PARADIGMA EDUCACIONAL MESTRANDOS: Evanda Lopes de Souza Jeisabelly Adrianne L. Teixeira Márcia Maria Pereira UNIVERSIDADE TECNOLOGICA INTERCONTINENTAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um olhar sobre a comparação em educação: questões teóricas e epistemológicas.
Advertisements

Homem e cultura Homem = ser integrante da natureza. Atua e vai além da sobrevivência; incorpora saberes e experiências... Produz conhecimento... Cultura.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ENGENHARIA DE COMPONENTES COM JAVA ENTERPRISE DISCIPLINA:METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Profa. Dra. Maria Odaisa Espinheiro.
Superintendência de Políticas para a Educação Básica Diretoria de Educação Básica Coordenação de Ensino Médio Entrelaçando Leitura e Letramento: um diálogo.
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
A VALIAÇÃO NA PRÉ - ESCOLA U M OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA Capítulo 06: Um olhar sensível e reflexivo sobre a criança Jussara Hoffmann.
EPISTEMOLOGIA MODERNA POSITIVISMO
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
ELEMENTOS DE FILOSOFIA DA CIÊNCIA
Curso de Especialização de Enfermagem em Cardiologia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
GT – Redes Internacionais de Conhecimento
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Fundamentos das Ciências Sociais
Conhecimento Empírico X Conhecimento Científico:
Método Científico – Parte I
Elaboração de um projeto de pesquisa
Disciplina: Organização e Métodos
ENGENHARIA DIDÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA-UFSC
Professor Associado II Departamento de Ciências da Administração
Metodologia do Ensino de Física I
METODOLOGIA DA PESQUISA
“Ciência da Sociedade” (Comte)
Helen Longino: Doutora em Filosofia da Ciência, Professora em Stanford University Livros: 1990: Science as Social Knowledge: Values and Objectivity in.
Ciência, Tecnologia e Análise do Comportamento
Abordagens Mistas e Triangulação
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
A ESTRUTURA DAS REVOLUÇÕES CIENTÍFICAS Thomas Kuhn ( ) nasceu em Cincinnati, Ohio, EUA.  Cursou física na Universidade de Harvard. PRINCIPAIS.
UERJ – PIBID SUBPROJETO DE QUÍMICA
PRINCÍPIOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA
Fundamentos III Maria Clara Figueiredo Dia 1. A maior riqueza do homem é sua incompletude Nesse ponto eu sou abastado. Palavras que me aceitam como eu.
METODOLOGIA DA PESQUISA
Parte 2 Métodos e técnicas de pesquisa
J. Gimeno Sacristán Angela Figueroa I. USP- Faculdade de Educação
Ciência & Engenharia da Computação
PROJETO INTEGRADOR Apresentação da matéria PI e Recordação dos Fundamentos de Metodologia Científica Primeira Parte Contribuição Prof. Olschowsky Atribuição.
Avaliação Mediadora Jussara Hoffmann.
Problemas e problematizações
O MÉTODO científico NAS CIÊNCIAS HUMANAS
Profª. MSc. Débora Valim Sinay Neves
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Mayara Reinert Gelamo Orientadora: Tatiana Comiotto Menestrina
HISTÓRIA, CRÍTICA, TEORIA
Formação profissional: educação do bibliotecário escolar
PRÉ-PROJETO CURSO: MCE – Mestrado em Ciência da Educação PERÍODO: NOME: Javan Jessé Ferreira da Silva ORIENTADOR: Prof. Dr. Paulo Pereira.
1. O TIPO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA CAMPO ESTUDO DE CASO PESQUISA AÇÃO PESQUISA PARTICIPANTE 2. MÉTODO DE ABORDAGEM São métodos que possuem um caráter.
Ciência, Métodos e Metodologia Científica
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 03
A PESQUISA QUALITATIVA
Currículos e Programas
MÉTODO CLíNICO.
Profª. Luciana Eliza dos Santos
Disciplina: MAF – 1175 Estágio Supervisionado IV
Metodologia Científica Adriana Carvalho Aula 2. O conhecimento Na aula 1, vimos que os tipos de conhecimentos são saberes que fazem parte de nosso dia-a-dia.
TEORIAS DA EDUCAÇÃO Prof. Dr. Renato Araújo Teixeira
TEORIAS DO CONHECIMENTO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
PESQUISA QUALI/QUANTI
Metodologia científica: O que é e alguns aspectos. Vamos lá!?
A Pesquisa Educacional na Perspectiva Multicultural: reflexões e práticas. Ana Ivenicki Departamento de Fundamentos da Educação, Universidade Federal.
Nome do Professor Aula 1 Título do tema da aula Nome do Professor Aula 1 O conhecimento.
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ABORDAGEM CRÍTICO SUPERADORA 1. Consideração da prática pedagógica (aula) no interior de um projeto político-pedagógico (escola) referenciado.
O Significado de Pesquisar
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Aula 07 CursoDireito. Conteúdo 1.Método e Metodologia 2.Teoria 3.Técnicas de Investigação Científica.
Transcrição da apresentação:

