Portfólio Residência Pedagógica

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Transcrição da apresentação:

Portfólio Residência Pedagógica Bolsista: Luana de Freitas Oliveira Preceptora: Ana Flávia Leão

Semestre 2018/02

14/08 - 16/08- Apresentação do projeto O primeiro encontro que tivemos em âmbito do Residência Pedagógica foi para apresentação do mesmo, bem como seus objetivos e perspectivas, porém como foi uma apresentação por videoconferência não conseguimos conexão e então neste dia tivemos algumas explicações das professoras coordenadoras do projeto aqui no campus Caçapava do Sul. Já no dia 16/08 neste dia ocorreu o encontro, com todos os bolsistas, que tiramos mais algumas dúvidas e conseguimos ter mais compreendimento de como irá transcorrer as atividades.

23/08 - Apresentação livro Neste dia deu-se início as apresentações e discussões sobre o livro do Pimenta, falando da importância de sermos professores reflexivos, que através da observação e reflexão da prática e das leituras que fazemos mudamos nosso olhar a cada dia e assim, nos constituirmos como professores. Ressaltaram, também, a importância de refletir sobre qual o papel da escola, para que estas servem, de que maneira o estágio docente contribui para construção da nossa identidade docente e o que é esta identidade docente. E desse modo foi dividido em etapas a serem discutidas a cada encontro de uma forma inicial de como se dará nossas reuniões, que cada um grupo de bolsistas relatará a sua etapa de acordo com o livro.

30/08 - Apresentações livros Neste dia deu-se continuidade as discussões sobre estágio, formação continuada e reflexão da prática docente. Realizou-se uma discussão que já vem acontecendo desde o primeiro estágio, que é a ideia de que este é um espaço de reflexão sobre a própria prática e estas reflexões em conjunto com das teorias que estudamos no âmbito da universidade contribuem para aprimorarmos nossa prática. Discutimos também algumas relevâncias do PPP das escolas e como está relacionada com a base, sendo de grande valia a nossa formação.

06/09 - Apresentações Neste dia deu-se seguimento ainda as discussões com as etapas do livro, interpretando e ressaltando aspectos que fosse relevante a nossa formação como docentes, desafios e orientações.

13/09 - Apresentações livro Neste dia iniciou-se a discussão do capitulo 8, relatando aspectos da educação e formação de como estabelecemos continuidade dessa formação

27/09 Discutiu-se sobre o planejamento dos formandos 2018/02, continuaram as apresentações com o capítulo 7. Neste capítulo discutia-se sobre as Políticas Públicas e sua importância para os projetos pedagógicos, falou-se do livro didático como um exemplo de política pública.

Reunião 04/10 Num primeiro momento foram discutidos os recursos que seriam gastos com visitações/deslocamento, materiais, entre outros que podem ser necessários ao longo do projeto. Após, para finalizar as apresentações do livro o capítulo 9 foi apresentado e discutido, entre as discussões surgiram questões como: A relevância da continuação da pesquisa para agregação de novos elementos e até mesmo para instituir novas culturas nas escolas, o que é importante para que não nos rendamos a cultura destas quando formos atuar como docentes e consigamos continuar o trabalho que havíamos nos aprofundado durante a graduação. Educação sozinha não muda a sociedade, mas entendo que em conjunto podemos mudar muitas coisas se tivermos persistência e dedicação em nossos projetos/propostas de ensino.

Reunião 04/10 Surgiu a pergunta “será que pesquisamos na nossa formação?”. Acredito que isso acontece durante o desenvolvimento do TCC, e muito poucas vezes fazemos isto em outros contextos, e embora façamos trabalhos para publicar em eventos, geralmente, são provenientes dos estágios e os escrevemos como relato de experiência. Após o professor Ângelo fez uma apresentação de sua formação, projeto, do curso de biologia e das disciplinas que ministra no curso, discorreu também, sobre as saídas de campo e visitações que fazem, o que é uma novidade para nós, tendo em vista, que não fizemos saída de campo, apenas os estágios.

