Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza Organização e Gestão João Couto Departamento de Economia e Gestão Universidade dos Açores
Objectivos Explicar as perspectivas da Gestão de Organizações. Descrever as tarefas do gestor em termos de funções, papéis e capacidades. Identificar os principais desafios organizacionais.
Gestão de Organizações A gestão é uma função que visa a definição e prossecução de objectivos, utilizando para tal a organização, o planeamento, o controlo e a liderança como elementos principais.
Quatro Elementos Fundamentais da Gestão Planeamento Organização Eficácia e Eficiência na Obtenção dos objectivos da Organização Liderança Controlo
Quatro Elementos Fundamentais da Gestão Planeamento Processo de determinação da posição futura da organização e a melhor forma de a atingir. Organização Processo de de desenho da organização, dos diversos departamentos, e dos cargos numa hierarquia de funções e autoridade.
Quatro Elementos Fundamentais da Gestão Liderança Processo de orientação dos membros da organização para o desenvolvimento de um esforço conjunto de concretização dos objectivos da organização. Controlo Processo de monitorização e correcção das acções da organização e dos seus membros na prossecução dos objectivos da organização.
Papéis Fundamentais do Gestor Papéis Interpessoais Aspectos de relacionamento social. Funções em que a tarefa principal do gestor é relacionar-se com outras pessoas.
Papéis Fundamentais do Gestor Papéis Informativos Envolvem os aspectos de comunicação Incluem a comunicação interna e externa
Papéis Fundamentais do Gestor Papéis de Tomada de Decisão Envolvem a tomada de decisão Envolvem a distribuição de recursos, a resolução de conflitos e a definição de objectivos e escolha de estratégias
Capacidades do Gestor Capacidades Técnicas Capacidades interpessoais Capacidades necessárias à realização de tarefas específicas no âmbito da organização Capacidades interpessoais Compreendem a habilidade do gestor em comunicar, entender , motivar os indivíduos e coordenar o trabalho das unidades e equipas da organização.
Capacidades do Gestor Capacidades Conceptuais Referem-se à capacidade dos gestor em conceber e pensar em termos abstractos sobre os conceitos ligados à organização. Capacidades de Diagnóstico Permitem ao gestor entender as relações de causa e efeito e reconhecer as melhores soluções para os problemas.
Desafios Organizacionais Diversidade da Força de Trabalho Downsizing e Redução de Custos Mudanças no Meio Envolvente Mudança Organizacional Novas Formas de organização Tecnologias de Informação
Desafios Organizacionais Downsizing e Redução de Custos Reduzir propositadamente a dimensão da organização por meio da redução de efectivos, estruturas e número de negócios. Diversidade da Força Trabalho Diversidade de pessoas, incluindo diferenças de idade, de formação, étnicas, etc.
Desafios Organizacionais Mudanças do Meio Envolvente A sobrevivência das organizações e o seu sucesso dependem da sua capacidade em responder de forma adequada às exigências do meio ambiente e saber aproveitar da melhor forma as oportunidades que surjam.
Desafios Organizacionais Mudança Organizacional A organização necessita de constantemente procurar melhorar a coordenação, a eficiência, a produtividade e a capacidade de inovação atraindo os melhores recursos e tecnologias e aplicando-as da forma mais competitiva
Desafios Organizacionais Tecnologias de Informação A tecnologia cria novas formas de comunicação e permite o desenvolvimentos de novos meios de informação à gestão que têm de ser integrados.
Desafios Organizacionais Novas Formas de Organização Necessidades de maior flexibilidade e capacidade de resposta rápida às exigências do meio envolvente implicam a definição de estruturas achatadas. O aumento da importância do trabalho em equipa e de capacidade de inovação e conhecimento.
Desafios do Meio Envolvente Globalização Estratégia Competitiva Ética e Responsabilidade Social Tecnologia de Produção e Operações Qualidade e Produtividade
Desafios do Meio Envolvente Estratégia Competitiva A estratégia competitiva define o posicionamento da organização face à concorrência e ao mercado. As estratégias Competitivas Genéricas são: Diferenciação Liderança de Custos Focagem
Desafios do Meio Envolvente Globalização A gestão numa economia global implica novas oportunidades e desafios. As diferenças culturais são um dos desafios essenciais à gestão com a definição de novas estruturas e problemas de gestão.
Desafios do Meio Envolvente Ética Os valores individuais, a atitude e os valores de gestão representam elementos fundamentais na definição de uma cultura organizacional Responsabilidade Social As obrigações sociais da organização e os contributos para a sociedade são um desafio às organizações, nomeadamente a preservação do ambiente.
Desafios do Meio Envolvente Qualidade e Produtividade A qualidade é utilizada por cada vez mais organizações como o elemento de vantagem competitiva. A melhoria da qualidade tende a contribuir para o aumento da produtividade e uma maior poupança de recursos.
Desafios do Meio Envolvente Tecnologia de Produção e Operações Os gestores tem de se manter constantemente actualizados das novas formas de tecnologia e atentos à necessidade de investir em equipamentos. O serviços assumem uma importância cada vez maior com problemas próprios e a necessidade de soluções inovadoras.
Objectivos da Função de Gestão Os objectivos de gestão situam-se a três níveis: Individual Grupo Organização
Objectivos da Função de Gestão Objectivos Individuais Produtividade, desempenho, absentismo, rotação pessoal, atitudes, capacidade de iniciativa progresso e autonomia.
Objectivos da Função de Gestão Objectivos de Grupo Produtividade e desempenho do grupo. Os grupos apresentam objectivos próprios relacionados com a dinâmica social de normas de comportamento e coesão.
Objectivos da Função de Gestão Objectivos Organizacionais Produtividade, desempenho organizacional. Rendibilidade, cotação da empresa, retorno do investimento, taxa de crescimento, etc.
Sumário A gestão por envolver a congregação de recursos e a gestão de pessoas requerer capacidades técnicas mas também de relacionamento. A função do gestor pode ser caracterizada em termos de três papéis e envolve quatro capacidades principais.
Sumário Os desafios organizacionais que enfrentam os gestores incluem a diversidade da força de trabalho, a reduções de custos e downsizings, as tecnologias de informação, as mudanças do meio envolvente, as mudanças organizacionais e as novas formas de organização.
Sumário Os desafios do meio envolvente incluem determinar a estratégia competitiva mais eficaz, a globalização das economias, a ética e responsabilidade social, a qualidade e produtividade e a tecnologia de produção e operações.
Sumário A gestão com vista à eficiência envolve a articulação de objectivos individuais, de grupo e organizacionais.