A importância do profissional de RH nas organizações Apresentação: Faculdade Una de Contagem 29/09/2009 Gerencia Recursos Humanos Qualidade
Papel da função Recursos Humanos: Em crises Prevendo crises Participando da construção do futuro Construindo uma nova empresa 29/09/2009 ArcelorMittal BioEnergia
Convivendo com mudanças: Arcelor Mittal Florestas – Belgo Arcelor Mittal Jequitinhonha – Acesita Negócio Florestal Arcelor Mittal ArcelorMittal BioEnergia 29/09/2009 ArcelorMittal BioEnergia
Objetivos da Unificação O processo de unificação do setor energo-florestal, a partir do fechamento do capital da ArcelorMittal Inox Brasil do Grupo ArcelorMittal foi referendado internamente na ArcelorMittal Brasil (Longos) / ArcelorMittal Inox Brasil tendo como premissas : Suprir de bio-redutor renovável (carvão vegetal) os setores Longos e Inox a custos menores; Melhorar resultados por efeito escala, com a aplicação das melhores práticas (benchmark) do Grupo; Valorizar oportunidades de uso intensivo de terras, processos de carbonização, geração de créditos de carbono e de co-geração de energia; Recuperar créditos tributários evitando “cash-out” de IR sobre resultados; Fortalecer sua participação na cadeia de valor e de sustentabilidade do Grupo; 3 * Início da unificação 01/07/09 3
Resultados preliminares da unificação Dados Principais ArcelorMittal Florestas Jequitinhonha BioEnergia 1 – Sinergias realizadas (2009) - 2,5 MR$ 2 – Sinergias a realizar(2010/11)(1) 12,5 MR$ 3 – Políticas sociais (2010) (6,0 MR$) (1) Incluindo redução no custo de conversão – R$12,00 / ton.CV 4 4
A nova empresa Junho/2009 5
Objetivos da ArcelorMittal BioEnergia Contribuir para o desenvolvimento dos negócios de aço da ArcelorMittal na América do Sul suprindo a sua demanda de bio-redutor (Carvão vegetal ), energia renovável em quantidade, qualidade e custo, dentro dos princípios de sustentabilidade. Participar do desenvolvimento dos negócios de aço da ArcelorMittal Corporate, compartilhando conhecimento tecnológico e de gestão florestal para a criação, implantação e operação de negócios energo-florestais.. Contribuir para consolidar a imagem da ArcelorMittal como a empresa mais admirada no mundo no seu direcionamento para o Desenvolvimento Sustentável; Atuar alinhada aos padrões e políticas ArcelorMittal de gestão prioritária da saúde e da segurança, do relacionamento social e ambiental e da ética nos negócios; Alcançar resultados financeiros dentro dos padrões fixados pela ArcelorMittal 6 6
Pontos Fortes e Oportunidades de Melhorias Aplicação de novas tecnologias Logística integrada Melhoria de resultados por efeito escala Co-geração de energia Incremento no desenvolvimento sustentável regional Pontos Fortes Liderança no setor (escala, tecnologia e sustentabilidade) Patrimônio Fundiário com potencial de crescimento (duplicação de produção) Benchmark em tecnologia, qualidade e custos Adição de valor ao negócio : geração de créditos de carbono (MDL/CCX) produção diferenciada para o mercado (sementes, mudas, carvão e madeira) Imagem de impulsionador do desenvolvimento regional 7 7
Dimensões da ArcelorMittal BioEnergia Participação Societária ArcelorMittal Brasil Longos 66% ArcelorMittal Inox Brasil 34% (Baseado no patrimônio das ArcelorMittal Florestas / ArcelorMittal Jequitinhonha) AMF Bahia ( 8.843 ha) AMJ (76.000 ha) AMF Norte (26.471 ha) AMF Rio Doce (34.807 ha) AMF Centro Oeste (24.879 ha) Dados ArcelorMittal Florestas ArcelorMittal Jequitinhonha ArcelorMittal BioEnergia Área total - ha 156.000 126.000 282.000 Área plantada (2008) - ha 95.000 76.000 171.000 Produção de bio-redutor renovável : 2009 – kton (MRF) 350 200 550 Pessoal (Próprio + Terceiros) maio 2009 1.700 1.180 2.880 EBTIDA (MR$) 46 51 97 Este sumário é uma fotografia atual sem apresentar o crescimento ArcelorMittal Brasil Longos e ArcelorMittal Inox Brasil. Será elaborado oportunamente o Business Plan considerando as revisões das projeções do negócio siderúrgico as unidades Longos / Inox. 8
Visão: Missão: Valores: Nosso negócio: Empresa referência no setor florestal brasileiro. Missão: Produzir energia renovável, com tecnologia avançada, garantindo qualidade e custo compatíveis, por meio do uso ecoeficiente de florestas plantadas, atuando com responsabilidade social e ambiental e no relacionamento com as comunidades, de modo a assegurar a competitividade do gusa ArcelorMittal. Valores: Confiança, respeito , integridade, ética, excelência e comprometimento. Nosso negócio: Nosso negócio é orientado para a produção e comercialização de: Bio-redutor sólido renovável( Carvão Vegetal) Madeira; Mudas e Sementes 10
PAPEL DA GERÊNCIA DE RECURSOS HUMANOS E QUALIDADE 29/09/2009 ArcelorMittal BioEnergia
Qual a contribuição do RH? Construir uma visão Onde queremos chegar? Onde estamos? Qual a contribuição do RH?
