UNIUV – Campus São Mateus do Sul Administração 8º semestre

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Transcrição da apresentação:

UNIUV – Campus São Mateus do Sul Administração 8º semestre Disciplina: Administração mercadológica II Profª. Renate Ihlenfeld REVISÃO 4 Ps 20 de agosto de 2010 PRAÇA e PROMOÇÃO

PRAÇA Um produto de qualidade e um preço correspondente não são suficientes para garantir vendas. É necessária ainda a existência de uma forma competente de administrar os produtos até os compradores finais (LAS CASAS, 2006). Canais de marketing ou canais de distribuição, representam o P de place, de McCarhty, ou seja, a variável quatro das estratégicas do composto de marketing. Gioia (2006, p. 116),

PRAÇA canal de marketing: [...] “é uma estrutura empresarial de organizações independentes que vão do ponto de origem do produto até o consumidor, com a finalidade de mover o produto até o seu destino final de consumo” (LAMB JR; HAIR; MCDANIEL, 2004, p.353). Distribuição física como: [...] “o deslocamento efetivo dos bens, envolvendo transporte, armazenagem, gestão de estoques e processamento de pedidos”. Gioia (2006, p.154)

Funções: tempo, lugar e posse A abordagem da distribuição física evoluiu para o conceito de cadeia de suprimentos, que incorpora a visão gerencial de otimização da distribuição, a partir da sua compreensão como um processo, objetivando o atendimento da forma mais eficiente das demandas de consumidores finais e usuários empresariais. A gestão da cadeia de suprimentos baseia-se em planejamento de necessidades, controle de fluxo e estoques da cadeia produtiva e distributiva e tecnologia da informação. (GIOIA, 206, p.155)  

Canal atacadista e varejista O varejo O varejo (Retailing) é um canal de comercialização e distribuição de produtos; Os principais tipos de varejistas estão assim distribuídos: loja de especialidade, loja de departamentos, supermercado, loja de conveniência, loja de descontos, varejista off-price, superloja, showroom de vendas por catálogo. (KOTLER e KELLER, 2006). Os varejos de lojas se apresentam de vários tipos, formas e tamanhos e são classificados de acordo com: [...] “o volume de serviço, linha de produto, preços relativos, controle de pontos de venda e tipo de agrupamento de lojas”. (KOTLER e ARMSTRONG, 1998, p.297),

Canal atacadista e varejista O atacado apresenta grande importância no processo de distribuição sendo: [...] a operação que envolve a venda de produtos (bens ou serviços) para uso comercial ou para organizações que irão revendê-los. Incluídas todas as atividades necessárias para esse processo (compra anterior desses produtos, armazenagem, financiamento, transporte, entre outras. Por definição, os produtores e fabricantes não são considerados atacadistas, por competência de negócio (produção). Gioia (2006, p.161)

Broker   O broker não é efetivamente um atacadista ou distribuidor, nos moldes convencionais. [...] Os brokers são empresas contratadas pelos fabricantes para atender lojas independentes com eficiência; não mantêm estoques, reduzindo seu custo de operação, e as compras dessas lojas, do ponto de vista fiscal, são realizadas diretamente com a prestação de serviços oferecida pelo broker, que incluem treinamento, merchandising, exposição, etc.

Canais para produtos industriais Os canais de marketing fornecem embasamento para distribuir, estimular e potencializar o fluxo de produtos entre produtores e consumidores, e podem ser: [...] “diretos (nível zero), em que os produtos são negociados entre produtor e consumidor ou entre usuário final, ou indiretos (nível maior ou igual a um), envolvendo distribuidores, atacadistas, varejistas, etc.; é possível, ainda, optar pela distribuição conjugando vendas diretas e indiretas. Gioia (2006, p.143)  

A internet como canal de marketing [...] “um canal de vendas de alta conveniência, que permite uma interatividade muito maior, além de oferecer muito mais facilidade para a descrição e apresentação multimídia dos produtos e serviços” [...]. Um canal de venda direta que proporciona: [...] “imediaticidade, concentração, conveniência, personalização e customização de massa e mensurabilidade”. Bretzke (2003, p. 422- 424),

Promoção O composto promocional: [...] “a venda pessoal, a propaganda, a publicidade, a promoção de vendas, merchandising, o marketing direto, o atendimento ao cliente, o marketing digital, a assessoria de imprensa e relações públicas, a embalagem e o rótulo” Gioia (2006, p.189):

Promoção Propaganda: “é qualquer forma paga e não pessoal de divulgação de um produto, feita por um patrocinador identificado, por intermédio de uma mídia. (GIOIA, 2006, p. 190). A propaganda mais utilizada é a propaganda institucional que envolve a imagem corporativa e a qualidade dos produtos da organização. Na maioria das vezes esse tipo de propaganda reforça as promessas que a empresa faz para seus consumidores (LAS CASAS, 2008).

Publicidade e Relações Públicas Relações Públicas: “o conjunto dos processos da arte de se obter aceitação social. Estando clara em nosso espírito a concepção de aceitação social, a definição passa a ter significado”. Las Casas (2008, p.381) Publicidade divulga de informações a respeito das atividades da organização e de seus produtos e/ou serviços através da imprensa, diretamente para o público-alvo, sem custo adicional (LIMEIRA, 2003).

Promoção de vendas Promoção de vendas: incentivos de curto prazo que visam aumentar as vendas do produto. (GIOIA, 2006, p. 190). Recursos utilizados: Participação em eventos e feiras de negócios para expor seus produtos. O maior objetivo da participação é a divulgação da imagem da organização em questão. Mantendo a empresa em evidência proporciona a inicialização e finalização de grandes negócios (LAS CASAS, 2008).

Merchandising Merchandising são ações de comunicação e promoção no ponto-de-venda, como sinalizadores promocionais, ou stoppers, cartazes, folhetos e displays. O mercado publicitário também denomina de merchandising as inserções de marca e produto dentro de um programa de rádio ou televisão, geralmente novelas e shows. Gioia (2006, p. 190),  

Marketing direto: O marketing direto é a comunicação criteriosa, porém impessoal entre a empresa e o cliente, explica o autor acima citado. O marketing direto pode ocorrer de várias formas como telefone, internet, correio, etc. “atendimento ao cliente é a comunicação pessoal (entre as empresas e o cliente), sem propósito de venda imediata”. [...], “para solucionar as dúvidas ou problemas ocorridos com seus produtos”. Gioia (2006, p.191),

Marketing digital [...] “conjunto de mensagens que a empresa insere na Internet, seja na forma de páginas da world wide web, fóruns, jornais eletrônicos ou newsletters e outras”. [...] permite a venda direta ao consumidor, a utilização de marketing direto como nos jornais eletrônicos, a propaganda, tais como banners e intersticials localizados nos grandes portais e a publicidade, por meio da página da empresa. Gioia (2006, p.191)  

Embalagem e comunicação A função da embalagem além de conter e proteger o produto, é um importante meio de comunicação e informação. Assim, para que o produto seja rapidamente identificado, a embalagem apresenta diferentes formas, padrões, cores e, um rótulo eficiente.

Meios de comunicação As mídias são os canais que os anunciantes utilizam os meios de comunicação em massa; entre as principais mídias para publicidade, podemos citar jornal, revistas, rádio, televisão, outdoors e a internet.