Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
3- Eficiência e Eficácia
O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Mestrado em Ambiente Saúde e Segurança
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Estratégia Empresarial
Modelos Organizacionais e Gestão da Mudança
TÓPICOS ESPECIAIS EM GESTÃO DE PESSOAS
Desenvolvimento organizacional
Comportamento Organizacional
Capítulo 7 Diferenças individuais e personalidade
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
Estratégias do agronegócio
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Prof(a): Patrícia Braz
Gestão da Qualidade – Motivação
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Modelo de Excelência em Gestão
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
Professora Andréia Oliveira Vicente
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
Enterprise Architecture Validation Edgar Nunes Diogo LopesGrupo 1 Francisco Santos.
Tecnologia da informação
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional
Teorias Modernas de Gestão
Normas de Gestão na CARE
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Gestão por Competências
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Prof. MSc. Cláudio Cabral. É a transformação dos processos da empresa através do reexame da maneira de se trabalhar, da qualidade dos produtos e serviços.
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
REENGENHARIA.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
Planejamento e estratégia
Planejamento e Responsabilidade Social
Profa. Ma Marselle Fernandes Fontenelle
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Capítulo 1 A administração hoje.
Gestão Estratégica de Pessoas
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Tecnologia da Informação Integrada à Inteligência Empresarial:
Gerenciamento dos Recursos Humanos
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Processos Administrativos Aula 1
Planejamento e Estratégia
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
Variáveis Básicas do D.O.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ESCOLA DE NEGÓCIOS, ARTES E OFÍCIOS (81) Quem somos nós O que fazemos Como fazemos Por quê fazemos.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Comportamento Organizacional
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Controladoria.
Transcrição da apresentação:

Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza Organização e Gestão João Couto Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores

Objectivos Explicar as perspectivas da Gestão de Organizações. Descrever as tarefas do gestor em termos de funções, papéis e capacidades. Identificar os principais desafios organizacionais.

Gestão de Organizações A gestão é uma função que visa a definição e prossecução de objectivos, utilizando para tal a organização, o planeamento, o controlo e a liderança como elementos principais.

Quatro Elementos Fundamentais da Gestão Planeamento Organização Eficácia e Eficiência na Obtenção dos objectivos da Organização Liderança Controlo

Quatro Elementos Fundamentais da Gestão Planeamento Processo de determinação da posição futura da organização e a melhor forma de a atingir. Organização Processo de de desenho da organização, dos diversos departamentos, e dos cargos numa hierarquia de funções e autoridade.

Quatro Elementos Fundamentais da Gestão Liderança Processo de orientação dos membros da organização para o desenvolvimento de um esforço conjunto de concretização dos objectivos da organização. Controlo Processo de monitorização e correcção das acções da organização e dos seus membros na prossecução dos objectivos da organização.

Papéis Fundamentais do Gestor Papéis Interpessoais Aspectos de relacionamento social. Funções em que a tarefa principal do gestor é relacionar-se com outras pessoas.

Papéis Fundamentais do Gestor Papéis Informativos Envolvem os aspectos de comunicação Incluem a comunicação interna e externa

Papéis Fundamentais do Gestor Papéis de Tomada de Decisão Envolvem a tomada de decisão Envolvem a distribuição de recursos, a resolução de conflitos e a definição de objectivos e escolha de estratégias

Capacidades do Gestor Capacidades Técnicas Capacidades interpessoais Capacidades necessárias à realização de tarefas específicas no âmbito da organização Capacidades interpessoais Compreendem a habilidade do gestor em comunicar, entender , motivar os indivíduos e coordenar o trabalho das unidades e equipas da organização.

Capacidades do Gestor Capacidades Conceptuais Referem-se à capacidade dos gestor em conceber e pensar em termos abstractos sobre os conceitos ligados à organização. Capacidades de Diagnóstico Permitem ao gestor entender as relações de causa e efeito e reconhecer as melhores soluções para os problemas.

