Curso de Correspondência Oficial

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Noções de Administração Publica
Advertisements

Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
PRODUÇÃO DE TEXTO QUALIDADE
UNIVERSIDADE REGIONAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIDADE 3 - SLIDES ALUNO: ALINE L. GIONGO SCHENCKEL PROFESSOR:
REDAÇÃO DE PROPOSTAS, PROJETOS E DOCUMENTOS
Montesquieu e as suas contribuições para o pensamento político moderno
PODER CONSTITUINTE O poder constituinte é a manifestação soberana da suprema vontade política de um povo, social e juridicamente organizado. É o poder.
Atividades e atos administrativos
Curso de Correspondência Oficial
Curso de Correspondência Oficial
Curso de Correspondência Oficial
Correspondência Oficial
REGISTROS PÚBLICOS AULA 3
Controle de Recursos Públicos
FISCALIZAÇÃO DE CONVÊNIOS
AUTONOMIA PRIVADA COLETIVA - 1
ORGANIZAÇÃO DA ADM PÚBLICA
Comunicação de Estado, Comunicação de Governo: Divergências e Convergências Bruno Caetano Secretário de Comunicação do Estado de São Paulo 28/08/2008.
Disciplinas do Curso de Serviços Públicos
COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
MÓDULO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. AULA 5
LEI DE ACESSO À INFORMAÇÃO
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Gestão Pública Democrática e Participativa
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
Unidade Gestora de Sistemas Departamentais - UGSD
Direito constitucional i
Burocracia O sistema de garantias é uma criação humana, um modelo ideal, dentro de uma concepção política do funcionamento da sociedade em relação a.
NOÇÕES DE ÉTICA.
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
POSITIVO DIREITO NATURAL
Importância da Leitura
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
AUDITORIA OPERACIONAL
1 ÉTICA E GOVERNANÇA: Ouvidoria para a cidadania 1 III Ciclo Etical em Brasília, 2006 Projeto ETICAL – Iniciativa Latino-americana pela Ética “ÉTICA E.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Os Níveis da Fala e a Comunicação Empresarial
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
Unidade VI Técnicas de Documentação: Manuais Administrativos
UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA CURSO DE DIREITO DIREITO ADMINISTRATIVO 1 REGIME JURÍDICO-ADMINISTRATIVO.
CURSO DE DIREITO Direito Administrativo I
Aula I: Conceito de Lei e de Direito Fontes e hierarquia das leis
Democracia, Estado e Estado Democrático de Direito
Lojas de Informática & eletrônicos
DIREITO ADMINISTRATIVO
INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DISCIPLINA: Prof. Vitor Maciel.
 CONTROLE JUDICIAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 1 DPCA - Prof.ª Mariana Gomes de Oliveira.
Tópicos Especiais em ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
MANIFESTAÇÃO/DECLARAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO ATOS ADMINISTRATIVOS ATUAÇÃO MATERIAL/AÇÃO CONCRETA.
Direito Constitucional II PROCESSO LEGISLATIVO.   Conceito:   “Conjunto coordenado de disposições que disciplinam o procedimento a ser obedecido pelos.
REDAÇÃO OFICIAL PROF. ALEXANDRE DE BRITO RODRIGUES
Princípios Constitucionais da Administração Pública
Questões introdutórias
Gestão por competência
Ética e Legislação Evelyn Santinon.
Redação Oficial Redação técnica usada na elaboração das comunicações e atos normativos provenientes do Serviço público.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988 Princípios Constitucionais da Administração Pública.
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
DIREITO PÚBLICO Introdução. ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Princípios  Legalidade  Moralidade  Interesse público  Impessoalidade  Publicidade  Finalidade.
1 O CONTROLE DE CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL Assegurar que o objeto contratado seja efetivamente realizado, no tempo e modo devidos, com.
Coordenação de Gestão Editorial/Editora MS/CGDI Brasília, 13 de abril de 2010.
DIREITO ADMINISTRATIVO
Aula 4: Organização legal da educação brasileira.
DIREITO ADMINISTRATIVO
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
III Ciclo de Reuniões Técnicas com os Órgãos Assessorados Princípios do processo administrativo: formação, desenvolvimento e validade.
PRODUÇÃO E CRÍTICA DO TEXTO ACADÊMICO ARTES VISUAIS 2016.
A ESTRUTURA DO SETOR PÚBLICO
Transcrição da apresentação:

Curso de Correspondência Oficial Correspondência Oficial (1ª parte B)

Curso de Correspondência Oficial : Curso de Correspondência Oficial Instrutoria: Maria Beatriz Bastos Cardoso Câmara beatriz.divcol@gmail.com

Atualização do Twitter A atualização deve, se possível, ser diária; A atualização pode ocorrer por e-mail ou por celular.

Redação Oficial É o conjunto de normas que regem as comunicações escritas, internas e externas de repartições públicas. Nas organizações privadas, a Redação Oficial é conhecida como Redação Comercial.

Redação Oficial “A moderna doutrina constitucional ressalta que a utilização de fórmulas obscuras ou criptográficas, motivadas por razões políticas ou de outra ordem, contraria princípios básicos do próprio Estado de Direito, como os princípios da segurança jurídica, clareza e de precisão da norma jurídica”. (Gilmar Mendes)

Curso de Correspondência Oficial A Redação Oficial deve caracterizar-se pela impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade. (Manual de Redação Oficial da Presidência da República)

Curso de Correspondência Oficial A Redação Oficial apresenta uma linguagem própria, formal e burocrática.

Curso de Correspondência Oficial "A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...)".

Curso de Correspondência Oficial “Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais” Manual de Redação Oficial da Presidência da República)

Curso de Correspondência Oficial No caso da redação oficial, quem comunica é a Administração Pública; o que é comunicado é algum assunto relativo às atribuições do órgão ou entidade que comunica; destinatário dessa comunicação é o público, o conjunto de cidadãos, ou outro órgão ou entidade pública; A redação oficial deve ser isenta de interferência da individualidade de quem a elabora.

Curso de Correspondência Oficial As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, devem sempre obedecer a certas regras de forma; a clareza do texto, possibilitando imediata compreensão pelo leitor, o uso de papéis uniformes e a correta diagramação são indispensáveis para a padronização das comunicações oficiais; o texto deve ser conciso, transmitindo um máximo de informações com um mínimo de palavras.

Curso de Correspondência Oficial IMPESSOALIDADE VARIANTE FORMAL DE LINGUAGEM CLAREZA CONCISÃO FORMALIDADE UNIFORMIDADE

IMPESSOALIDADE Obrigatoriedade de que a Administração proceda de modo a não privilegiar ou prejudicar a ninguém, individualmente, já que o seu norte é, sempre, o interesse público;

IMPESSOALIDADE a ação administrativa, em que pese ser exercida por intermédio de seus servidores, é resultado da vontade estatal.

Curso de Correspondência Oficial O documento oficial não deve possuir: reflexões e impressões individuais; uso de 1ª pessoa; adjetivação excessiva.

Procedimentos que contribuem para a impessoalidade

Curso de Correspondência Oficial evitar o emprego de verbo na primeira pessoa do singular e mesmo do plural; não se incluir na comunicação; jamais usar de linguagem irônica, pomposa ou rebuscada