Lavratti.com Slide 1/5 Administração de Recursos Humanos II Recrutamento e Seleção Internos e Carreira Uma carreira é a sequência evolutiva das experiências.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O QUE FAZEM OS EXECUTIVOS
Conceitos, âmbito e objetivo
BENCHMARKING.
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS Administração de Recursos Humanos
GERENCIAMENTO DE INTEGRAÇÃO DO PROJETO
Função AGREGAR PESSOAS:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Kaizen – Melhoria contínua
ad – direção para, tendência para;
Gerenciamento da Integração
CONSULTORIA EMPRESARIAL
TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Abrangência do Planejamento
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
IN1149 – Qualidade, Processos e Gestão de Software
A experiência do Estado de Minas Gerais
PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES DE TREINAMENTO
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
- Minister (subordinação ou obediência)
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
ADM DE VENDAS PROFa. WANESSA PAZINI
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento (CHIAVENATO,1999).
Lavratti.com Slide 1/6 Administração de Recursos Humanos II Remuneração individual dos empregados Aspectos básicos das políticas de remuneração: a)Por.
Gestão por Competências
Administração de Recursos Humanos II
Administração de Recursos Humanos II
Administração de Recursos Humanos II
Administração de Recursos Humanos II
Instrutor: Objetivos:.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E GERENCIAIS
Administração de Recursos Humanos II
Distrito 4500 Distrito 4500 TREINAMENTO DE GOVERNADORES ASSISTENTES e EQUIPE DISTRITAL 2006/07 G A T S/PLD JOAO PESSOA - PB ROTARY INTERNATIONAL.
FAC SÃO ROQUE Curso:. Administração Turma:. Adm 5 - A Ano/semestre:
PROCESSO DECISÓRIO ELEMENTOS:
Administração de Recursos Humanos II
O QUE É TREINAMENTO ? Nas organizações, o treinamento é frequentemente visto como uma atividade continua em muitos níveis, operacional, pessoal e administrativo.
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
TRABALHO EM EQUIPE I.
RECRUTAMENTO INTERNO.
BENCHMARKING.
Capítulo 1 A administração hoje.
FERRAMENTAS DE MARKETING
PROCESSO SELETIVO.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Gerenciamento de Recuros Humanos do Projeto.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
C É L U L A R RECURSOS HUMANOS Competências.
1 M ODELO P ORTER DAS E STRATÉGIAS G ENÉRICAS Estratégia de liderança em custos/cadeia de valor Sistemas de informações gerenciais eficientes em custos.
Recrutamento e Seleção Programa Trainee Ethos Luê Ferreira.
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Administração de Empresas TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Nome da matéria – Prof.: JOELSON SÁ.
4.4 Implementação e Operação
OPERACIONALIZAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Gestão de Pessoas Administrar as rotinas de benefício e pagamento de pessoal, seguindo a legislação vigente. Captar e manter os melhores talentos.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
Processos Decisórios A função do Administrador - Estamos sempre tomando decisões na vida pessoa e profissional; - A função principal do administrador.
GESTÃO DE PROJETOS Recursos Humanos.
Transcrição da apresentação:

lavratti.com Slide 1/5 Administração de Recursos Humanos II Recrutamento e Seleção Internos e Carreira Uma carreira é a sequência evolutiva das experiências profissionais de uma pessoa no decorrer do tempo. Interesses ocupacionais: MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, Pessoas que possuem habilidades atléticas ou mecânicas preferem trabalhar com objetos, máquinas, ferramentas, plantas ou animais, ou trabalhar ao ar livre. Pessoas que gostam de observar, aprender, investigar, analisar, avaliar ou resolver problemas. Pessoas que possuam talentos artísticos, inovadores ou intuitivos, e gostam de trabalhar em situações sem estrutura, usando sua imaginação ou criatividade. Pessoas que gostam de trabalhar com gente – informando, explicando, ajudando, treinando, desenvolvendo ou curando, ou que possuem talento para a oratória. Pessoas que gostam de trabalhar com gente – influenciando, persuadindo, ou então gerenciando, liderando e administrando a busca de metas organizacionais ou ganhos econômicos. Pessoas que gostam de trabalhar com informações têm habilidades com números e tarefas administrativas, são detalhistas e seguem bem as instruções alheias.