Suporte a Gestão Operacional Alinhamento Diretrizes e metas Negócio BioEnergia Diretrizes Corporativas Suporte a Gestão Operacional
Prioridades e objetivos MACROOBJETIVOS INDICADOR FINANCEIRA Otimizar o retorno da força de trabalho ROI – Retorno sobre o investimento em RH A1 Realinhar TCOE Desenvolver e manter a marca do emprego Empregador preferido CLIENTE A2 Promover mudanças estruturais SG&A Fortalecer a reputação corporativa e a marca Reputação B Manter padrões de Saúde & Segurança e Meio Ambiente PROCESSOS Desenvolver a responsabilidade corporativa Manter Certificação C Fortalecer o relacionamento com Sindicatos, Autoridades e Comunidades D Proteger marca e reputação Desenvolver atitudes positivas Prontidão estratégica E Mitigar a redução do engajamento e moral Liderar a transformação Engajamento e motivação APRENDIZADO E CRESCIMENTO Prover as competências Qualidade da liderança Fortalecer o alinhamento organizacional Foco no negócio 14
Suporte a Gestão Operacional Alinhamento Diretrizes e metas Negócio BioEnergia Diretrizes Corporativas Suporte a Gestão Operacional
Objetivos da ArcelorMittal BioEnergia ( estratégia) Contribuir para o desenvolvimento dos negócios de aço da ArcelorMittal na América do Sul suprindo a sua demanda de bio-redutor (Carvão vegetal ), energia renovável em quantidade, qualidade e custo, dentro dos princípios de sustentabilidade. Participar do desenvolvimento dos negócios de aço da ArcelorMittal Corporate, compartilhando conhecimento tecnológico e de gestão florestal para a criação, implantação e operação de negócios energo-florestais. Contribuir para consolidar a imagem da ArcelorMittal como a empresa mais admirada no mundo no seu direcionamento para o Desenvolvimento Sustentável ( Transforming tomorow); Atuar alinhada aos padrões e políticas ArcelorMittal de gestão prioritária da saúde e da segurança, do relacionamento social e ambiental e da ética nos negócios; Alcançar resultados financeiros dentro dos padrões fixados pela ArcelorMittal 16 16
Diretrizes 17 1. Segurança / Saúde Prioridade 1 JTZ – Zero Acidente Auditorias Unificação Consolidação Gestão de Mudanças Planejamento longo prazo 3. Pessoas Desenvolvimento lideranças Consolidação de sistemas de gestão Comunicação e Clima Organizacional Finanças Caixa Custo Meio ambiente Índices de consumo Créditos de carbono Sustentabilidade Desenvolvimento Processos e Tecnologias aplicadas Geração e Consumo de Energia 7. Relações externas Sindicatos e ONG’s Lideranças Comunitárias Projetos Sociais 17
SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Da Formulação Estratégica ao Piso de Fábrica DESDOBRAMENTO DAS DIRETRIZES ESTRATÉGICAS GERENCIAMNETO DA ROTINA DIÁRIA R E S U L T A D O S SISTEMA DE REMUNERAÇÃO VARIÁVEL (Competências + Itens de Controle) GERENCIAMENTO DE MELHORIAS E INOVAÇÕES VISÃO E DIRETRIZES CORPORATIVAS Alinhamento Estratégico Análise de SWOT Benchmarking Interno e Externo Planejamento (1+5): Orçamento / Plano de Investimento
A P C D A S C D SISTEMA DE GESTÃO – PDCA e SDCA DIRETRIZES ESTRATÉGICAS AÇÕES PREVENTIVAS E CORRETIVAS (Relatório das Três Gerações) PROJETOS E METAS A P CICLO DE MELHORIAS (MELHORIAS E INOVAÇÕES) Ferramentas Avançadas Conhecimento Tecnológico Seis Sigma C D REUNIÕES DE AVALIAÇÃO EXECUÇÃO DOS PROJETOS Banca Técnica Problemas Crônicos ANÁLISE DE ANOMALIA ITENS DE CONTROLE A S PADRONIZAÇÃO (TRABALHO DE ROTINA DIÁRIA) CICLO DE PADRONIZAÇÃO C D FOLLOW-UP & AUDITORIAS TREINAMENTO E EXECUÇÃO DO TRABALHO
Suporte a Gestão Operacional Alinhamento Diretrizes e metas Negócio BioEnergia Diretrizes Corporativas Suporte a Gestão Operacional
MACROFLUXO DO SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA Meio Ambiente Controladoria P R O C E S S O S G E R E N C I A I S Qualidade Saúde & Segurança Responsabilidade Social Tecnologia Logística Jurídico P R O C E S S O S D E S U P O R T E Comunicação RH & Administrativo TI R E Q U I S T O C L N SAÍDA A F Ç Ã MANEJO FLORESTAL E CADEIA DE CUSTÓDIA Planejamento Florestal Produção de Mudas Plantio Florestal Desenvolvimento Florestal Colheita Florestal Transporte de Madeira Produção de Carvão Expedição de Carvão ENTRADA FEEDBACK PRODUTO / SERVIÇO PPF 21 21
