Distribuição. O que é um canal de distribuição? Um canal de distribuição corresponde ao itinerário percorrido por um produto ou serviço, desde o estágio.

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Distribuição

O que é um canal de distribuição? Um canal de distribuição corresponde ao itinerário percorrido por um produto ou serviço, desde o estágio da produção ao do consumo. Um canal de distribuição é constituído por um conjunto de empresas, denominadas por intermediários. Um canal de distribuição corresponde ao itinerário percorrido por um produto ou serviço, desde o estágio da produção ao do consumo. Um canal de distribuição é constituído por um conjunto de empresas, denominadas por intermediários. Exemplos de intermediários: Agente exportador Agente Importador Grossistas Grossistas especializados Retalhistas Instaladores Exemplos de intermediários: Agente exportador Agente Importador Grossistas Grossistas especializados Retalhistas Instaladores

Será possível medir a profundidade de um canal de distribuição? Nível 0 Nível 1 Nível 2 Nível 3 Produtor Grossista regional especializado Grossista regional especializado Retalhista Consumidor Grossista Retalhista Consumidor Retalhista Consumidor

Quais são as funções dos distribuidores? Distribuição física Serviços TRANSPORTE ARMAZENAMENTO MANUTENÇÃO Constituição de uma oferta comercial Recolha e transmissão de informações Venda Pós-venda Financeiros Constituição do Sortido Fraccionamento Recolha de informações Promoção Financiamento Risco comercial

Existem outras formas de organizar os canais de distribuição? Sistemas verticais de distribuição Sistemas verticais de distribuição Sistemas horizontais de distribuição Sistemas horizontais de distribuição Sistema integrado Sistema controlado Sistema contratual (Franchising) Sistema contratual (Franchising) A distribuição pertence à própria Empresa. Exs. Lojas Robbialac ou Buondi, Portugal Telecom A distribuição pertence à própria Empresa. Exs. Lojas Robbialac ou Buondi, Portugal Telecom Existe predominância do produtor, tendo o distribuidor que acatar, preços, merchandising... Ex.Congelados Iglo, Unicer, estações Galp Existe predominância do produtor, tendo o distribuidor que acatar, preços, merchandising... Ex.Congelados Iglo, Unicer, estações Galp Franchising distribuição: Benetton Franchising serviços: McDonald’s Franchising Industrial: Coca-cola Franchising distribuição: Benetton Franchising serviços: McDonald’s Franchising Industrial: Coca-cola Constituído por alianças permanentes ou provisórias de distribuição entre empresas que trabalham na mesma área Constituído por alianças permanentes ou provisórias de distribuição entre empresas que trabalham na mesma área Uniarme – Distribuição alimentar Adegas cooperativas Cooperativas de distribuição produtos regionais e agrícolas Uniarme – Distribuição alimentar Adegas cooperativas Cooperativas de distribuição produtos regionais e agrícolas

Como é que o distribuidor determina a sua margem? Sabendo que: Margem = X % Preço de venda PV = PC + X % PV PV – X % PV = PC PV(1 - X %PV) = PC PV = PC/(1-M) Então: Mark-Up (coeficiente multiplicador) = 1/(1-M)

O distribuidor pode obter outros benefícios? Descontos comerciais e financeiros Rappel em função do volume de compras Referenciamento de novos produtos Cooperação de marketing – aluguer de gôndolas, demonstrações nas lojas, folhetos promocionais Promoções em funções das promoções dos distribuidores

Questões para reflectir... 1ª) Sabendo que a margem do produto X é de 30% e o preço de custo de 3 €, determine o seu preço de venda e o seu mark-up. 2ª) Admitindo que o mark-up do produto Y é de 1,45 e o preço de venda de 10 €, determine o seu preço de custo.