PE – Aula 8: Matriz BCG e Matriz GE Prof. Paulo Ferraresi Pegino
Planejamento Estratégico Divisão dos conteúdos: Módulos I Introdução O que é estratégia Evolução das escolas de pensamento estratégico O mundo em transformação II O ambiente organizacional Ambiente interno e externo Técnicas de análise e avaliação de ambientes e cenários III O planejamento Estratégico Etapas Análises Diretrizes organizacionais Formulação de estratégias Implementação Controle √
Matriz BCG stars ? A 10% cash cows pets B A 1,0 B
Matriz GE (McKinsey) Força Competitiva Alta Média Baixa 5,0 3,67 Alta Atratividade do Mercado 2,33 1,0 5,0 3,67 2,33 1,0
Matriz GE Como analisar a Atratividade do Mercado tamanho do mercado taxa de crescimento do mercado lucratividade do mercado tendências de preço intensidade da rivalidade dos concorrentes risco total do retorno dos investimentos no setor barreiras para entrada no setor oportunidades de diferenciação dos produtos/serviços variação da demanda segmentação do mercado estrutura de distribuição desenvolvimento tecnológico
Matriz GE Como analisar o Potencial do Negócio (Força Competitiva) força da marca em relação à concorrência (ligado ao esforço de marketing) participação de mercado taxa de crescimento da participação de mercado lealdade dos clientes posição de custo em relação aos concorrentes (ligado à estrutura de custos da empresa) margem de lucro em relação aos concorrentes capacidade de produção e força de distribuição patentes tecnológicas e de outras inovações qualidade acesso a recursos financeiros e investimentos capacidade administrativa
Matriz GE Como analisar a Atratividade do Mercado Fator Peso Nota tamanho do mercado 0,1 taxa de crescimento do mercado lucratividade do mercado tendências de preço intensidade da rivalidade dos concorrentes risco total do retorno dos investimentos no setor barreiras para entrada no setor oportunidades de diferenciação dos produtos/serviços 0,05 variação da demanda segmentação do mercado estrutura de distribuição desenvolvimento tecnológico Total 1,00
Matriz GE Como analisar o Potencial do Negócio Fator Peso Nota força da marca em relação à concorrência 0,1 participação de mercado taxa de crescimento da participação de mercado lealdade dos clientes posição de custo em relação aos concorrentes margem de lucro em relação aos concorrentes capacidade de produção e força de distribuição patentes tecnológicas e de outras inovações 0,05 qualidade acesso a recursos financeiros e investimentos capacidade administrativa Total 1,00