O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS

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O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS

Gestão de Pessoas, Uma Nova Profissão... O gestor de pessoas é um administrador de recursos humanos que desempenha uma série de práticas e atitudes: desenvolver processos; Aplicações; desenvolvimento e monitoramento das pessoas perante novas atitudes e posturas.

Evolução Histórica da Administração de Recursos Humanos no Brasil

De 1890 a 1930 As atividades de recursos humanos nesse período restringiam-se apenas as tarefas correspondentes a cálculos.

De 1930 a 1950 Criou-se o cargo chefe de pessoal, que cuidava apenas das atividades burocráticas e disciplinares, ou seja, das punições e da natureza da legalidade.

De 1950 a 1964 o crescimento das empresas elevou também o grau de exigência dos empresários e assim também, renovou os conceitos sobre relação humana dentro de uma organização.

De 1964 a 1978 O profissional de recursos humanos ganhou mais importância e novas atribuições, como treinamento de pessoas, desenvolvimento de pessoal, cargos, salários e benefícios.

De 1978 a 1989 Principalmente por conta dos altos níveis de inflação, as empresas tiveram que reduzir sua folha salarial, onde muitos dos profissionais de recursos humanos foram demitidos. Foi à crise do setor.

Na década de 90 Com o aumento da competitividade, a busca pelo diferencial era muito grande. E um dos setores mais inovados foi o de recursos humanos. Outras novas atribuições foram dadas dentro da administração:

Administrador de recursos humanos entregue a funcionários: as decisões mais importantes são tomadas por um colegiado; Presidente da empresa sem secretária própria e escritório sem porta; Operadores que escolhem seus colegas e são estimulados a tomar decisões sem recorrer ao supervisor; Grupos autônomos de operários que trabalham sem chefe e respondem pela quantidade e qualidade dos produtos; Avaliação de desempenho invertida, na qual os empregados apontam os defeitos de seus superiores;

Criação de fundo de excelência de serviços, constituído por percentagem retirada de cada novo negócio e distribuído aos empregados das áreas de apoio; Candidatos a emprego em todos os novéis submetidos à avaliação onde todos devem ser entrevistados por seus futuros chefes, colegas e subordinados; Planos e metas traçados pela direção da empresa, ficando os subordinados a prestar contas apenas dos resultados.

Operacional para estratégica; De policiamento para parceria; Transição do Administrador de Recursos Humanos para o Gestor de Pessoas Operacional para estratégica; De policiamento para parceria; Do foco na atividade para o foco nas soluções; Da administração de pessoal para a gestão de talentos; Do foco interno para o foco no consumidor.

NOVO PERFIL DO PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS Atender aos usuários internos e externos ; Manter-se aberto pata as novas tecnologias administrativas; Proporcionar empregados capacitados e motivados; Preocupar-se com a qualidade de vida no trabalho; Agregar valores aos empregados, empresa e clientes;

Atuar com agente de mudança; Reconhecer as pessoas como parceiras da organização; Proporcionar competitividade à organização; Manter comportamento ético.

Consultoria na Gestão de Pessoas Desenvolvimento das consultorias: É o profissional remunerado por hora ou por projeto, para identificar e analisar problemas referentes à política, organização e métodos e técnicas na área de RH.

Modalidades de consultoria Consultoria organizacional: realizada por meio de uma empresa de consultoria de grande, pequeno ou médio porte; Consultor autônomo: de modo geral possui um escritório em casa e é contratado diretamente empresa-cliente; Consultor associado: são empresas que não tem uma experiência e que contratam a consultoria para elaboração do projeto inicial; Consultor exclusivo: fornece orientação exclusiva e restrita a uma determinada empresa; Consultor interno: é o profissional da própria empresa, que trabalha elaborando projetos de consultoria para ela mesma.

Vantagens e limitações da consultoria interna O profissional conhece bem a organização; Redução de custos para a empresa; A rapidez para solucionar os problemas. DESVANTAGENS: Gera competições internas; Restringir o grau de liberdade para tomada de decisões.

Competências para o consultor interno Ser agente de mudanças; Estar comprometido com os resultados; Mostrar racionalidade; Conhecer sua área de atuação; Facilidade de dialogo; Estabelecer relação de confiança; Ter perfil de negociador; Ter disposição para assumir riscos; Ter pensamento estratégico.

Papéis do Profissional de Recursos Humanos Comunicador: comunicar-se de maneira eficaz; Selecionador: propor critérios, elaborar instrumentos, e saber selecionar; Treinador: treinamento e desenvolvimento das pessoas; Avaliador de desempenho: definir padrões para avaliar pessoas; Analista de cargos: avaliar os cargos e funções da empresa, até mesmo quanto à remuneração; Motivador: estratégias para aumentar o grau de satisfação do pessoal;

Líder: conduzir equipes e projetos; Negociador: saber negociar diretamente; Gestor de qualidade: implementar e acompanhar programas dentro da empresa; Coach: apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional dos empregados.