PARADIGMA EDUCACIONAL MESTRANDOS: Evanda Lopes de Souza Jeisabelly Adrianne L. Teixeira Márcia Maria Pereira UNIVERSIDADE TECNOLOGICA INTERCONTINENTAL ASUNCIÓN – PARAGUAY DISCIPLINA: METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO PROFESSOR: DR. RICARDO BENITEZ RAMIREZ

CONCEITO Modelo ou padrões compartilhados que permitem a explicação de certos aspectos da realidade (KUHN, 1994); A cada paradigma corresponde uma froma de entender a realidade e encarar os problemas educativos e a evolução processa-se quando srugem novas formas de equacionar as questões impulsionando a que os paradigmas fluam, entrem em conflito na busca de novas soluções para os problemas do ensino e da aprendizagem (COOUTINNHO, 2006)

PARADIGMA EDUCACIONAL Um paradigma é uma tentativa de compreender toda uma mutação na forma de produzir conhecimentos ao longo do desenvolvimento da ciência e como estas influenciam a nossa forma de pensar e investigador em educação; A educação, tratando-se de uma área com diversidade de linguagens e logicas no que compete a investigação sobre os seus fenômenos, comporta visões ontológicas distintas, apoiados em princípios teórico-filosóficos; Este espaço é influenciado por modelos da ciência que imperam em cada momento histórico.

PARADIGMA POSITIVISTA PARADIGMA FENOMENOLOGIA (INTERPRETATIVO) PARADIGMA CRÍTICO RESULTA DE VÁRIAS CORRENTES DE PENSAMENTO DA REVOLUÇÃO CIENTÍFICA E INDUSTRIAL; CARÁTER RECIONALISTA E QUANTITATIVO; ENFATIZA: Determinismo; Racionalidade ; Impessoalidade; Irreflexivilidade Previsão RESULTA DE VÁRIAS CORRENTES DE PENSAMENTO DA REVOLUÇÃO CIENTÍFICA E INDUSTRIAL; CARÁTER RECIONALISTA E QUANTITATIVO; ENFATIZA: Determinismo; Racionalidade ; Impessoalidade; Irreflexivilidade Previsão PRESSUPOSTOS BÁSICOS OIRGEM NO SÉC. XIX; TENDÊNCIA NATURALISTA E QUALITATIVO; IDEOLOGICAMENTE : deriva do Positivismo e do empirismo. ADOTA UMA POSIÇÃO RELATIVISTA; VALORIZA O PAPEL DO INVESTIGADOR; ADOTA NOÇÕES DE COMPRREENSÃO, SIGNIFICADO E AÇÃO SUJEITO E OBJETO OIRGEM NO SÉC. XIX; TENDÊNCIA NATURALISTA E QUALITATIVO; IDEOLOGICAMENTE : deriva do Positivismo e do empirismo. ADOTA UMA POSIÇÃO RELATIVISTA; VALORIZA O PAPEL DO INVESTIGADOR; ADOTA NOÇÕES DE COMPRREENSÃO, SIGNIFICADO E AÇÃO SUJEITO E OBJETO FILOSOFIA MARXISTA; NÍVEL CRÍTICO E PEDAGÓGICO; CARÁTER EMANCIPATÓRIO E TRASNFORMADORA DAS ORGANIZAÇÕES E PROCESSOS EDUCATIVOS; IDEOLOGIA COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO; SABER É PODER; CADA ATOR SOCIAL VÊ O MUNDO ATRAVÉS DA RACIONALIDADE. FILOSOFIA MARXISTA; NÍVEL CRÍTICO E PEDAGÓGICO; CARÁTER EMANCIPATÓRIO E TRASNFORMADORA DAS ORGANIZAÇÕES E PROCESSOS EDUCATIVOS; IDEOLOGIA COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO; SABER É PODER; CADA ATOR SOCIAL VÊ O MUNDO ATRAVÉS DA RACIONALIDADE.

