In “Educação Matemática: Caminhos e encruzilhadas”

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Transcrição da apresentação:

In “Educação Matemática: Caminhos e encruzilhadas” Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Mestrado em Didáctica da Matemática “O que torna a matemática tão difícil e o que podemos fazer acerca disso?” Koeno Gravemeijer (2005) In “Educação Matemática: Caminhos e encruzilhadas” (pp.83-101). Lisboa:APM Fundamentos da Didáctica da Matemática Professor Doutor João Pedro da Ponte

Tarefa 1 - Tabuada

Tarefa 2 – Padrões Circulares

Reflexão sobre as tarefas O que sentiu durante a realização da actividade proposta? Considera a tarefa facilitadora da aprendizagem? Houve necessidade de mobilização de conhecimentos prévios? Realizou alguma aprendizagem/descoberta?

Ideias Fortes: O que torna a Matemática tão difícil? Lacuna entre o conhecimento dos professores e o conhecimento dos alunos Paradoxo da Aprendizagem Algoritmos escritos

Ideias fortes: …e o que podemos fazer acerca disso? Reinventar a Matemática Reinvenção guiada Modelação emergente

Questões O que significa “ter boas notas” a matemática? Até que ponto é que o ensino e aprendizagem da matemática são condicionados por pressões sociais?