NAPNE – campus Inconfidentes. Perspectiva da educação inclusiva  EDUCAÇÃO ESPECIAL  É a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PLANO DE AÇÃO Meta 1 O plano apresenta como meta universalizar, até 2016, a educação infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade.
Advertisements

Inclusão Escolar. Vivemos num momento histórico de reflexão sobre como deve ser a formação dos profissionais que atuam no campo educacional. Vivemos num.
A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA INACIO, Hellen Cristina Silva Aguiar 1; NASCIMENTO, Alessandra Pereira 2 Investigar.
Instituto Ethikos Disciplina: Estágio Supervisionado em AEE Profª Vanísia Botelho Especialista em AEE com ênfase em transtornos funcionais Psicopedagoga.
INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR Pessoa com deficiência: alcances e desafios Fonaprace – Out/
 A Educação Segregada (modelo clinico);  A Educação Especial (sistema paralelo de ensino) anos 70;  A inclusão (segunda metade da década de 90)  Educação.
PNE- PEDET. AS REFORMAS EDUCACIONAIS E OS PLANOS DE EDUCAÇÃO RELAÇÕES DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO ( PNE) X COM O PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO PARA TERESINA.
A ONG Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos, com sede em Curitiba desenvolvendo desde 2006 projetos em todo Brasil na área de inclusão.
A EXPERIÊNCIA DA CONSTITUIÇÃO
Extensão Universitária
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
ESTADO DE RORAIMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA - UERR
M.ª Ana Clarisse Alencar Barbosa M.ª Francieli Stano Torres
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Recreio Acessível: um direito de todos
Ensino Híbrido: uma nova abordagem para o Ensino Médio
Campos privilegiados de Estágio do Curso de Pedagogia
Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, Cultura de Paz e Direitos Humanos Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade.
Coordenadora Lisiani Elizabete Rodrigues
Educação Especial e Inclusiva
DIRETORIA D ENSINO REGIÃO NORTE 2
ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFPA: RESOLUÇÃO Nº 147/2016/CONSUP
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma nº V   MELHORIA DA ATENÇÃO.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL
O Atendimento Educacional Especializado – AEE
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município Ilha Comprida
SEMANA NACIONAL DO EXCEPCIONAL APAE - Itatiba 11 a 29 de agosto de 2008 CICLO INTEGRADO DE ESTUDOS EM SAÚDE E EDUCAÇÃO Educação Especial e Educação.
BASES LEGAIS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Orientações para Cursos de Graduação em Avaliação Externa
EDUCAÇÃO ESPECIAL.
Ministério da educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial A política.
LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
DESAFIOS DA GESTÃO PARA A INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA (PCD) NO ENSINO SUPERIOR: O PROGRAMA PROATO RINALDO MOLINA CLEVERSON PEREIRA DE ALMEIDA.
Luís Gustavo A. da Silva (UFG)
Atendimento Educacional Especializado no Consórcio AMVAPA
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Profª Dra. Janilse Fernandes Nunes Centro Universitário Franciscano
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O QUE É O PEDAGOGO.
ESCOLAS TRADICIONAIS Indiferença às diferenças;
A institucionalização do Atendimento Educacional Especializado no Projeto Político Pedagógico Rejane Araruna Mestranda em Educação - UFC Especialista em.
PROJETO VESTIBULAR Benchmarking  ESPM  Albert Einstein – Medicina  Insper Avaliações Diferenciadas à partir da 2ª fase.  Número maior de candidatos.
Declaração Universal dos Direitos Humanos – 1948 Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Afirma no artigo 26, que “toda.
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva Rita Vieira de Figueiredo (Ph.D) Universidade Federal do Ceará Brasilia 31 de março 2010.
36º COLDI – AVALIAÇÃO DA GESTÃO – 1º SEMESTRE 2016
Relação entre BNCC, Currículo e Projeto Político Pedagógico
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva Resolução CNE/CEB No 04/09 Profa Raquel Gomes Cursão Santa Rita.
Ministério da Educação / República de Angola
Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Não é tolerado nenhum tipo de discriminação,
O AUTISMO E SUA RELAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR
Adaptação e inclusão de crianças com necessidades especiais em escola regular.
ESTÁGIO EM MATEMÁTICA II ORIENTAÇÕES PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Planejamento e Registro de ações do PPE no Sistema de Gestão PROEN 23/01/2019.
REDE NACIONAL DE INDICADORES PÚBLICOS REDE INDICON
NÃO BASTA SER FAMÍLIA, PRECISA SER PRESENTE! Ensino Fundamental I 1º PLANTÃO PEDAGÓGICO/2019.
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Diretoria de Ensino – Região Osasco
VIII Fórum Institucional de Ensino
Curso Interinstitucional de capacitação para professores em
Andressa Rebouças Daiane Silva Larissa Lira Wilma Moraes
Educação Especial Curso: Pedagogia UAB – UFC aulas 1 e 2 20 e 21 de março de 2019 Professor Marney Eduardo Ferreira Cruz.
Itinerários Avaliativos de Minas Gerais. Itinerários Avaliativos.
Marco Legal Sistema Inclusivo Escola Especial Classe Especial.
Nivelamento de Componentes Curriculares e
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem.
As Diretrizes da LDB em relação aos princípios da EDH – Lei 9
Diretoria de Ensino Norte 1 EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Não estamos preparados? Quando estaremos? E o que fazemos enquanto nos preparamos? O que fazer com a diferença?
Transcrição da apresentação:

