Itinerários Avaliativos de Minas Gerais. Itinerários Avaliativos.

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Transcrição da apresentação:

Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

Itinerários Avaliativos

Etapa 3 – Diagnóstico

Etapa 3 – Diagnóstico: Apresentação dos itinerários, separados em quatro eixos, que permitem o conhecimento acerca dos principais fatores que intervêm no ensino e na aprendizagem e a definição de prioridades de trabalho, de modo a contemplá-las no plano de ação. Há também, nesta etapa, um momento dedicado à consolidação do diagnóstico EIXO 2 – Direito à Aprendizagem: Este eixo abarca a passagem por diferentes itinerários que, juntos, ajudam o(a) diretor(a) e os professores a promover um amplo debate sobre o direito à aprendizagem. Itinerário 6 – Diversidade e inclusão na aprendizagem: Este itinerário objetiva subsidiar o entendimento acerca da correlação entre os temas transversais – educação das relações étnico-raciais, educação e direitos humanos e educação ambiental – e os processos educacionais, de modo que as particularidades próprias de cada tema sejam abordadas e consideradas ao longo de todas as etapas e modalidades de ensino na composição do currículo, auxiliando na construção didática e metodológica constituinte do fazer pedagógico da educação básica. Etapa 3 – Diagnóstico

Diversidade e inclusão na aprendizagem Objetivo: identificação dos pontos de melhoria em relação aos temas transversais – educação das relações étnico-raciais, educação e direitos humanos e educação ambiental – e a sua relação com os processos educacionais. Dinâmica: discussão sobre a coleta de dados, realizada por meio do formulário da escola e dos formulários específicos, se for o caso. REUNIÃO

Análise de desempenho e rendimento de estudantes ■ Formulário da Escola

Análise de desempenho e rendimento de estudantes ■ Atendimento Educacional Especializado

Análise de desempenho e rendimento de estudantes ■ Educação das Relações Étnico-raciais

Análise de desempenho e rendimento de estudantes ■ Direitos Humanos

Análise de desempenho e rendimento de estudantes ■ Educação Ambiental

Análise de desempenho e rendimento de estudantes ■ Formulários Específicos

Análise de desempenho e rendimento de estudantes ■ Escolas do Campo

Análise de desempenho e rendimento de estudantes ■ Escolas Quilombolas

Análise de desempenho e rendimento de estudantes ■ Escolas Indígenas

Análise de desempenho e rendimento de estudantes Como poderemos aperfeiçoar as ações que já realizamos? Quais são os pontos que necessitam melhorias? Considerações finais:

Análise de desempenho e rendimento de estudantes Considerações finais: Somente para escolas do campo, indígenas ou quilombolas: incluir texto consolidado sobre a especificidade de oferta

Análise de desempenho e rendimento de estudantes Pontos de melhoria: 1.________ 2.________ 3.________ 4.________ 5.________ 6.________ 7.________ 8.________ 9.________ 10.________ Considerações finais: Incluir os pontos de melhoria detectados ainda no levantamento de dados, para discussão na reunião.