2. Legislação Cadastral 2.1. Constituição Federal Brasileira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O planejamento e a gestão territorial no Brasil ocorrem em contexto marcado por pobreza, profundas desigualdades sócio-territoriais e grande concentração.
Advertisements

MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Art. 182, § 1º da CF - O Plano Diretor
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
CONTEÚDO MÍNIMO DO PLANO DIRETOR oficina 3 – XIV Congresso de Meio Ambiente e VIII Congresso de Habitação e Urbanismo - MPSP.
Legislação Urbanística - 1ª parte
FORUM DA CIDADANIA - CONCIDADANIA Comite do Plano Diretor Participativo UNIVERSIDADE CATOLICA DE SANTOS CAMARA MUNICIPAL DE SANTOS Comissão Permanente.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE ASSENTAMENTOS URBANOS
Lacunas na ordem jurídico-urbanística
Estudo do ITBI.
PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA – LAR LEGAL
Núcleo Regularização Fundiária
SIGEF Sistema de Gestão Fundiária (Certificação On-line)
Estatuto da Cidade.
Saneamento Básico: Do licenciamento ambiental de tratamento de esgotos e aterros sanitários. Palestrante: Guilherme Dallacosta Advogado, consultor do.
Implicações e Reflexos sobre Planos Diretores
Direito Agrário “Direito Agrário é o conjunto sistemático de normas jurídicas que visam disciplinar as relações do homem com a terra, tendo em vista o.
CADASTRO TÉCNICO MULTIFINALITÁRIO
PLANO DIRETOR DO MUNICÍPIO DE CRICIÚMA
O QUE É PLANO DIRETOR ?. O QUE É PLANO DIRETOR ?
MODULO V - Regularização Fundiária Sustentável para a Inclusão Territorial.
MÓDULO II - CONTEÚDO BÁSICO DO PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO.
MÓDULO IV - Gestão social da valorização imobiliária para a inclusão territorial.
Módulo I – UM NOVO CONCEITO E UMA NOVA METODOLOGIA DE PLANO DIRETOR
GERÊNCIA DE BIODIVERSIDADE
Georreferenciamento e Certificação de Imóveis Rurais
Reestruturação do Incra Pré-proposta – junho de 2010 DE/GT.
Revisão dos Planos Diretores
de Bens Imóveis Rurais e Urbanos Notas Básicas Brasil
Regulamentação dos Instrumentos do Plano Diretor Secretaria Municipal de Urbanismo.
Ação de Usucapião Urbano
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA SERVIDORES DO INCRA
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
Exclusão no acesso à terra pública no Estado de São Paulo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana.
DO DIREITO DE PREEMPÇÃO
Legislação Tributária
Estatuto da Cidade: dimensões; Planos Diretores Municipais
MINISTÉRIO DAS CIDADES Secretaria Nacional de Habitação
USO INDUSTRIAL DE IMÓVEIS Experiências e tendências Andre GeraldesLeandro Viecili.
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
PROJETO DE LEI 3057/2000 LEI DE PARCELAMENTO DE SOLO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA LEI DE RESPONSABILIDADE TERRITORIAL URBANA DEP. FERNANDO CHUCRE COMISSÃO.
REVISÃO DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL
Lei Federal nº /79 Parcelamento do Solo Urbano O que mudou
INSTRUMENTOS DA POLÍTICA URBANA
4ª Conferência das Cidades 2009
ATIVIDADE URBANISTICA
CRF - G REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA ÁREAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DTR -3 Divisão Técnica de Regularização de Áreas Públicas e Empreendimentos Regularização dos.
Lei Federal nº /2009 Regularização fundiária urbana
1º Seminário de apresentação do Programa PROTURB
Direito Ambiental e Direito Urbanístico em Gestão Municipal
Audiência Pública para discussão da situação dos Pritos Federais Agrários CTASP – 18/04/2013.
B r a s i l Cadastro Nacional de Imóveis Rurais
DIREITOS REAIS Direito Civil VI 7º Período. Classificação dos direitos reais quanto ao estudo: a) Direito das coisas clássico: Objetivo: estudar a propriedade,
Direito Ambiental Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp
REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS PROJETO : REVISÃO DOS CÓDIGOS URBANÍSTICOS.
Profa. Silvia Bertani.
A Lei nº14.881, de 27/01/2011, criou o Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (IDECI) com o propósito de apoiar e desenvolver.
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. BELÉM DATA: 18 e 19/11/15 2º Seminário do.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. Polo Santarém (22 e 23/10/15) 2º Seminário.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental Ministério das Cidades.
FIBRA – 2º SEMESTRE/2012 LULY FISCHER CURSO DE DIREITO URBANÍSTICO.
FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS Art. 30. Compete aos Municípios: I - legislar sobre assuntos de interesse local; II - suplementar a legislação federal e a.
Os grandes ramos do Direito: Público e Privado Aula 03 Prof. Rafael Mafei.
Aspectos Jurídicos Afetos ao Saneamento Rural no Brasil Profª.Drª.Sheila Pitombeira.
DIREITO URBANÍSTICO CONSTITUCIONAL. PRINCÍPIOS JURÍDICOS Cretella Júnior define os princípios jurídicos como "as proposições básicas, fundamentais, típicas.
PRINCÍPIOS DO DIREITO AGRÁRIO
Transcrição da apresentação:

2. Legislação Cadastral 2.1. Constituição Federal Brasileira 2.2. Código Civil Brasileiro (Antigo x Novo) 2.3. Lei de Georreferenciamento de Imóveis Rurais 2.4. Rede de Referência Cadastral Municipal 2.5. Estatuto das Cidades 2.6. Agenda 21

2.1. Constituição Federal Brasileira Questões 1. Como a propriedade é tratada pela constituição brasileira? 2. A quem compete instituir o imposto sobre a propriedade rural? 3. Como é instituído este imposto? 4. A quem compete instituir o imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana? 5. Como é instituído este imposto? 6. Do montante arrecadado com os impostos sobre a propriedade territorial rural e urbana, o que pertence ao município e o que pertence à União? 7. A União tem propriedade exclusiva sobre quais tipos de bens imóveis? 8. Quando é que a propriedade urbana cumpre a sua função social?

