Competências Gerais da BNCC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conteúdos, Competências, Habilidades e Conhecimentos: um currículo nacional para a era global Profa. Dra. Stela C Bertholo Piconez Coordenadora Científica.
Advertisements

HABILIDADESECOMPETÊNCIAS. O QUE SÃO COMPETÊNCIAS E HABILIDADES? Competência é um conjunto de: CONHECIMENTOS HABILIDADES CONHECIMENTOS (saberes) HABILIDADES.
A CRIANÇA DE SEIS ANOS E AS ÁREAS DO CONHECIMENTO Patrícia Corsino.
O SUCESSO NO ENSINAR Professora: Ivanete Lago Groh.
Séries/Anos Finais do Ensino Fundamental Guia de Livros Didáticos PNLD 2008 Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Fundo Nacional de Desenvolvimento.
Classificação dos Métodos de Ensino:
Diretrizes do Ensino de Ciências e Diretrizes do Ensino da Matemática.
Fischer & Neitzke DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A COMPETÊNCIA: CONDIÇÃO NECESSÁRIA, MAS NÃO SUFICIENTE. Fontes: Cadernos do ENEM Produção.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Prof. Ma. Maria Cecilia Amendola da Motta
ENSINO DA NATUREZA E DA SOCIEDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ESTADO DO PIAUÍ.
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Base Nacional Comum Curricular
Promoção da Cultura de Qualidade no Ensino Superior: Procedimentos, instrumentos, papel dos diferentes actores e desafios Prof. Doutor Jeffy Mukora 2ª.
“Um processo de mobilização passa por dois momentos
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.
Para desenvolver um trabalho de qualidade, quais habilidades são importantes no repertório do tutor virtual?
A importância do lúdico no processo de aprendizagem do adolescente
AUTONOMIA E FLEXIBILIDADE CURRICULAR
Coleção Vitória-Régia
Ghisleine Trigo Silveira
EAD - Educação a Distância
Perfil dos alunos Gestão curricular e
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
O perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória
PARÂMETRO CURRICULAR DA MATEMÁTICA
Integração do currículo em escolas de educação integral em tempo integral Paulo Emílio de Castro Andrade.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA
Profa. Dra. Marta Scarpato
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
1ª AÇÃO MMR Problema: Alta Concentração de alunos com desempenho abaixo do básico (38,1%) em Matemática Plano de Melhoria: Formação Docente ESCOLA ESTADUAL.
AGENDA ATIVIDADE 1 Abertura: A BNCC e a nossa rede/escola ATIVIDADE 2 Aquecimento: Que cidadãos queremos formar? ATIVIDADE 3 Competências: A proposta.
Pela primeira vez, o Brasil terá uma base que define o conjunto de aprendizagens essenciais a que todos os estudantes têm direito na Educação Básica.
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Ciclo da Consolidação, 9º ano do Programa de Intervenção Pedagógica
Currículos e Programas
Aula 05: Competências e Papéis Gerenciais do Administrador
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Ghisleine Trigo Silveira APASE – São Paulo 23/08/2018
EDUCAÇÃO FISICA NO ENSINO MÉDIO
BNCC e Educação Infantil
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
AGENDA ATIVIDADE 1 Abertura: A BNCC e a nossa rede/escola ATIVIDADE 2 Aquecimento: Que cidadãos queremos formar? ATIVIDADE 3 Competências: A proposta.
PROFESSORA MARTA LEONOR S.P.P. VIEIRA
Metodologias Ativas O TRABALHO EDUCATIVO COM ADOLESCENTES Profª. Drª
Competências Gerais da BNCC
E DUCAÇÃO I NTEGRAL E O SEU DESENVOLVIMENTO POR MEIO DOS COMPONENTES CURRICULARES.
{ } ... Entender o mundo e entender-se no mundo. Educar para...
OBJETIVO Os Estudos Dirigidos apresentam-se como instrumento capaz de viabilizar as exigências de qualidade pedagógica requeridas por um processo educacional.
SEMANA PEDAGÓGICA 2017/1: METODOLOGIAS ATIVAS E OS DESAFIOS EDUCACIONAIS DA ATUALIDADE.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Pauta 9 A competência 8 da BNCC: AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO
Pauta 5 A competência 4 da BNCC: COMUNICAÇÃO
Pauta 3 A competência 2 da BNCC: PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO.
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR EM GEOGRAFIA.
Guia de Implementação BNCC e DRC-MT. Etapas para realização da Feira de Ciências na Escola na perspectiva da Investigação Científica.
AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL:
EEEFM Prof.ª Filomena Quitiba
Afinal,do que estamos falando?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
AVANÇO TECNOLÓGICO NA EDUCAÇÃO Evolução das técnicas e ferramentas para maximização do aprendizado.
Transcrição da apresentação:

Competências Gerais da BNCC

Atenção! Base não é currículo. Ela é ponto de partida. O que é a BNCC do Ensino Fundamental? A Base Nacional Comum Curricular é um documento que define as habilidades essenciais para todos os alunos da Educação Básica Atenção! Base não é currículo. Ela é ponto de partida. BNCC Currículos estaduais, municipais e particulares Projeto Político-Pedagógico e currículo escolar Todos os currículos do país, públicos e privados, deverão conter esses conteúdos. Plano de Aula

O que são as Competências Gerais? O que diz a Base “Mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.” Escolas devem promover não só o desenvolvimento intelectual, mas o social, físico, emocional e cultural Competências são a mobilização de conhecimentos, habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Vamos ver um vídeo?

