MAP_BSC n o 1 / 29 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Advertisements

“Se você não tem item de controle, você não gerencia” Kaoru Ishikawa
Daciane de Oliveira Silva
Balanced Scorecard.
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
GESTÃO ESTRATÉGICA Vitor AugustoKoch.
Sistema de Indicadores de Desempenho e o Balanced Scorecard
Governança de TI BSC Indicadores Balanceados de Desempenho
Do Planejamento à Gestão Estratégica O Desdobramento do BSC na Organização José Everaldo Vanzo – Diretor de Tecnologia e Planejamento
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Balanced Scorecard BSC
Tecnologia em Marketing, Logística e Recursos Humanos
BSC Balanced Score Card
BSC - Balanced Scorecard
COMPETÊNCIAS VALORIZADAS PELO MERCADO DE TRABALHO
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
Oficina: Gestão da Estratégia
Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio.
Secretaria de Administração e Gestão Estratégica do Estado de Roraima
Planejamento Estratégico e BSC - Balanced Scoredcard
Aplicando tecnologias semânticas ao Balanced Scorecard
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Software de Gestão Estratégica
INTRODUÇÃO AO BALANCED SCORECARD
Prof. Esp. Sandro Everton Leão
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
MAP_Definições n o 1 / 23 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.
Marcela Araujo Outubro
Sérgio Lemos Duarte Valdiney Alves de Oliveira
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO (BALANCED SCORECARD - BSC)
ADM01003 – Visão Sistêmica nas Organizações
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
MAP_INT n o 1 / 17 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica.
Balanced Scorecard A Estratégia em Ação Medições que impulsionam o
Transformando estratégia em ação
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
Controle da estratégia e Balanced Scorecard (BSC)
Aula 7 Processos Administrativos
POR QUE A EMPRESA NECESSITA DE UM BALANCED SCORECARD ?
Planejamento Estratégico: uma abordagem prática
Diagnóstico Organizacional
GESTÃO ESTRATÉGICA Balanced Scorecard
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Balanced Scorecard.
Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia SANTINI Júnior, Nelson. ALMEIDA, Sérgio Roberto Porto.
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
BSC Jefferson Bueno.
“O que não é medido não é gerenciado”.  ERA DA INDUSTRIALIZAÇAO CLÁSSICA- Burocrática, Centralizadora e verticalizada. ( )  ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO.
IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS
Balanced Scorecard A estratégia em ação. 2 O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
BALANCED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
O Balanced Scorecard no Processo de Planejamento Estratégico Tópicos Avançados em Engenharia de Software III Rafael Marques Mestrado -
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Estratégias: formulação, implementação e avaliação
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Oficina para Desdobramento e Alinhamento do Planejamento.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/10 Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EMPRESARIAL ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Transcrição da apresentação:

MAP_BSC n o 1 / 29 IDENTIFICAÇÃO, MODELAGEM E ANÁLISE DE PROCESSOS LUÍS GONZAGA TRABASSO Professor Associado Divisão de Engenharia Mecânica

MAP_BSC n o 2 / 29  Identificação de objetivos e as perspectivas;  Mapa estratégico;  Implementação dos objetivos estratégicos;  Considerações finais;  Exercício. BALANCED SCORECARD

MAP_BSC n o 3 / 29 Missão Valores essenciais Visão Estratégia Por que existimos ? Em que acreditamos ? O que queremos ser ? (longo/médio prazo) Onde queremos chegar ? (médio/curto prazo) Processos Como vamos fazer? ESTRATÉGIA BSC Avaliação de desempenho

MAP_BSC n o 4 / 29 Conceito do BSC – Balanced Scorecard para sistema de Gestão de Performance (KAPLAN and NORTON, 1992) Cliente Pessoas Processos Financeira BSC AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO

MAP_BSC n o 5 / 29 IDENTIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS Perspectiva Financeira Perspectiva do Cliente Perspectiva interna (processos) Perspectiva de aprendizagem Definição dos Objetivos 1 – Baseado na relação Causa e Efeito 2 – Integração e balanceamento entre perspectivas “Satisfazer os acionistas” “Valores para os clientes” “Processos excelentes” “Aprender e inovar”

