EMPREGABILIDADE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

IGUAL àquele que ele ESPERAVA.”
‘ Por que estudar sistemas de informação?
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
GESTÃO POR COMPETÊNCIA
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Qualidade Total.
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
Inteligência empresarial
Professor : Fábio Pizzato
O Aluno a Distância.
Meta: Humanização no Ambiente de Trabalho
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
Curso Técnico em Manutenção e Suporte para a Informática
JACIRA PEDROSA Bacharel em Secretariado Executivo – UFPE
Gestão do Conhecimento com WINISIS
Coaching lcz.
A EVOLUÇÃO DE RH Analisando a evolução da função RH no decorrer dos anos, é possível observar seu processo de emancipação acompanhando, lado a lado, pela.
ENDOMARKETING Um conjunto de ações utilizadas por uma empresa para vender a sua própria imagem a funcionários e familiares. É a utilização de modernas.
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Aquele que assume riscos e cria algo novo
Carreira e Empregabilidade
ADMINISTRADORES E O AMBIENTE EXTERNO.
Empreendedorismo pode ser aprendido
A importância do Planejamento Estratégico
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Por que estudar sistemas de informação?
Princípios da Administração Fonte: Introdução à Administração de Antonio Cesar Amaru Maximiano Volume 03 Versão /07/2009.
Recursos Humanos do Projeto
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
Administração de Recursos Humanos II
Você deseja ser um vendedor de sucesso?
INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO TRABALHO
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
COACHING EDUCATION.
Como estimular o Desenvolvimento dos Colaboradores
Empregabilidade e Carreira

Gestão de pessoas e Desenvolvimento de equipes
TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas
GESTÃO DO CONHECIMENTO AS 7 DIMENSÕES DO CONHECIMENTO
OPEC III - LUCILA PESCE - EAD e o universo do trabalho
Gabriel Bastos Machado
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
RH Contemporâneo e Perspectivas
Mercado de Trabalho.
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
Resistências a Mudanças
Conceito de Mudança Mudanças organizacionais são alterações efetuadas pela administração na situação, processo ou ambiente de trabalho. O GESTOR DEVE SABER.
Perspectiva estratégica da qualidade
Gestão de Marcas com Base no Triple Botton Line Responsável: Profª Dra. Rosana Sacchet Suzana Bierhals, Heloisa Rossler, Marianne Senna.
BOA NOITE.
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
Atualmente, não se concebe uma Educação Profissional identificada como simples instrumento de política assistencialista ou linear ajustamento às demandas.
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
Gestão de Carreira: a importância de um conhecimento interdisciplinar Profº. Edimilson Martins
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

EMPREGABILIDADE

Emprego X Empregabilidade Qual a diferença? • Emprego = diz respeito ao posto de trabalho remunerado, com carteira assinada, ocupado pelo profissional em uma dada organização. • Empregabilidade = conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que tornam o executivo ou um profissional efetivamente importante para uma empresa.

Empregabilidade: o que é? De forma simples: conjunto de pré-requisitos necessários para se obter e conservar um emprego. • Bueno (1996, p.45): “conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que tornam um executivo ou um profissional importante para a sua organização e para toda e qualquer outra”.

• Bridges (1995, p.59): “administração de sua própria carreira de modo que essa se assemelhe mais à de um vendedor externo, um vendedor de si próprio, do que à de um empregado tradicional”. • Case et al., (1997): “capacidade de obter trabalho remuneração sem que isto implique, necessariamente, o trabalho com vínculo empregatício ou carteira assinada”.

O conceito de empregabilidade passa impreterivelmente, pelo eixo do aprendizado, no qual os conhecimentos e habilidades interdisciplinares da mão-de-obra passam a ser o maior ativo da empresa.

Atualmente, criar e gerir os conhecimentos e competências humanas representa para as organizações uma questão estratégica, que deve ser direcionada para o alcance dos objetivos da própria organização, em sua gestão do conhecimento

Desafios Globalização econômica, evolução dos meios de comunicações, desenvolvimento tecnológico, competitividade acirrada, mudanças em ritmo acelerado, etc.

Conseqüências: experiências como a reengenharia, a terceirização ou o downsizing, que impactaram da forma intensa e dramática o contexto que envolve a mão-de-obra e seus papéis nas organizações. Como superá-los (na perspectiva do índividuo)?

Fatores de Empregabilidade Ser capaz de adaptar-se a mudanças é a característica essencial de quem deseja manter sua empregabilidade. Entre tantos fatores, destacam-se: perfil adequado à profissão; rede de relacionamentos; adaptação a mudanças; educação continuada; conhecimento interdisciplinar e planejamento.

Conhecimento interdisciplinar Era Industrial X Era do Conhecimento Drucker (1993, p.56): “nenhuma sociedade, ao longo dos tempos, enfrentou tantos desafios. No entanto, igualmente novas são as oportunidades da sociedade do conhecimento, na qual, pela primeira vez na história, a possibilidade de liderança estará aberta a todos”.

A possibilidade de adquirir conhecimentos não mais depende da obtenção de educação prescrita em determinada idade. O aprendizado torna-se uma ferramenta do indivíduo (e depende de sua dedicação) auxiliado por meio de novas tecnologias de aprendizado.

Em um mundo repleto de mudanças rápida necessário estar pronto para o novo, analisar o mercado preparar-se para as mudanças. Diferentes conhecimentos, quando aliados, aumentam sua possibilidade de utilização e, conseqüentemente, o nível de empregabilidade do indivíduo. Que conhecimentos fazem diferença nos currículos hoje? O que já não é mais diferencial (passou a ser obrigatório)?

O que eu preciso fazer... Definir propósitos e objetivos, pessoais e profissionais, para direcionar as ações, desenvolvendo os conhecimentos e habilidades que melhor irão contribuir no alcance dessas metas (que devem ser reavaliadas periodicamente). Estar atento a dois aspectos: o ambiente organizacional instável, que exige uma constante necessidade de adaptação e o estabelecimento de um novo perfil profissional , capaz de superar a competitividade humana e tecnológica que se apresenta atualmente.