profa. Dra. Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra
Educação a Distância no IFCE
Ensino Híbrido: Um Estudo sobre Resoluções em Universidades Públicas
inovação e design na educação
EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: CONCEPÇÕES, TEORIAS E PRÁTICAS Marina Toscano Aggio – UNINTER Karina Gomes Rodrigues - UNINTER.
Pioneira na modalidade de educação a distância no Brasil;
FORMAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA: DESAFIOS E OPORTUNIDADES NA EXECUÇÃO DE UM CURSO HÍBRIDO PARA O MEIO RURAL.
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
ALESSANDRA DE PAULA - CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
POLÍTICAS PÚBLICAS DE REGULAÇÃO DE
A UTILIZAÇÃO GERENCIAL DO SISTEMA DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS CURSOS E-TEC BRASIL NOS POLOS DO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR DO IFRJ: UM RELATO.
Autoras: Taize de Andrade M. Lopes e Janilse Fernandes Nunes
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Nome e dos cursistas: Joelma dos Santos Cardoso Correia Maria José dos Santos Silva da Luz
Planejamento, Avaliação e Fundamentos Cognitivos em EaD
PROJETO ESTRATÉGIA DE APOIO INTEGRADO A GESTORES E PROFISSIONAIS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS NO FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE COMBATE AO AEDES E SUAS CONSEQUÊNCIAS.
O Uso do Moodle como Ferramenta de Apoio em um processo de Sala de Aula Invertida: Uma Experiência do IPOG - Instituto de Pós Graduação e Graduação Ariana.
Curso de Licenciatura em Letras Modalidade Educação a Distância
Ensino-Aprendizagem - AVEA
Profa. Dra. Inês Confuorto
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: PERSPECTIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Realizar Formação Continuada
O PORTFÓLIO COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
BOTÂNICA INTERATIVA: EXPERIÊNCIA COM O JOGO “DOMINÓ BOTÂNICO” NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR INTERMÉDIO DA TECNOLOGIA E SEU POTENCIAL PEDAGÓGICO NA EaD Graça.
MAPEANDO OS CURSOS DE LICENCIATURA SEMIPRESENCIAS DA UERJ E SUAS REDES
A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO ENTRE O SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR, AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM E OS PORTAIS EDUCACIONAIS: UMA VISÃO DO DEPARTAMENTO.
Uma experiência com a aplicação da metodologia de sala de aula invertida nos cursos de graduação a distância na UNOPAR Thiago Nunes Bazoli Adriano Rosa.
Kamila Vieira Alves Elisa Netto Zanette Michele Domingos Schneider
METODOLOGIA DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DIGITAL NA MODALIDADE À DISTÂNCIA (EAD) E PRESENCIAL DOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA.
O MOBILE-LEARNING COMO SUPORTE PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
3º SIMPÓSIO AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – AVALIES Título do Artigo
OFICINA SEXUALIDADE: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO E DISCUSSÃO
“TÍTULO DO TRABALHO” Resumo: Introdução: Desenvolvimento
2 º SIMPÓSIO AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR – AVALIES 2016
Transcrição da apresentação:

Mônica Malacarne Stéla Piccin PRÁTICAS TUTORIAS PRESENCIAIS EM UM POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: APRENDIZAGENS E EXPERIÊNCIAS DOCENTES EM CONSTITUIÇÃO Mônica Malacarne Stéla Piccin

Polo de Apoio Presencial de Educação a Distância-EaD acompanhamento do processo de aprendizagem.

Mobilidade – Flexibilidade – Autonomia Aprendizagem como processo auto-organizativo Caminhamos para uma flexibilização forte de cursos, tempos, espaços, gerenciamento, interação, metodologias, tecnologias, avaliação. Isso nos obriga a experimentar pessoal e institucionalmente de modelos de cursos, de aulas, de técnicas, de pesquisa, de comunicação (MORAN, 2002, p.03).

Estágios – Trabalhos de Conclusão de Curso – Oficinas interdisciplinares – Seminários – Palestras – Orientações – Conversas informais circularidade entre teoria e prática

Oficinas

Oficinas Experimentação

Prática tutoriais

Oficina Planejamento Transversal BNCC

Visitas

Teoria e prática

Engajamento

Referências MORAN, José. A educação superior a distância no Brasil Referências MORAN, José. A educação superior a distância no Brasil. 2002. Disponível em: <http://www.eca.usp.br/prof/moran/site/textos/educacao_online/eadsup.pdf> Acesso em: 18 maio. 2018.