Estratégia Empresarial

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Transcrição da apresentação:

Estratégia Empresarial CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida Exercício Estratégia Empresarial Prof. Paulo Roberto (1964-1985)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida Batom Mágico (1964-1985)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida Nosso Negócio: “Criar, produzir, vender e ensinar a usar batons de qualidade, agradando o maior número de mulheres brasileiras.” (1964-1985)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida Nossos Princípios: - Produzir batons de alto padrão, atendendo os princípios de qualidade; - Valorização dos recursos humanos; - Comprometimento com Stakeholder (partes interessadas, clientes e fornecedores). (1964-1985)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida Nossa Visão: - Continuar a ser a empresa número 1 no segmento de batons na cidade de São Paulo; - Tornar-se referência no mercado regional por meio da excelência de qualidade dos produtos; - Conectar as pessoas aos ideais de beleza, sendo a marca preferida das mulheres, alcançando assim, rentabilidade e crescimento acima do mercado. (1964-1985)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida Nossa Missão: “ Criar e comercializar batons e maquiagem de alta qualidade para o público feminino em todo território nacional, promover o bem estar, a auto-estima e a conexão das pessoas aos seus ideais de beleza.” (1964-1985)

“ Ética, Respeito Social, Empreendedorismo, Humildade, Integridade.” CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida Nossos Valores: “ Ética, Respeito Social, Empreendedorismo, Humildade, Integridade.” (1964-1985)

Possuir um único produto (batom); CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida AMEAÇAS Possuir um único produto (batom); Recessão econômica; Concorrência com empresas nacionais e internacionais; Crise mundial; Aumento dos impostos. (1964-1985)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida MERCADO Conquistar novos mercados e clientes, expandindo para as classes C e D e para outras regiões do estado São Paulo de todo país. (1964-1985)

Crescimento do poder aquisitivo das classes C e D; CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida OPORTUNIDADES Crescimento do poder aquisitivo das classes C e D; Criação de uma nova linha de produtos para atender a todos os consumidores; tanto da classe A e B quanto das classes C e D; Criação de produtos de beleza para homens; Ótimo relacionamento com os fornecedores, e seus produtos são vistos com qualidade; (1964-1985)

FATORES QUE GERAM VALOR PARA OS CLIENTES CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida FATORES QUE GERAM VALOR PARA OS CLIENTES Produtos de qualidade; Responsabilidade social da empresa; Preços competitivos; Bom atendimento ao cliente; Consultoria especializada nos produtos (1964-1985)

Abordagem Interna: Fatores que geram valor para o cliente; CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida Abordagem Interna: Fatores que geram valor para o cliente; Qualificação dos funcionários (1964-1985)

Fatores críticos de sucesso GRAU (1 a 5) CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida Classifique os FCS de acordo com a sua importância para o negócio ÁREAS: Fatores críticos de sucesso GRAU (1 a 5) Produção Investimento no parque fabril 5 Venda Acesso a linha de financiamento com juros reduzidos Propaganda Divulgação no interior do Estado e em todo o Brasil 3 Telemarketing Manter o padrão de qualidade 1 Responsabilidade social Manter o padrão (1964-1985)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida Determine dos FCS aqueles onde a empresa é forte e aqueles onde a empresa (PFO) é fraca ( PFR). ÁREAS Fatores críticos de sucesso PFO / PFR Produção PFR Venda Responsabilidade Social Marketing SAC (1964-1985)

(1964-1985) IDENTIFIQUE AS VANTAGENS COMPETITIVAS DA BATOM MÁGICO CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida IDENTIFIQUE AS VANTAGENS COMPETITIVAS DA BATOM MÁGICO Funções empresariais/Caract FCS PFO PFR Concorrente Fornecedores Bom relacionamento X Financeiro Possui bom Capital de Giro Preço Alto Venda Aumentar a abrangência da área comercial Atuação Aumento da área Produção Melhorar o parque fabril (1964-1985)

CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida Analisando as oportunidades e ameaças, bem como os pontos fortes e fracos da empresa, determine os objetivos organizacionais. Abordagem interna Abordagem externa Objetivo Pontos fortes Bom relacionamento com fornecedores Oportunidades Crescimento poder aquisitivo classes C e D Ameaças Único produto Desenvolver novos produtos Qualificação dos funcionários Telemarketing Criação de novos produtos Recessão econômica Procurar novos fornecedores para os novos produtos Pontos fracos Parque fabril Abrangência de vendas (1964-1985)

Definição das estratégias CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida Definição das estratégias Objetivo Responsável Prazo Tipo de estratégia Estratégia/Justificativa Atualização de novas tecnologias Depto. de produção 1 ano Planejamento Estratégico Inovação/Atualização das Tecnologias Aquisicação de Máquinas/ Se tornar mais competitivo Divulgação de novos produtos Depto. de marketing Planejamento tático Divulgação/ Novos produtos Expansão das vendas Depto. de COMEX. 1 ANO Planejamento estratégico Estratégia de crescimento/Aumento das vendas Expansão Financiamento Bancário Depto. Financeiro 3m Planejamento Operacional Cotar em diversos bancos, para conseguir a melhor linha de crédito/ Menor custo (1964-1985)

Defina os planos de ação CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida Defina os planos de ação Objetivo Atualização de novas tecnologias Estratégia Inovação Responsável Presidente Prazo Longo Prazo Ações Compra de Máquinas Gerente produção e equipe 1 ano Divulgação novos produtos Divulgação Gerente de Marketing Médio Prazo Propaganda em revistas, jornais Gerente Marketing e equipe Expandir as vendas Crescimento/ Expansão Presidente e conselheiros Patrocínio, promoções, eventos culturais, promotores de vendas Gerente Comercial e equipe Financiamento com juros baixos Capitar recurso Diretor financeiro e equipe Curto prazo Cotar nos bancos a melhor linha de crédito Gerente financeiro e equipe 3 meses (1964-1985)

Camila Zazini Benedito Carlos Roberto Theodoro CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES ASSOCIADAS DE ENSINO - FAE São João da Boa Vista – SP Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida Equipe: Camila Zazini Benedito Carlos Roberto Theodoro Roselaine Ferreira Rodrigues Pereira Sandra Mônica Chaves Souza (1964-1985)