NAPNE – campus Inconfidentes

Perspectiva da educação inclusiva  EDUCAÇÃO ESPECIAL  É a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação. Fonte: LDB 9.394/96  INCLUSÃO  É a garantia de acessibilidade, de acolhimento e de permanência dos estudantes na instituição de ensino, respeitando as diferenças de cada um.  Ainda não há no campus uma Coordenadoria de Ações Inclusivas que busque promover a educação inclusiva.  EDUCAÇÃO INCLUSIVA  É um processo em que se amplia à participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular. Trata-se de uma reestruturação da cultura, da prática e das políticas vivenciadas nas escolas de modo que estas respondam à diversidade de alunos.

O que é o NAPNE  O Napne (Núcleo de Atenção a Pessoas com Necessidades Específicas) é o setor que articula pessoas e setores para o desenvolvimento das ações de implantação/implementação do TEC NEP no âmbito interno ( Programa Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas). Tem como objetivo principal criar na instituição a cultura da “educação para a convivência”, aceitação da diversidade e, principalmente, buscar a quebra das barreiras arquitetônicas, educacionais, de comunicação e atitudinais.

O que é o NAPNE  O Napne (Núcleo de Atenção a Pessoas com Necessidades Específicas) do Campus Inconfidentes atende alunos com deficiência física, visual, auditiva, intelectual, mental, com transtorno do espectro autista ou com superdotação ou altas habilidades em alguma área do conhecimento. Também atende indivíduos cujas necessidades educacionais específicas, decorrente de fatores inatos ou adquiridos, de caráter permanente ou temporário, resultem em dificuldades ou impedimentos no desenvolvimento acadêmico e/ou em suas relações interpessoais, como por exemplo alunos com dislexia ou transtorno do déficit de atenção (TDA).  Início das atividades 2010/2011

Ações  As ações vão desde acompanhamento escolar até adaptações curriculares que demandam certificação específica do sujeito  O Napne trabalha com provas adaptadas, provas mediadas e com tempo extra para a realização das avaliações. Todas as adaptações são feitas de acordo com a necessidade específica de cada aluno com plano de ação individualizado realizado por avaliação da equipe multiprofissional do Núcleo.  Atualmente, o Núcleo do campus Inconfidentes desenvolve atividades de acompanhamento e orientação educacional com alunos e orientação de professores

Quando procurar  Imprescindivelmente logo depois de efetivada a matrícula, quando já se sabe da situação, por isso no ato da matrícula há a necessidade de haver um interface com o atendimento no vestibular e um campo onde seja colocado a situação do estudante.  Quando detectar na turma alguém cujas dificuldades de aprendizagem sejam bem diferentes do demais estudantes.  Encaminhamento médico e/ou outro profissional.  Encaminhamento do setor pedagógico.

Equipe  Professoras  Melissa Salaro Bresci - Coordenadora  Fátima Saionara Leandro  Técnicos Administrativos em Educação  Aline Santos  Marly Ribeiro  Equipe multidisciplinar  Rafaella Lacerda Crestani  Cleonice Maria da Silva  Luciana Pires  Profissional de Atendimento Educacional Especializado -Estagiário  Isac Roberto da Luz  Estagiários remunerados, bolsistas alimentação e voluntários – todos graduandos