MAP_BSC n o 6 / 29 Estratégia IDENTIFICAÇÃO DOS OBJETIVOS Perspectiva Financeira Quais objetivos devemos atingir para satisfazer os nossos acionistas? Perspectiva dos Clientes Que valores devemos oferecer para atingir nossos objetivos financeiros? Perspectiva Interna Para gerar os valores, em quais processos devemos ser excelentes? Perspectiva do Aprendizado Como devemos aprender e inovar para atingir sempre nossas metas

MAP_BSC n o 7 / 29 Aumentar o negócio Aumentar o valor para clientes Estratégia de Crescimento Melhorar a estrutura de custo Melhorar a utilização dos ativos Estratégia de Produtividade PERSPECTIVA FINANCEIRA Aumentar o Valor para os Acionistas

MAP_BSC n o 8 / 29 Tempo Funcionalidade PreçoQualidade Atributos de Produtos/serviços PERSPECTIVA DO CLIENTE ServiçoRelação Marca Relacionamento Imagem PROPOSIÇÃO DE VALORES PARA OS CLIENTES

MAP_BSC n o 9 / 29 Desenvolvimento do Negócio Aumento do valor para o cliente Excelência Operacional PERSPECTIVA INTERNA PROCESSOS

MAP_BSC n o 10 / 29 PERSPECTIVA DE APRENDIZADO AprendizagemCompetênciasInovação Motivação e Treinamento para a Força de Trabalho

MAP_BSC n o 11 / 29 Aumentar o negócio Aumentar o valor dos clientes Estratégia de Crescimento Melhorar a estrutura de custo Melhorar a utilização dos ativos Estratégia de Produtividade Aumentar o Valor para os Acionistas Perspectiva Financeira TempoFuncionalidadePreçoQualidade Atributos de Produtos/serviços ServiçoRelação Marca Relacionamento Imagem Proposição de Valores para os clientes Perspectiva do Cliente “Desenvolvimento do Negócio” “Aumentar o valor do cliente” “Excelência Operacional” Perspectiva interna (processos) Aprendizagem Competências Inovação Motivação e Treinamento para a Força de Trabalho Perspectiva de aprendizagem MAPA DA ESTRATÉGIA

MAP_BSC n o 12 / 29 IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO Perspectivas Objetivos estratégicos Indicadores de Performance MetasPlano de Ação Financeira Clientes Processos Aprendizagem. É preciso descrever a estratégia utilizando um conjunto de objetivos relacionados entre si. Os objetivos estratégicos devem ser mensuráveis. São os valores que os objetivos devem alcançar. Para garantir que as metas sejam atingidas é preciso ter um PA ligado a elas Metas e PAs precisam ser avaliados periodicamente para verificar se os objetivos serão alcançados

MAP_BSC n o 13 / 29 Obj3Obj1Obj2Obj4Obj5Obj7Obj6Obj9Obj8 MAPA DE OBJETIVOS ESTRUTURADOS

MAP_BSC n o 14 / 29 CONSIDERAÇÕES FINAIS   Os ajustes dos objetivos estratégicos devem ser realizados em ciclos periódicos durante o ano;   Visão integradora da Organização (Financeira, Clientes, Processos, Pessoas);   Vínculo direto dos objetivos estratégicos com os processos (Cadeias de Valor);   O BSC serve como ferramenta para priorizar o redesenho de processos;   Todo objetivo estratégico precisa ter uma meta, os indicadores e um plano de ação.

MAP_BSC n o 15 / 29 O BSC requer o envolvimento intenso dos executivos da empresa na estruturação e revisão dos objetivos; Necessita de estabelecimento de indicadores universais. Existe uma dificuldade de relacionar, quantitativamente, os objetivos entre si. Não é trivial realizar as medições nos indicadores relacionados com a perspectiva de Clientes e de Aprendizado. PRINCIPAIS DIFICULDADES

MAP_BSC n o 16 / 29 Estabelecer os objetivos estratégicos para o Grupo Fácil, identificando as metas para cada um e indicadores de desempenho. Apresentar o diagrama relacional entre os objetivos Perspectivas Objetivos estratégicos Indicadores de Performance MetasPlano de Ação Financeira Clientes Processos Aprendizagem EEXXOOEERR CC ÍÍ IICC