Prof. MSc. Cláudio Cabral. Toda e qualquer empresa possui objetivos estratégicos e permanentes. A área de comunicação também possui alguns objetivos que.

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Transcrição da apresentação:

Prof. MSc. Cláudio Cabral

Toda e qualquer empresa possui objetivos estratégicos e permanentes. A área de comunicação também possui alguns objetivos que devem ser “perseguidos” de forma permanente.

 Conscientizar a opinião pública de que a empresa é excelente “cidadã” com responsabilidade social, que tem atuação de ponta nos aspectos tecnológico, administrativo, econômico, financeiro e mercadológico;  Fortalecer a credibilidade;  Obter noticiário favorável;

 Ser fonte natural de noticiário;  Obter reconhecimento positivo da sociedade;  Abrir e manter canais de comunicação;  Obter bons e lucrativos negócios;

 Motivar funcionários;  Motivar futuros funcionários;  Favorecer a imagem pessoal da diretoria e gerência.

 Endomarketing – é o conjunto de ações focadas no público interno e que tem como objetivo maior conscientizar funcionários e chefias para a importância do atendimento de excelência ao cliente.

 Os colaboradores devem acreditar verdadeiramente na : missão, visão e valores da organização para que os objetivos da comunicação sejam alcançados de forma eficaz.  Os colaboradores devem acreditar na qualidade dos produtos e serviços da empresa.

...”o grande diferencial está nas pessoas. Nesse sentido, a importância de se manter, um alto grau, não só de informação, mas também de comunicação com o público interno é o que determina que toda a empresa caminhe uniformemente numa mesma direção. A importância da comunicação deve ser sempre valorizada, não só no sentido hierárquico, verticalizado,mas, também, na própria estrutura organizacional, no sentido horizontal”. (Bekin, 2004).

No caso de um Endomarketing bem feito, os colaboradores se tornam multiplicadores da empresa e sua marca. Endomarketing não pode significar manipulação dos funcionários, e sim uma constatação realista de que todos da empresa são responsáveis por seus resultados.

 Exposição: Média de audiência, alcance e frequência. Porque é importante: O público- alvo recebeu o nível planejado de exposição? Exemplo de objetivo: 30% de participação em um mercado. Como medir: Auditagem de mídia (entrega x planejado), Investimento da categoria.

Entendimento:espontâneo e induzido. Porque é importante:O público-alvo entendeu e assimilou a mensagem e marca? Exemplo de objetivo: lembrança após anúncio de 50% do público- alvo após um mês da campanha. Como medir: Pesquisa de lembrança.

Efeitos da comunicação: Atitudes da marca,intenção de compra. Porque é importante: O púbico-alvo foi impactado pela comunicação da maneira correta? Exemplo de objetivo: 75% do público- alvo concorda que minha marca entrega o que eu prometo. Como medir: Pesquisas em profundidade em células que foram impactadas pela campanha.

Mudança de comportamento:Intenção de compra, fidelidade. Porque é importante: Como resultado o público mudou seu comportamento de compra? Exemplo de objetivo: Crescimento da compra média em 20% Como medir: Painel de consumidores, giro de produto junto ao público.

Vendas / Lucro: participação no mercado, vendas e lucratividade. Porque é importante: A Marca alcançou os resultados de vendas e lucros? Exemplo de objetivo: Crescimento da participação no mercado de 10% para 15%. Como medir: Modelos de participação no mercado, resultado de vendas nos mesmos Pontos de venda.

 A busca dos objetivos permanentes deve ser feita de forma estratégica e levando-se em consideração a medida de seus resultados.  O público interno deve ser foco de atenção especial por parte das organizações que pretendem ter bom diferencial competitivo.

Obrigado Até a próxima aula