ANEXO-Comparativo_Acordos Coletivos_Valorização.xls ANEXO-Capital_Humano.ppt ANEXO-Estratégia_Negociações Sindicais_Acordo 2009x2010_ AM BioEnergia.ppt ANEXO-Comparativo_Acordos Coletivos_Valorização.xls
ANEXO-Indicador Absenteísmo da EX- AMF(Regiões).xls AVALIAÇÃO MODELO GESTÃO LCCSA - CICLO 2009.ppt Matriz_de-responsabilidades_Administrativa_UNIFICAÇÃO_REVISADO_julho09.XLS
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O que mantêm uma empresa integrada: Valores: Confiança, respeito , integridade, ética, excelência e comprometimento. Cultura 27
Convivência com os mais velhos e experientes Como se aprende Histórias e estórias Rituais Símbolos Linguagem e gestos Convivência com os mais velhos e experientes © 2006 by Pearson Education
Mudanças em uma Cultura Organizacional Mudança = Fazer as coisas de maneira diferente. Mudança planejada Alterações em atividades de forma intencional e orientada para resultados. Benefícios: Melhora a capacidade da organização de se adaptar ao seu novo ambiente. Muda o comportamento de atitude dos participantes. Agentes de mudança Pessoas que atuam como catalisadores e assumem a responsabilidade pela administração das mudanças. © 2006 by Pearson Education
Sobrevivência da Empresa VELOCIDADE QUALIDADE RENTABILIDADE
Para alcançar metas que nunca atingimos antes, precisamos começar a fazer coisas que nunca fizemos. As metas só serão atingidas quando todos da equipe souberem exatamente o que devem fazer.
“CONTRATE PESSOAS QUE GOSTEM DE GENTE E QUE ACHAM QUE SERVIR AOS OUTROS É ALGO NOBRE” Clarck Johnson
SÓ EXISTEM DOIS TIPOS DE EMPREGADOS: OS QUE SERVEM AOS CLIENTES e OS QUE SERVEM ALGUÉM QUE FAZ ISTO. (Len Roberts)
Perfil do Profissional
Perfil do Profissional Não pensa pobre Aprende com erros Capacidade Fuçativa “Faz Acontecer” Simplicidade Disciplina Visão resultado Paixão por renovar Senso de Humor Realidades Diferentes, Atitudes Diferentes Marca VOCÊ
Características do “Ganhador” Aprende à velocidade da luz Altamente criativo e intuitivo Equilibra cabeça e coração Competência em: aprender escrever relacionar dialogar
Características do “Perdedor” Minimiza o risco Respeita a cadeia de comando Aguenta o chefe Reclama, Justifica, Acusa, Culpa e Espera
Conceito Muitas pessoas podem operar uma empresa Algumas pessoas podem melhorar uma empresa Poucas pessoas podem inovar uma empresa
QUESTÕES 05 COISAS QUE A EMPRESA NÃO FAZ E DEVERIA FAZER... 05 COISAS QUE A EMPRESA FAZ E NÃO DEVERIA FAZER... 05 COISAS QUE A EMPRESA FAZ E DEVERIA CONTINUAR FAZENDO...
Comportamentos Em Baixa Em Alta
Em Baixa Em Baixa Comportamentos Acomodação Ser burocrático Buscar culpado Desalinhamento Ter foco no passado Individualismo Justificativas Mau atendimento Mau humor Mentira Omissão Resistência a mudança Em Baixa Em Baixa
Em Alta Comportamentos Empreendedorismo Atendimento amigo Atração Centralidade do Cliente Comunicação com emoção Criatividade Empatia Ética Ganha-Ganha Ouvir o cliente Geração de valor Relacionamento Simplicidade Sutilezas Em Alta
Papéis do RH na construção de uma Organização competitiva FUTURO/ESTRATÉGICO FOCO Administração de Estratégias de Recursos Humanos Parceiro estratégico Administração da Transformação e Mudança Agente da mudança PROCESSOS PESSOAL Administração da Infra-estrutura da Empresa Especialista administrativo Administração da Contribuição dos Funcionários Defensor dos funcionários COTIDIANO/OPERCIONAL FOCO
“Comece fazendo o que é Necessário, REFLEXÃO “Comece fazendo o que é Necessário, depois o que é Possível, e de repente você estará fazendo o Impossível.” São Francisco de Assis
Obrigado!!! Vanderlan Bernardino dos Santos Extraído da palestra “Kit de Sobrevivência da Empresa” de Emilia Telma Geron (Magazine Luiza).