EDUCAÇÃO ESPECIAL ORIENTAÇÕES GERAIS.

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Transcrição da apresentação:

EDUCAÇÃO ESPECIAL ORIENTAÇÕES GERAIS

QUEM É O PÚBLICO ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DO ESTADO DE SÃO PAULO?

II – transtornos globais do desenvolvimento – TGD; RESOLUÇÃO 61 de 11 de novembro de 2014- Dispõe sobre a Educação Especial nas unidades escolares da rede estadual de ensino Artigo 1º – São considerados, para fins do disposto nesta resolução, como público-alvo da Educação Especial, nas unidades escolares da rede estadual de ensino, os alunos que apresentem: I – deficiência; II – transtornos globais do desenvolvimento – TGD; III – altas habilidades ou superdotação.

Artigo 2º – Fica assegurado a todos os alunos, público-alvo da Educação Especial, o direito à matrícula em classes ou turmas do Ensino Fundamental ou Médio, de qualquer modalidade de ensino. 1º – Aos alunos, público-alvo da Educação Especial, já matriculados na rede estadual de ensino, será assegurado o Atendimento Pedagógico Especializado – APE, com condições de acesso e apoio à aprendizagem, bem como à sua continuidade. 2º – Os alunos, a que se refere o parágrafo 1º deste artigo, serão encaminhados para o Atendimento Pedagógico Especializado – APE adequado a suas deficiências, ou aos transtornos globais do desenvolvimento, ou, ainda, às altas habilidades/superdotação que apresentem, após avaliação pedagógica, a ser disciplinada em regulamento específico.

Artigo 3º – O Atendimento Pedagógico Especializado – APE dar-se-á: I – em Sala de Recursos, definida como ambiente dotado de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos, visando ao desenvolvimento de habilidades gerais e/ou específicas, mediante ações de apoio, complementação ou suplementação pedagógica...

APE – Sala de Recurso Deficiência Intelectual e TGD Bragança Paulista EE Dom José Mauricio da Rocha – 4033 -1522 EE Aracy Bueno Conti – 4412-4804 EE Gabriel da Silva – 4412-6255 EE Francisco Derosa – 4597-1299

APE – Sala de Recurso Deficiência Visual Bragança Paulista EE Cásper Líbero – 4032-0362 Atibaia EE Maria Cecília Teixeira – 4412-9683

APE – Sala de Recurso Deficiência Auditiva Bragança Paulista EE Cásper Líbero – 4032-1991 Atibaia EE Maria Cecília Teixeira – 4412-9683

ENCAMINHAMENTOS Sala de Recursos de DI Ofício de solicitação Documento médico ou psicológico Avaliação de atendimento anterior

ENCAMINHAMENTO Sala de Recursos DV Oficio de solicitação Documento médico (oftalmo) Avaliação de atendimento

Encaminhamento Sala de Recursos DA Ofício de solicitação Audiometria e/ou relatório do otorrino Avaliação de atendimento anterior

Necessidade de Interlocutor de LIBRAS - Empresa Resolução SE - 38, de 19-6-2009 Oficio de solicitação Audiometria e/ou relatório do otorrino O Interlocutor de LIBRAS acompanha o aluno em todas as aulas e em caso de excursões culturais informar com antecedência a empresa. AVALIAÇÃO - Anexo 3 da Apostila Instrucional Encaminhar todo o final de mês para o Sr Geraldo - NAD

Necessidade de Interlocutor de LIBRAS – Estado Resolução SE - 38, de 19-6-2009 Enviar aulas para a atribuição. O Professor Interlocutor de LIBRAS acompanha o aluno em todas as aulas e em excursões culturais

Necessidade de Cuidador Resolução SE 14, de 7-2- 2012 Quem necessita desse serviço? Alunos que apresentem limitações motoras e outras que lhes acarretem dificuldade de caráter permanente ou temporário no autocuidado, impedindo-os de realizar, atividades relacionadas a: I - alimentação; II - higiene bucal e íntima; III - utilização de banheiro; IV - locomoção; V - administração de medicamentos.

Necessidade de Cuidador Ofício de solicitação do profissional ao dirigente Questionário individual do aluno Anexo 3 e laudo médico. Avaliação – Anexo 5 – Encaminhar todo o final de mês ao Sr Geraldo - NAD

ITINERÂNCIA Preencher a ficha de solicitação e encaminhar para a supervisão de ensino de sua escola onde dará o parecer. Após enviar a atribuição de aulas.

Material Adaptado - DV Enviar oficio de solicitação de caderno do aluno ampliado constando o nome, a série, RA.

Analisar: De que formas o aluno pode expressar e adquirir conhecimento? Falando (dialogando) Escrevendo Ouvindo Brincando (jogando) Dançando Sorrindo Desenhando Cantando

“Aluno de Inclusão” Vocês já ouviram este termo na escola? Qual é o seu olhar? .

CONGRESSO – ON LINE - AUTISMO  http://www.conautismo.com.br/# 23/02 à 01/03/2015

PERGUNTAS????