Competências Valores, habilidades e atitudes para a vida e para o mundo do trabalho. Devem ser trabalhadas durante toda a educação básica. O aprendizado deve ser contínuo e gradual para que o aluno consiga desenvolver todas as competências Todos os professores devem avaliar quais aspectos de suas disciplinas contribuem para o desenvolvimento das dez competências e incluí-las com clareza nas aulas

Quais são as competências gerais? 1. Conhecimento Trata do aluno ativo, que reconhece a importância da aprendizagem e reflete sobre como ocorre a construção do conhecimento. Para desenvolver com os alunos: avaliação da pertinência e da confiabilidade de fontes de informação e demonstração de autonomia para aprender. 2. Pensamento científico, crítico e criativo Fala do desenvolvimento do raciocínio e questionamento, da análise crítica e da busca por soluções criativas e inovadoras. Para desenvolver com os alunos: exploração de ideias, criação de processos de investigação para solucionar problemas, formulação de perguntas e interpretação de dados. 3. Repertório Cultural Propõe conhecimento, compreensão reconhecimento da importância das diversas manifestações artísticas e culturais, e capacidade de se expressar por meio das artes. Para desenvolver com os alunos: o senso de identidade individual e cultural, respeito e curiosidade com outras visões de mundo. 4. Cultura Digital Reconhece o domínio do universo digital com uso qualificado e ético das diversas ferramentas. Para desenvolver com os alunos: o entendimento sobre o impacto da tecnologia na vida, as ferramentas digitais e a produção multimídia. 5. Comunicação Crianças e jovens necessitam entender, analisar criticamente e saber se expressar utilizando uma variedade de linguagens e plataformas. Para desenvolver com os alunos: a escuta, a discussão e o multiletramento.

6. Trabalho e Projeto de Vida Capacidade de gerir a própria vida e estabelecer metas, planejar e perseguir com determinação e esforço projetos presentes e futuros. Para desenvolver com os alunos: compreensão sobre o mundo do trabalho, lidar com o estresse, a frustração e a adversidade e a capacidade de autoavaliação. 7. Argumentação Destaca a capacidade de construir argumentos, conclusões ou opiniões de maneira qualificada para debater com respeito às colocações dos outros. Para desenvolver com os alunos: conhecimento sobre causas globais, afirmação argumentativa e a capacidade de fazer inferências e defender posições. 8. Autoconhecimento e autocuidado Trata de ser capaz de identificar os pontos fortes e fragilidades de si mesmo, lidar com emoções e manter a saúde física e emocional. Para desenvolver com os alunos: reconhecimento de emoções e sentimentos, autoconfiança, autoestima e cuidados com a saúde e desenvolvimento físico. 9. Empatia e Cooperação Fala da necessidade de compreender, ser solidário, dialogar e colaborar com todos, respeitando a diversidade social, econômica, política e cultural. Para desenvolver com os alunos: valorização da diversidade, compreensão da emoção e o ponto de vista dos outros, diálogo e mediação de conflitos. 10. Responsabilidade e Cidadania Estabelece que crianças e jovens podem ser agentes transformadores na construção de uma sociedade mais democrática, justa, solidária e sustentável. Para desenvolver com os alunos: ponderação de consequências sobre as próprias ações, processo de tomada de decisões, postura ética, participação social e liderança.

Como trabalhar em aula? As Competências não devem ter uma aula ou disciplina específica no currículo. Devem ser articuladas durante a aprendizagem de outras habilidades. Exemplo Na Educação Física Repertório cultural Habilidade Recriar, individual e coletivamente, e experimentar, na escola e fora dela, brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e demais práticas corporais tematizadas na escola, adequando-as aos espaços públicos disponíveis. (EF35EF04) Como abordar: Peça às crianças que façam pesquisas na internet ou em outros canais. Depois, incentive-as a recriarem as práticas descobertas, adaptando-as ao ambiente da escola. Aqui, exemplo de como levar a versão indígena do futebol para a aula.

Exemplos para trabalhar em aula Competência Argumentação Componente Língua Portuguesa Convide os estudantes a escolher um tema motivador e peça que pesquisem e organizem um debate em grupos. Após o exercício oral, é hora de a turma fazer a primeira produção textual. O docente pode, então, discutir outros textos do mesmo gênero, enfatizando os pontos fracos ou controversos detectados nas atividades anteriores e depois pedir para reescreverem. Pense como inserir as Competências na sua disciplina

Resumo As 10 Competências Gerais irão nortear o trabalho das escolas e dos professores em todos os anos e componentes curriculares. Elas devem ser trabalhadas durante toda a Educação Básica. Competências são a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. O trabalho com as Competências deve ser articulado com o processo de aprendizagem dos componentes.

Antes de encerrar a apresentação Em 10 minutos, teste seu conhecimento sobre as competências gerais em: http://bit.ly/testecompetenciasgerais Baixe o e-book e continue estudando sobre as competências gerais: http://bit.ly/ebookcompetenciasgerais