Afinal, o que é Marketing?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os quatro Ps do Marketing
Advertisements

Planejamento Estratégico de Marketing
Capítulo 1 Marketing para o século XXI
Gerenciando o marketing
Comunicação Integrada de Marketing
Administração Estratégica
IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA
FUNDAMENTOS DE MARKETING
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
Marketing: Introdução
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
Planejamento Estratégico Orientado para o Mercado
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Faculdade da Ciência Aplicada e Sociais de Petrolina FACAPE
Marketing no Século XXI
ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
PREVISÃO DE VENDAS Carlos Roberto C. Almeida.
Análise do Meio Ambiente
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
Marketing de Moda Senac Lapa Faustolo Prof. Sergio Garrido Março/2009.
Aula 2 Ambiente de Marketing.
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Unidade 4 REPENSANDO A LOGÍSTICA
Gestão de Marketing Conceitos gerais.
Estratégias do agronegócio
7- VAREJO 7.1- O papel do varejo na distribuição Varejistas
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Gestão de Segurança em Comércio Eletrônico
Integrações da Logística
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
Administração de Marketing I
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Introdução Ao Marketing
Função da Administração:
O QUE É UM SISTEMA.
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Administração de Marketing
©2000 South-Western College Publishing
ESTRUTURAS DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Mauri C. Soares Abril
Marketing no Século XXI -Kotler
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Planejamento Estratégico de MKT
Capítulo 13 Varejo e Atacado.
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
Estratégia de Comunicação Integrada de Marketing
Administração de Marketing
Processos Administrativos Aula 1
Disciplina: Controladoria
Compreendendo a Cadeia de Suprimentos
LOGÍSTICA EMPRESARIAL Prof. Rovani.
O que é Planejamento de Marketing? Plano de Marketing
DISTRIBUIÇÃO.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Disciplina de marketing
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
Contabilidade Gerencial
PROJETO INTERDISCIPLINAR USJT 2016
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Transcrição da apresentação:

Afinal, o que é Marketing?

Afinal, o que é Marketing?

Afinal, o que é Marketing? Marketing é um conjunto de meios de venda agressivos (propaganda e venda pessoal). Só pode ser aplicado a bens de consumo  Marketing é um conjunto de instrumentos de análise de mercado, utilizador para medir e prever demanda futura.  É caro, por usar técnicas sofisticadas e inacessível às pequenas empresas  Marketing é o arquiteto da sociedade de consumo, o grande corruptor das massas, que vive de forjar novas necessidades nos indivíduos, subjugando-os e tornando-os alienados 

Afinal, o que é Marketing? Set de valores: Indivíduos buscam experiências gratificantes O que é gratificante varia:   de indivíduo para indivíduo  de cultura para cultura »» afinal, vivemos em um sistema pluralista Troca entre indivíduos e organizações são:  voluntárias concorrenciais Fundamento moral:  Os indivíduos são responsáveis pelos seus atos e capazes de decidir o que é melhor para eles.

Afinal, o que é Marketing? Marketing envolve duas ou mais unidades sociais. Ao menos uma das unidades sociais está buscando uma resposta específica da(s) outra(s) unidade(s) envolvida(s) no que diz respeito a algum objeto social A probabilidade da resposta do mercado não é fixada Marketing é a tentativa de produzir a resposta esperada criando e oferecendo valor para o mercado.

Afinal, o que é Marketing? Professor Sergio Garrido

Toda empresa faz Marketing? Filosofia de Produção Os consumidores preferem: A organização deve preços baixos produtos fáceis de encontrar melhorar eficiência de produção e de distribuição

Filosofia de produto Os consumidores preferem: A organização deve produtos de alta qualidade produtos de alto desempenho produtos com  muitos recursos melhorar continuamente seus produtos

Filosofia de vendas Os consumidores preferem: A organização deve não comprar fazer grande esforço de venda fazer grande esforço de divulgação

Filosofia de Marketing Os consumidores preferem: A organização deve ter suas necessidades atendidas identificar as necessidades do consumidor satisfazer essas necessidades, de forma mais eficiente e eficaz que os seus concorrentes

Filosofia de Marketing Social Os consumidores preferem: A organização deve ter suas necessidades atendidas por empresas responsáveis perante o indivíduo, a comunidade e o ambiente identificar as necessidades do consumidor satisfazer essas necessidades, de forma mais eficiente e eficaz que os seus concorrentes de maneira sustentável

Marketing é análise ou ação? Marketing Estratégico Marketing Operacional     Cenário Médio e longo prazo Curto prazo Eficácia Eficiência Voltado para fins Voltado para meios Empresa e ambiente Área funcional Baixa reversibilidade Alta reversibilidade O quê? Como? Pensamento Ação Incerteza Riscos calculados Professor Sergio Garrido

Qual o papel do Marketing dentro da Organização? As áreas funcionais de uma organização/ empresa são: Contabilidade  Finanças  Recursos Humanos Administração Produção Suprimentos Marketing Segundo Peter Drucker, o maior autor sobre administração e negócios,  "marketing e inovação geram resultados; todo o restante gera custos"