Reunião 18/10 Discutimos sobre o plano de atividades e como vamos desenvolver as atividades na escola; Foi explanado sobre a necessidade de estudarmos a BNCC, para construirmos nosso plano de ação, sendo que vamos realizar as atividades de acordo com esta. Discutimos sobre o mapeamento dos documentos (PPP, Plano de ensino) que teremos que realizar antes de dar início as atividades. Atividades que poderemos desenvolver dentro das 60h na escola (até janeiro 2019): participar reuniões, eventos, intervenções realizadas no âmbito dos componentes de educação matemática e diversidade cultural.

Reunião

Semestre 2019/01

Reunião 07/03 Nesta reunião foi focada na tirada de dúvidas sobre os artigos que estávamos construindo sobre o Projeto Político Pedagógico e a BNCC e foram discutidos alguns tópicos sobre a carga horária que iremos cumprir no semestre e as regras do projeto que devemos seguir.

Reunião 14/03 Foi redefinida uma nova data para entrega do artigo e correção pelas preceptoras e supervisoras; Após esta data definida e os recados pendentes transmitidos pelas coordenadoras, o nosso grupo de trabalho de Matemática da escola EENSA, se direcionou para uma outra sala de aula, a fim de trabalhar no artigo e concluir a escrita.

Reunião 21/03 Esta reunião foi de orientação sobre os artigos produzidos. Nesta, nos reunimos nos grupos e as coordenadoras nos auxiliaram na escrita.

Reunião 28/03 Nesta reunião a professora Mayra, discutiu sobre Inovação Pedagógica nas escolas a partir de um projeto do qual faz parte na Unipampa, campus São Gabriel. Durante esta fala a professora citou alguns princípios da Inovação pedagógica, sobre a relação desta com o currículo escolar. Também explanou sobre como organizaram o artigo do grupo de São Gabriel e como exploraram a questão da inovação pedagógica, o que não ficou claro para o nosso grupo, uma vez que este é um assunto que até então não tinha sido trabalhado em nosso grupo de estudos. Foi interessante entender como a preceptora se organiza com os residentes, uma vez que é uma forma diferente de trabalho em que constroem as produções textuais juntos.

Atividades em sala de aula (08/04 à 11/04) Turmas:901 Nestas aulas foram desenvolvidos os seguintes conceitos: Operações com radicais inicialmente com adição e subtração Recursos: Material impresso, lousa, caneta. Nessa semana trabalhou-se os conceitos de operações com radicais, em adição e subtração com aplicação de atividades, os alunos estavam participativos e mostravam muito interesse, em momentos ficavam um pouco mais falantes, mas realizavam as atividades propostas.

Atividades em sala de aula (15/04 à 18/04) Turma: 901 Nessa semana foram realizadas correções dos exercícios anteriores e começou-se um outro momento, operações com radicais multiplicação e divisão com radicais, com material impresso e lousa e canetão, foi realizada a conceitualização do conteúdo e aplicada atividades com os alunos. Os alunos estavam um pouco agitados, mas quando estava no momento da explicação ficavam atentos e interessados, e realizavam as atividades propostas.

Reuniões 04/04, 11/04 e 18/04 Essas reuniões foram reservadas para organizarmos os planos de aulas das regências em sala de aula. No dia 11/04, além disso as coordenadoras organizaram um quadro de possíveis atividades para realizarmos a fim de cumprir as sem horas de regência.

Atividades em sala de aula (22/04 e 25/04) Turma: 901 Nessa semana trabalhou-se com correções do conteúdo das atividades anteriores, e iniciou-se o conteúdo de Potenciação com radicais, contextualizando retomando conceitos anteriores e proporcionando o seu aprendizado desse conteúdo, com atividades e um trabalho avaliativo para ser entregue em aula.

Reunião 02/05 No primeiro momento as coordenadoras fizeram um relato dos assuntos tratados no Encontro do Residência Pedagógica do qual participaram na semana anterior. Relatando como foi o encontro quais as principais discussões, e como iriamos realizar a recepção da coordenadora do projeto que irá nos visitar. Foram passadas as datas dos eventos que teremos que participar no contexto do Residência Pedagógica. Foi proposta a confecção de uma camiseta e a divisão de valores para a compra de guloseimas para a recepção da coordenadora geral do projeto no campus Caçapava do Sul.

Reunião 08/05