PARADIGMA POSITIVISTA PARADIGMA FENOMENOLOGIA (INTERPRETATIVO) PARADIGMA CRÍTICO METODOLOGIA QUANTITATIVO MÉTODO DEDUTIVO; CIÊNCIAS FÍSICAS ADAPTADOS AS CIÊNCIAS SOCIAIS; O INVESTIGADOR FORMULA UMA TEORIA, SURGE PROBLEMAS, FORMULA HIPOTESES, RESULTA EM CONCEITOS E VARIÁVEIS; RECOLHA DE DADOS; ESTUDO EM SALA DE AULA; METODOLOGIA: questionários, testes, observação e experimentação. METODOLOGIA QUANTITATIVO MÉTODO DEDUTIVO; CIÊNCIAS FÍSICAS ADAPTADOS AS CIÊNCIAS SOCIAIS; O INVESTIGADOR FORMULA UMA TEORIA, SURGE PROBLEMAS, FORMULA HIPOTESES, RESULTA EM CONCEITOS E VARIÁVEIS; RECOLHA DE DADOS; ESTUDO EM SALA DE AULA; METODOLOGIA: questionários, testes, observação e experimentação. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS TEORIA FUNDAMENTADA; DUPLA HERMENÊUTICA; CONSTRUÇÃO INDUTIVA DA TEORIA; O INVESTIGADOR PROCURA PADRÕES, REGULARIDADE RUMO À TEORIA; PAPEL CENTRADO NO INVESTIGADOR; UTILIZA TÉCNICA DE OBSERVAÇÃO; METODOLOGIA: investigação, estudo de caso, pesquisas etnográficas. TEORIA FUNDAMENTADA; DUPLA HERMENÊUTICA; CONSTRUÇÃO INDUTIVA DA TEORIA; O INVESTIGADOR PROCURA PADRÕES, REGULARIDADE RUMO À TEORIA; PAPEL CENTRADO NO INVESTIGADOR; UTILIZA TÉCNICA DE OBSERVAÇÃO; METODOLOGIA: investigação, estudo de caso, pesquisas etnográficas. DESMASCAR AS IDEOLOGIAS QUE SUSTENTAM O STATUS SOCIAL; INTERVIR DE FORMA ATIVA PARA MODIFICAR A SITUAÇÃO ANTERIOR; SEMELHANÇAS METODOLOGICAS COM O PARADIGMA FENOMNOLOGICO; METODOLOGIA: perspectiva a mudança e a tomada de decisões com base na investigação-ação. DESMASCAR AS IDEOLOGIAS QUE SUSTENTAM O STATUS SOCIAL; INTERVIR DE FORMA ATIVA PARA MODIFICAR A SITUAÇÃO ANTERIOR; SEMELHANÇAS METODOLOGICAS COM O PARADIGMA FENOMNOLOGICO; METODOLOGIA: perspectiva a mudança e a tomada de decisões com base na investigação-ação.

PARADIGMA POSITIVISTA PARADIGMA FENOMENOLOGIA (INTERPRETATIVO) PARADIGMA CRÍTICO PERDE FORÇA QUANDO APLICADO A CIÊNCIA SOCIAIS – IMPOSSIBILIDADE DE CONHECIEMNTO TOTALMENTE OBJETIVO; O CONHECIMENTO OCORRE POR FORÇA DOS SENTIDOS; RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO LIMITADO; PERDE FORÇA QUANDO APLICADO A CIÊNCIA SOCIAIS – IMPOSSIBILIDADE DE CONHECIEMNTO TOTALMENTE OBJETIVO; O CONHECIMENTO OCORRE POR FORÇA DOS SENTIDOS; RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO LIMITADO; LIMITAÇÕES NÃO INCLUI NOS SEUS OBJETIVOS EXPLICITOS A INTENÇÃO DE MOFICAR O MUNDO, RUMO À LIBERDADE, JUSTIÇA E DEMOCRACIA; TEMPO- DEDICAÇÃO AS VEZES INCOMPATÍVEL EM TERMOS PRÁTICOS E/OU FINANCEIRO; ENVOLVIMENTO DO INVESTIGADOR COM O SUJEITO QUANDO MUITO FORTE PODE INFLUENCIAR NOS RESULTADOS; QUESTÃO DA OBJETIVIDADE NÃO INCLUI NOS SEUS OBJETIVOS EXPLICITOS A INTENÇÃO DE MOFICAR O MUNDO, RUMO À LIBERDADE, JUSTIÇA E DEMOCRACIA; TEMPO- DEDICAÇÃO AS VEZES INCOMPATÍVEL EM TERMOS PRÁTICOS E/OU FINANCEIRO; ENVOLVIMENTO DO INVESTIGADOR COM O SUJEITO QUANDO MUITO FORTE PODE INFLUENCIAR NOS RESULTADOS; QUESTÃO DA OBJETIVIDADE LEITURA DOS FENÔMENOS CONDICINADA PELA RACIONALIDADE INDIVIDUAL; VISÃOANTI- ESSENCIALISTA; A LIGUAGEM UTILIZADA NA INVESTIGAÇÃO INFLUI NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO. LEITURA DOS FENÔMENOS CONDICINADA PELA RACIONALIDADE INDIVIDUAL; VISÃOANTI- ESSENCIALISTA; A LIGUAGEM UTILIZADA NA INVESTIGAÇÃO INFLUI NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Do ponto de vista metodológico, não há contradição nem continuidade entre investigações quantitativa e qualitativa, sendo apenas de natureza diferente. Do ponto de vista epistemológico, nenhuma das duas abordagens é ais científica do que a outra. A escolha por um paradigma parece estar na observação do objeto cientifico, defrontando as suas características e singularidades.

REFERÊNCIAS _2010.pdf