Treinamento e Desenvolvimento - T&D

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

Os Subsistemas de ARH e suas interações
TREINAMENTO E PRODUTIVIDADE
ARH como processo, Políticas e Objetivos
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Exercício:Vamos fazer um Perfil do cargo:
AGREGANDO PESSOAS MERCADO DE TRABALHO RECRUTAMENTO DE PESSOAS
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Administração de Recursos Humanos
Função AGREGAR PESSOAS:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Qualidade Total.
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Treinamento e Desenvolvimento
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
APRENDIZAGEM E TREINAMENTO ORGANIZACIONAL
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Educação e Treinamento de Pessoal Aula 4
CONSULTORIA EMPRESARIAL
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
ECOOSS Ecologic and Economic Systems and Services of Laundry
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Treinamento e Desenvolvimento
A Importância da Educação Continuada
Elaboração de programas de treinamento
Levantamento das necessidades de treinamento
Reflexões sobre a Política de Capacitação na Administração Pública Federal Brasília Julho 2009.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Desenvolvimento de Pessoas Métodos de Desenvolvimento
Treinamento de Pessoas
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
Institucionalização, Aspectos Psicológicos
Capítulo 12 Treinamento Conceito de Treinamento.
Qualidade na Manutenção
Modelos de Desenhos de Cargos: Modelo Clássico
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Gestão por Competências
Administração de Recursos Humanos II
Treinamento em Cascata – uma forma de garantir a eficácia dos processos de capacitação no mercado da Aviação.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
Subsistema de Desenvolvimento
ROI-Retorno do Investimento em Treinamento
Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
Modelos de avaliação de T&D
PROCESSOS DE TREINAMENTO
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Seleção de Pessoal É o processo de identificar, através de técnicas específicas, o candidato mais adequado para cada cargo. Procura prever a adaptação,
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Treinamento E Desenvolvimento
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Delegação, Centralização e Descentralização
O Processo de Treinamento
SUBSISTEMA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
Treinamento e Desenvolvimento
Administração de Recursos Humanos
Intervenção em Gestão de Pessoas
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Treinamento e Desenvolvimento T&D
Treinamento e Desenvolvimento T&D. Treinamento e Desenvolvimento “Treinamento é fazer melhor e Desenvolvimento é ser melhor”
Indicadores de Treinamento
Treinamento E Desenvolvimento. Conceito Treinamento é um processo de assimilação cultural de curto prazo, que objetiva repassar ou reciclar conhecimentos,
Transcrição da apresentação:

Treinamento e Desenvolvimento - T&D Administração de Recursos Humanos 2

CONCEITO “Desenvolvimento de RH: é o conjunto de experiências organizadas de aprendizagem (intencionais e propositais) proporcionadas pela organização, dentro de um período específico de tempo, para oferecer a oportunidade de melhoria do desempenho e/ou do crescimento humano. Inclui três áreas de atividade: treinamento, educação e desenvolvimento” (NADLER; NADLER, 1990; apud. CHIAVENATO, 1999).

Treinamento e Desenvolvimento Desenvolvimento Organizacional Desenvolver Pessoas Treinar Pessoas

Métodos de Desenvolvimento Dentro do cargo:      Rotação de cargos ]     Posição de assessoria ]     Aprendizagem prática ]     Atribuição de comissões ] Participação em cursos e seminários externos ] Exercícios de simulação e dramatização ]  Treinamento (outdoor) fora da empresa ]     Estudo de casos ]     Jogos de empresas Dinâmicas de Grupo Estudos de Caso ] Centros de desenvolvimento internos Fora do cargo:      Tutoria Aconselhamento

Importância do T&D A função do T&D quando bem utilizada propicia ao administrador: Preparação do ambiente organizacional para mudanças; Melhorias nos níveis de produtividade Melhoria nos processos de comunicação Maior versatilidade dos colaboradores Diminuição de erros, desperdícios e índices de acidentes de trabalho Melhoria nos índices de satisfação do pessoal no trabalho

REFLEXÃO Desenvolver pessoas não se resume simplesmente na transmissão de informações, é um processo mais profundo e complexo com o intuito de provocar definitivas mudanças no modelo mental das pessoas. Como a função de T&D pode auxiliar o Administrador na gestão empresarial? Descreva um exemplo prático.

Conceito de Treinamento “Treinamento é o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizado, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos” (CHIAVENATO, 2000, p. 497).

Objetivos do Treinamento 1)“preparar o pessoal para execução imediata das diversas tarefas do cargo; 2)Proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções para as quais a pessoa pode ser considerada; 3)mudar a atitude das pessoas, seja para criar um clima mais satisfatório entre empregados, aumentar-lhes a motivação e torná-las mais receptivas às técnicas de supervisão e gerência.” Fonte: Chiavenato (2000, p.498)

Ciclo PDCA do Treinamento Avaliação do Treinamento Levantamento das Necessidades e Planejamento P D C A Execução do treinamento Controle das ações em curso

Indicadores de Necessidades de T&D Indicadores a priori: a)  expansão da empresa e admissão de novos empregados; b)  redução do número de empregados; c)  mudança de métodos e processos de trabalho; d)  substituições ou movimentação de pessoal; e)  faltas, licenças e férias do pessoal; f)  expansão dos serviços; g) mudanças nos programas de trabalho ou de produção; h) modernização do maquinário e equipamento; i) produção e comercialização de novos produtos ou serviços.

Indicadores de Necessidades de T&D Indicadores a posteriori: Problemas de produção, como: 9    qualidade inadequada da produção; 9    baixa produtividade; 9    avarias freqüentes em equipamentos e instalações; 9    comunicações defeituosas; 9    tempo de aprendizagem e integração ao cargo muito prolongado; 9    despesas excessivas na manutenção de máquinas e equipamentos; 9    excesso de erros e desperdícios; 9    elevado número de acidentes; 9    pouca versatilidade dos empregados; mau aproveitamento do espaço disponível, etc.

Indicadores de Necessidades de T&D Indicadores a posteriori: Problemas de pessoal, como: Relações deficientes entre o pessoal; 9    Número excessivo de queixas; 9    Pouco ou nenhum interesse pelo trabalho; 9    Falta de cooperação; 9    Faltas e substituições em demasia; 9    Dificuldades na obtenção de bons elementos; 9    Tendência a atribuir falhas aos outros; Erros na execução de ordens, etc.

Planejando o treinamento Quem deve ser treinado Época do treinamento e horário Quem vai treinar Treinandos Treinador ou instrutor Em que treinar Assunto ou conteúdo do treinamento Onde treinar Local físico, órgão ou entidade Como treinar Métodos de treinamento e ou recursos necessários   Quando treinar Quanto treinar Volume, duração ou intensidade Para que treinar Objetivo ou resultados esperados

Vamos Praticar Levantar as necessidades de treinamento da turma Escolher algumas das necessidades levantadas Elaborar projetos de treinamento

Ciclo PDCA do Treinamento Avaliação do Treinamento Levantamento das Necessidades e Planejamento P D C A Execução do treinamento Controle das ações em curso

Execução e Controle Adequação do programa de treinamento às necessidades da organização. A qualidade do material de treinamento apresentado. A cooperação dos chefes e dirigentes da empresa. A qualidade e preparo dos instrutores. A qualidade dos aprendizes.

REFLEXÃO Se o meu pessoal está desmotivado, e o comprometimento dos aprendizes influi na qualidade e no resultado do treinamento, como a função de T&D pode auxiliar o administrador a resgatar o comprometimento e a satisfação das pessoas em trabalhar na empresa?