lavratti.com Slide 2/5 Administração de Recursos Humanos II Recrutamento e Seleção Internos e Carreira Quadro sistema de carreiras: MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, Fortaleza Ingresso: recrutamento passivo; Auto seleção do candidato Desenvolvimento: retenção de talentos essenciais Saída: cortes frequentes; retenção por antiguidade Exemplos: companhias aéreas; hotéis; comércio varejista Equipe esportiva Ingresso: alto nível de atividade; ênfase nas credenciais; seleção em todos os níveis da carreira Desenvolvimento: treinamento informal; pouca administração carreira Saída: alta rotatividade; carreiras se expandem por vários empregadores Exemplos: indústria de entretenimento; Publicidade/propaganda; empresas de consultoria e advocacia Clube Ingresso: no início da carreira; ênfase na estabilidade Desenvolvimento: desenvolve habilidades gerais; crescimento lento; etapas preestabelecidas; ênfase no comprometimento Saída: Baixa rotatividade; usualmente por aposentadoria Exemplos: serviço público; bancos Academia Ingresso: estritamente no início da carreira; ênfase no potencial de crescimento Desenvolvimento: atividade altamente enfatizada; treinamento extensivo do trabalho; investimento e patrocínio dos empregados com alto potencial; planos de carreira elaborados Saída: baixa rotatividade; usualmente por aposentadoria; dispensas são comuns Exemplos: IBM; Kodak; GM Abertura para seleção externa Muito aberto Pouco aberto Competição entre os indivíduos pelas promoções Pouca competiçãoMuita competição

lavratti.com Slide 3/5 Administração de Recursos Humanos II Recrutamento e Seleção Internos e Carreira O desenvolvimento da carreira engloba a administração da carreira e o planejamento da carreira. O planejamento da carreira é o processo pelo qual o empregado identifica e implementa os passos necessários para atingir as metas da carreira. A administração da carreira é o processo pelo qual a organização seleciona, avalia, dá atribuições e desenvolve os empregados, para obter um grupo de pessoas qualificadas a atender às necessidades futuras. MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

lavratti.com Slide 4/5 Administração de Recursos Humanos II Recrutamento e Seleção Internos e Carreira Integração entre o planejamento da carreira e a administração da carreira: MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, Atividades do planejamento da carreira Responsabilidade dos empregados: a)Fazer a auto avaliação de habilidades, interesses e valores; b)Analisar as opções de carreira; c)Decidir sobre os objetivos e necessidades de desenvolvimento; d)Comunicar a seu superior as preferências de desenvolvimento; e)Elaborar com antecedência os planos de ação em acordo mútuo com seu superior; f)Seguir o plano de ação acordado. Responsabilidades do chefe: a)Agir como um catalisador; sensibilizar o empregado para o processo de planejamento; b)Avaliar o realismo dos objetivos expressos pelo empregado e analisar as necessidades de desenvolvimento; c)Aconselhar o empregado e desenvolver com ele planos em mútuo acordo; d)Acompanhar e atualizar os planos dos empregados de forma adequada. Responsabilidades das organizações: a)Oferecer modelos de planejamento de carreira, recursos, aconselhamento e informações necessários ao planejamento de carreira individualizado; b)Oferecer treinamento em planejamento de desenvolvimento de carreira aos chefes e subordinados, e aconselhamento de carreira aos chefes; c)Oferecer programas de treinamento de habilidades e oportunidades de experiências para o desenvolvimento no trabalho.

lavratti.com Slide 5/5 Administração de Recursos Humanos II Recrutamento e Seleção Internos e Carreira Integração entre o planejamento da carreira e a administração da carreira: MILKOVICH, George T; BOUDREAU, John W. Administração de recursos humanos. São Paulo: Atlas, Atividades de administração da carreira Responsabilidade dos empregados: a)Fornecer a seus superiores informações precisas sobre suas capacidades, experiências profissionais, interesses e aspirações quanto à carreira. Responsabilidades do chefe: a)Validar as informações fornecidas pelos subordinados; b)Fornecer informações sobre funções vagas sob sua responsabilidade; c)Usar toda a informação disponível neste processo para identificar todos os candidatos viáveis para uma vaga e proceder à sua seleção; identificar oportunidades de desenvolvimento de carreira (abertura de vagas, programas de treinamento, rodízios funcionais) para os empregados e proceder à sua colocação adequada. Responsabilidades das organizações: a)Oferecer um sistema de informações para atender às necessidades do processo decisório dos chefes; b)Organizar e atualizar toda a informação; c)Assegurar o uso eficaz da informação, adotando como procedimentos projetar os métodos convenientes para levantamento, análise, interpretação e uso das informações; monitorar e avaliar a eficácia do processo.