In “Educação Matemática: Caminhos e encruzilhadas” Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa Mestrado em Didáctica da Matemática “O que torna a matemática tão difícil e o que podemos fazer acerca disso?” Koeno Gravemeijer (2005) In “Educação Matemática: Caminhos e encruzilhadas” (pp.83-101). Lisboa:APM Fundamentos da Didáctica da Matemática Professor Doutor João Pedro da Ponte
Tarefa 1 - Tabuada
Tarefa 2 – Padrões Circulares
Reflexão sobre as tarefas O que sentiu durante a realização da actividade proposta? Considera a tarefa facilitadora da aprendizagem? Houve necessidade de mobilização de conhecimentos prévios? Realizou alguma aprendizagem/descoberta?
Ideias Fortes: O que torna a Matemática tão difícil? Lacuna entre o conhecimento dos professores e o conhecimento dos alunos Paradoxo da Aprendizagem Algoritmos escritos
Ideias fortes: …e o que podemos fazer acerca disso? Reinventar a Matemática Reinvenção guiada Modelação emergente
Questões O que significa “ter boas notas” a matemática? Até que ponto é que o ensino e aprendizagem da matemática são condicionados por pressões sociais?