Qual o papel do Marketing dentro da Organização? Processo Administrativo  Atividades gerenciais Estratégicas Tático-operacionais Planejamento   Organização  Análise de oportunidades  ciclo de vida produto  curva experiência  portfolio  atratividade  competitividade segmentação Análise mercados atuais  delineamento de mercado  organização de compra operação de compra Direção   Controle  Decisões targeting  posicionamento  estratégia competitiva  estratégia de crescimento Decisões  produto  preço  comunicação  distribuição  transação  pós-transação

O que faz uma Gerência de Marketing? Avaliar os recursos corporativos Estabelecer os objetivos Estabelecer a estratégia de Marketing Organizar o esforço de Marketing Formular o Marketing Mix Estimar as vendas Controlar e avaliar a função de Marketing Implementar ações corretivas

VAGAS RECENTES EM ABERTO NO CARREIRA FASHION Conheça algumas das vagas que estão em aberto para recebimento de currículos no portal: Gerente de Produto | SP  Acessar essa vaga agora Empresa de acessórios admite profissional para atuar com produção terceirizada e gestão da equipe de produto. Salário: de R$ 8.000,00 a R$ 9.000,00. Estilista | PR  Acessar essa vaga agora Empresa conceituada admite profissional com experiência para atuar com criação, pesquisa de tendências, desenhos e desenvolvimento de produtos em malha e jeans. Coordenador(a) de Desenvolvimento de Produto | SC  Acessar essa vaga agora Empresa do ramo têxtil admite profissional com conhecimento na área para atuar com coordenação de desenvolvimento de produto.  Estágio em Desenvolvimento de Produtos | SP  Acessar essa vaga agora Confecção admite estagiário(a) cursando superior em Moda ou Design para atuar na área de desenvolvimento de produto, estampas e fichas técnicas. Salário: a combinar; Benefícios: VT + VR + seguro de vida.  Designer de Produto | RJ   Acessar essa vaga agora Empresa admite profissional com experiência para atuar com criação de acessórios, desenvolvimento de coleção, pesquisa de mercado e de tendências. Necessário ter Superior completo em Moda ou Design de Produto. Designer Têxtil | CE Acessar essa vaga agora Empresa admite Designer com experiência em desenvolvimento de estampas para os segmentos Street Wear e Surf Wear. Necessário ter conhecimento em Photoshop, Corel Draw e Illustrator e desenhos manuais. Benefícios: VT e refeição na empresa. Estilista – Calçados | SP  Acessar essa vaga agora Empresa conceituada admite profissional com experiência para atuar com calçados femininos. Necessário ter formação ou conhecimento prático com calçados e disponibilidade para viagens. Comprador(a) Sênior | SP  Acessar essa vaga agora  Grupo com mais de 20 anos no varejo de moda admite profissional de compras para determinar preços, negociar com fornecedores, efetuar compras com base em planejamento de compras e OTB, monitorar ações dos concorrentes, visitar lojas próprias, acompanhar o calendário de entregas, eventos e promoções e cumprir planos de sortimento.

VAGAS RECENTES EM ABERTO NO CARREIRA FASHION Conheça algumas das vagas que estão em aberto para recebimento de currículos no portal: Gerente de Produto | SP  Acessar essa vaga agora Empresa de acessórios admite profissional para atuar com produção terceirizada e gestão da equipe de produto. Salário: de R$ 8.000,00 a R$ 9.000,00. Estilista | PR  Acessar essa vaga agora Empresa conceituada admite profissional com experiência para atuar com criação, pesquisa de tendências, desenhos e desenvolvimento de produtos em malha e jeans. Coordenador(a) de Desenvolvimento de Produto | SC  Acessar essa vaga agora Empresa do ramo têxtil admite profissional com conhecimento na área para atuar com coordenação de desenvolvimento de produto.  Estágio em Desenvolvimento de Produtos | SP  Acessar essa vaga agora Confecção admite estagiário(a) cursando superior em Moda ou Design para atuar na área de desenvolvimento de produto, estampas e fichas técnicas. Salário: a combinar; Benefícios: VT + VR + seguro de vida.  Designer de Produto | RJ   Acessar essa vaga agora Empresa admite profissional com experiência para atuar com criação de acessórios, desenvolvimento de coleção, pesquisa de mercado e de tendências. Necessário ter Superior completo em Moda ou Design de Produto. Designer Têxtil | CE Acessar essa vaga agora Empresa admite Designer com experiência em desenvolvimento de estampas para os segmentos Street Wear e Surf Wear. Necessário ter conhecimento em Photoshop, Corel Draw e Illustrator e desenhos manuais. Benefícios: VT e refeição na empresa. Estilista – Calçados | SP  Acessar essa vaga agora Empresa conceituada admite profissional com experiência para atuar com calçados femininos. Necessário ter formação ou conhecimento prático com calçados e disponibilidade para viagens. Comprador(a) Sênior | SP  Acessar essa vaga agora  Grupo com mais de 20 anos no varejo de moda admite profissional de compras para determinar preços, negociar com fornecedores, efetuar compras com base em planejamento de compras e OTB, monitorar ações dos concorrentes, visitar lojas próprias, acompanhar o calendário de entregas, eventos e promoções e cumprir planos de sortimento.