2.1. Constituição Federal Brasileira Questões 9. Quando é que a propriedade rural cumpre a sua função social? 10. Quais os imóveis que podem e quais os que não podem ser desapropriados para fins de reforma agrária? 11. Como é regulada a propriedade de pessoas físicas e jurídicas estrangeiras? 12. Como se dá a aquisição de imóveis públicos e privados, rurais e urbanos, por usucapião? 13. Como ficam os quilombolas em relação à propriedade? 14. Como ficam os indígenas em relação à propriedade? 15. Quais são os impostos instituídos sobre a propriedade territorial urbana?

2.2. Código Civil Brasileiro (Novo) Questões 1. O que é posse? 2. Como é classificada a posse? 3. Como se adquire a posse? 4. Como se perde a posse? 5. O que são direitos reais sobre imóveis? 6. Como deve ser exercido o direito de propriedade? 7. Como se dá a aquisição de propriedade imóvel? Indique e defina cada uma das categorias? 8. Como se perde a propriedade imóvel?

2.2. Código Civil Brasileiro (Novo) Questões 8. Como se perde a propriedade imóvel? 9. Quando ocorre o uso anormal da propriedade imóvel? 10. Como é expresso o direito de construir? 11. O que é direito de superfície? 12. Defina penhor, hipoteca e anticrese, relativamente à propriedade imóvel.

2. Quais os objetivos gerais da Lei 10.267/01? 2.3. Lei de Georreferenciamento de Imóveis Questões 1. Quais leis brasileiras, a Lei 10.267/01 altera/substitui? Do que tratam estas leis? Estas foram alteradas/substituídas integralmente? 2. Quais os objetivos gerais da Lei 10.267/01? 3. Relativamente ao registro de imóveis, como passam a ser identificados os imóveis rurais no Brasil? 4. Relativamente ao registro de imóveis, quando será exigido o georreferenciamento dos imóveis rurais? 5. Quais são os elementos, não contemplados ou omitidos pela Lei 10.267/01, ainda a serem definidos por ato normativo? 6. Quais os principais objetivos da Norma Técnica para Georreferenciamento de Imóveis Rurais (NTGIR/03)?

2.3. Lei de Georreferenciamento de Imóveis Questões 7. Segundo a NTGIR/03, como são identificados e reconhecidos os limites de um imóvel rural? 8. Segundo a NTGIR/03, como pode ser levantado o perímetro de um imóvel rural? 9. Segundo a NTGIR/03, qual a importância da planta e do memorial descritivo de um imóvel rural? 10. Segundo a NTGIR/03, como deve ser feita a codificação dos vértices? 11. Segundo a NTGIR/03, quais elementos devem constar da planilha técnica resumida de cálculo? 12. Segundo a NTGIR/03, quais elementos devem constar da planta do imóvel?

2.4. e 2.5. Estatuto das Cidades e NBR 14.166 Questões 1. O que é política urbana, qual seu objetivo e suas diretrizes? 2. Quais os principais instrumentos da política urbana? 3. Como é regulamentado o parcelamento, a edificação e o uso do solo urbano? Exemplifique para o Município de Curitiba. 4. Quais as condições para aquisição de imóvel urbano por usucapião? 5. Em quais termos o Estatuto das Cidades prevê a regularização fundiária de imóveis urbanos? 6. Segundo o Estatuto das Cidades, ao plano diretor competem quais atribuições? 7. Quais os objetivos da NBR 14166/98?

2.4. e 2.5. Estatuto das Cidades e NBR 14.166 Questões 8. Segundo a NBR 14166/98, o que é Planta Cadastral Municipal e Planta Genérica de Valores? Qual a discussão comum existente em torno do termo PGV? 9. Elaborar um esquema que compreenda, de forma lógica e explicativa, as diferentes plantas contempladas pela NBR 14166/98. 10. O Sistema Cartográfico Municipal compreende quais documentos cartográficos? 11. Quais sistemas podem ser utilizados para a determinação das coordenadas plano-retangulares dos elementos da Rede de Referência Cadastral? Identificar as características de cada um. 12. Quais instrumentos legais podem ser utilizados para a oficialização da Rede de Referência Cadastral Municipal?

2.6. Agenda 21 Questões 1. O que é Agenda 21? 2. O que é desenvolvimento sustentável? 3. Qual o propósito da Agenda 21 Brasileira e da Agenda 21 Local? 4. Porque o combate à pobreza é tão importante para o desenvolvimento sustentável? 5. Em que termos a produção e o consumo constituem padrões insustentáveis de desenvolvimento? 6. Qual o objetivo geral dos assentamentos humanos? 7. Descrever as principais áreas de programas relacionadas aos assentamentos humanos e suas principais características.

2.6. Agenda 21 Questões 8. Porque planejar e gerenciar os recursos terrestres? 9. Porque combater o desflorestamento? 10. Porque promover o desenvolvimento rural e agrícola sustentável? 11. Porque promover a proteção dos recursos hídricos? 12. Porque promover o manejo dos resíduos sólidos? 13. Como o cadastro técnico pode contribuir para o desenvolvimento sustentável (regional e local)?