Desafios Organizacionais Diversidade da Força de Trabalho Downsizing e Redução de Custos Mudanças no Meio Envolvente Mudança Organizacional Novas Formas de organização Tecnologias de Informação

Desafios Organizacionais Downsizing e Redução de Custos Reduzir propositadamente a dimensão da organização por meio da redução de efectivos, estruturas e número de negócios. Diversidade da Força Trabalho Diversidade de pessoas, incluindo diferenças de idade, de formação, étnicas, etc.

Desafios Organizacionais Mudanças do Meio Envolvente A sobrevivência das organizações e o seu sucesso dependem da sua capacidade em responder de forma adequada às exigências do meio ambiente e saber aproveitar da melhor forma as oportunidades que surjam.

Desafios Organizacionais Mudança Organizacional A organização necessita de constantemente procurar melhorar a coordenação, a eficiência, a produtividade e a capacidade de inovação atraindo os melhores recursos e tecnologias e aplicando-as da forma mais competitiva

Desafios Organizacionais Tecnologias de Informação A tecnologia cria novas formas de comunicação e permite o desenvolvimentos de novos meios de informação à gestão que têm de ser integrados.

Desafios Organizacionais Novas Formas de Organização Necessidades de maior flexibilidade e capacidade de resposta rápida às exigências do meio envolvente implicam a definição de estruturas achatadas. O aumento da importância do trabalho em equipa e de capacidade de inovação e conhecimento.

Desafios do Meio Envolvente Globalização Estratégia Competitiva Ética e Responsabilidade Social Tecnologia de Produção e Operações Qualidade e Produtividade

Desafios do Meio Envolvente Estratégia Competitiva A estratégia competitiva define o posicionamento da organização face à concorrência e ao mercado. As estratégias Competitivas Genéricas são: Diferenciação Liderança de Custos Focagem

Desafios do Meio Envolvente Globalização A gestão numa economia global implica novas oportunidades e desafios. As diferenças culturais são um dos desafios essenciais à gestão com a definição de novas estruturas e problemas de gestão.

Desafios do Meio Envolvente Ética Os valores individuais, a atitude e os valores de gestão representam elementos fundamentais na definição de uma cultura organizacional Responsabilidade Social As obrigações sociais da organização e os contributos para a sociedade são um desafio às organizações, nomeadamente a preservação do ambiente.

Desafios do Meio Envolvente Qualidade e Produtividade A qualidade é utilizada por cada vez mais organizações como o elemento de vantagem competitiva. A melhoria da qualidade tende a contribuir para o aumento da produtividade e uma maior poupança de recursos.

Desafios do Meio Envolvente Tecnologia de Produção e Operações Os gestores tem de se manter constantemente actualizados das novas formas de tecnologia e atentos à necessidade de investir em equipamentos. O serviços assumem uma importância cada vez maior com problemas próprios e a necessidade de soluções inovadoras.

Objectivos da Função de Gestão Os objectivos de gestão situam-se a três níveis: Individual Grupo Organização

Objectivos da Função de Gestão Objectivos Individuais Produtividade, desempenho, absentismo, rotação pessoal, atitudes, capacidade de iniciativa progresso e autonomia.

Objectivos da Função de Gestão Objectivos de Grupo Produtividade e desempenho do grupo. Os grupos apresentam objectivos próprios relacionados com a dinâmica social de normas de comportamento e coesão.

Objectivos da Função de Gestão Objectivos Organizacionais Produtividade, desempenho organizacional. Rendibilidade, cotação da empresa, retorno do investimento, taxa de crescimento, etc.

Sumário A gestão por envolver a congregação de recursos e a gestão de pessoas requerer capacidades técnicas mas também de relacionamento. A função do gestor pode ser caracterizada em termos de três papéis e envolve quatro capacidades principais.

Sumário Os desafios organizacionais que enfrentam os gestores incluem a diversidade da força de trabalho, a reduções de custos e downsizings, as tecnologias de informação, as mudanças do meio envolvente, as mudanças organizacionais e as novas formas de organização.

Sumário Os desafios do meio envolvente incluem determinar a estratégia competitiva mais eficaz, a globalização das economias, a ética e responsabilidade social, a qualidade e produtividade e a tecnologia de produção e operações.

Sumário A gestão com vista à eficiência envolve a articulação de objectivos individuais, de grupo e organizacionais.