POR QUE PLANEJAR!.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carta ao Cidadão 2a Geração da Carta de Serviços
Advertisements

Gerenciamento Pelas Diretrizes
Sistema de Informação Gerencial
Regina Célia Baptista Belluzzo
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Universidade Tecnológica Federal do Paraná Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Curitiba Campus Curitiba A Gestão do Conhecimento na prática.
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
Ana Cristina Ghisleni
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Reunião de Gestores da Embrapa Gestão Estratégica de Pessoas:
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
RELAÇÕES: PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO ESCOLAR E DIDÁTICA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Liderança – Elemento Chave da Gestão por Programa
Estratégias do agronegócio
Coaching lcz.
Afinal, o que é Planejamento?
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Planejamento de Tutoria
Marco Doutrinal e Marco Operativo
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
RMP Consultoria de Negócios
CONSELHO DELIBERATIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR: A RELEVÂNCIA DE SEU PAPEL NA COORDENAÇÃO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO PARA O SERVIÇO SOCIAL COMO PROFISSÃO INTERVENTIVA NA REALIDADE SOCIAL: ASPECTOS CENTRAIS.
Formação Profissional IV
Gestão por Competências
O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Administração de Recursos Humanos II
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Empreendedorismo.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Planejamento Estratégico
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Profª. Dra. Joscely Maria Bassetto Galera
Planejamento e estratégia
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Território É mais que uma área geográfica é um espaço social em permanente construção com um perfil demográfico, epidemiológico, administrativo, tecnológico.
Fundamentos de Gestão N. Tadachi Takashina.
Gestão por Resultados
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
1.º SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO CORPORATIVA ECA/FEA/USP NOVAS CONDUTAS DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CORPORATIVA NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO BELLUZZO, R.C.B. –
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Comportamento Organizacional e Visão Sistêmica
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
O GESTOR Habilidades: Ser capaz de analisar permanentemente os contextos interno e externo, de adaptar-se às novas situações e de pensar estrategicamente.
Conceito de Mudança Mudanças organizacionais são alterações efetuadas pela administração na situação, processo ou ambiente de trabalho. O GESTOR DEVE SABER.
Gestão Municipal no Turismo e na Cultura e Esporte:
Perspectiva estratégica da qualidade
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS
ELLO Soluções em Gestão de Pessoas
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PROJETOS SOCIAIS # Projeto é uma ação humana que se pensa e se realiza no presente para buscar o futuro tal qual se deseja viver. Projeto Social é ação.
A EMPRESA A RAISE Consultoria surge para atuar em todo cenário nacional visando o planejamento e a gestão de políticas públicas e privadas. Auxiliará na.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
DIRETOR DA ESCOLA PÚBLICA: PAPEL ESSENCIAL NA ARTICULAÇÃODO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA  
Fases Metodológicas do Planejamento Social
Oficina de Elaboração de Projetos Sociais
Fases Metodológicas do Planejamento Social
PLANEJAMENTO E PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
Gestão de pessoas em ambiente dinâmico
Material de responsabilidade do professor - PROVOCAÇÕES ESTRATÉGICAS ABASE Resultados do Workshop 2 04 e 05/08/2014 Coordenação: Profa. Maria Elisa Brandão.
Transcrição da apresentação:

POR QUE PLANEJAR!

PREMISSAS: A saúde organizacional e o impulso para o desenvolvimento contínuo estão diretamente relacionados à capacidade das Organizações : de criarem novos cenários e panoramas de desempenho eficazes e promissores; de responderem a novas condições e necessidades; de atenderem a novas demandas da sociedade.

PREMISSAS: O desenvolvimento contínuo constitui condição fundamental para qualquer organização participar e contribuir, efetivamente na dinâmica das transformações sociais.

NOVOS DESAFIOS: VISÃO ESTRATÉGICA Atenção aos Clientes e suas necessidades; Preocupação com a Qualidade de Produtos e Serviços; Enfoque nas Informações; Orientação para a Melhoria Contínua; Orientação para a Competitividade. VISÃO ESTRATÉGICA

EXIGÊNCIAS: Para os profissionais e GESTORES em especial: Agilidade, Criatividade Capacidade de organização; Elevada capacidade de planejar e aplicar o planejamento ao trabalho e aos processo sob sua responsabilidade; Habilidade para superar a Improvisação e Espontaneismo;

Espírito empreendedor; ANÁLISE - PLANEJAMENTO - DECISÃO Bom senso; Trabalho sistematizado a partir de uma visão estratégica e objetiva da realidade; Espírito empreendedor; Adequada compreensão dos desafios e das condições necessárias para seu enfrentamento; Organização e coordenação dos diversos desdobramentos das ações a serem desencadeadas no tempo e no espaço. ANÁLISE - PLANEJAMENTO - DECISÃO

GANHOS COM O USO DO PLANEJAMENTO: Possibilidade de concentrar e canalizar esforços; Apropriar e disponibilizar recursos adequados; Objetivar e clarificar idéias e propósitos; Direcionar e concentrar energia a partir da compreensão clara e objetiva da situação, seu contexto e do que se pretende; Tomada de decisão sustentada numa visão de empreendimento orientador da ação.

FERRAMENTA VIABILIZADORA DO PLANEJAMENTO PROJETO/ PROGRAMA Realiza o processo de Planejamento-Ação constituindo-se, ao mesmo tempo, em um trabalho de Gestão eficáz por orientar-se pela análise sistemática de situações e problemas e por uma prática de associação entre conceitos e procedimentos, de modo a possibilitar a tomada de decisão.

O PROJETO oferece, ainda, o direcionamento, as orientações para a ação e os elementos para seu imprescindível monitoramento e avaliação, condições básicas para um processo de gestão eficáz. A superação da ação improvisada, da visão limitada e imediatista só é possível a partir de uma orientação mental de Planejamento com Visão em ResulTados e Ações Concretas.

PLANEJAMENTO processo dinâmico e complexo que envolve além, de uma dimensão técnica (formal), a dimensão conceitual (conteúdo) e a dimensão política (fundo). É na interatividade das tres dimensões que o processo de planejar se realiza plena e competentemente.

O Planejamento e seus sub-produtos formais – o PLANO ou o PROJETO – não tem valor em si mesmos. Uma proposição de ação bem planejada de nada vale, caso não corresponda à qualidade do planejamento. Uma qualidade de Conteúdo – conceitos e idéias sólidas e bem fundamentadas para nortear a ação; e uma qualidade Política orientada por uma vontade de agir, de colocar em prática o planejado, para mudar a realidade.

NÃO HÁ QUALQUER PROCESSO DE GESTÃO SEM PLANEJAMENTO PLANEJAR corresponde a vislumbrar uma situação futura melhor, a dispor-se a construir essa realidade e, efetivamente fazê-lo. Representar materializar uma vontade de transformação da realidade, ou implantação de uma inovação, mediante objetividade e direcionamento claro de ações, tendo os pés no presente e o olhar no futuro. NÃO HÁ QUALQUER PROCESSO DE GESTÃO SEM PLANEJAMENTO